Hoje o Edukatu completa mais um ano de funcionamento: ao todo, mais de 300 mil pessoas já foram impactadas, entre professores, alunos, familiares e demais integrantes da comunidade.
Higiene, cuidados com a água, geração e descarte de resíduos, alimentação saudável, Avaliação do Ciclo de Vida e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são alguns dos assuntos abordados nos conteúdos da plataforma de forma lúdica, interativa e divertida – tudo isso sem deixar de despertar o senso crítico de estudantes do Ensino Fundamental (entre 5 e 14 anos).
Uma das funções do Edukatu é disseminar conhecimentos e sensibilizar pessoas para que transformem o ambiente em que vivem, seja na escola ou em casa, estimulando que desenvolvam estilos de vida mais sustentáveis.
Denise Conselheiro, coordenadora do projeto, explica: “Quando uma criança é educada para agir de forma consciente, ela não só cresce com essas atitudes incorporadas como também influencia positivamente a própria família”. A quantidade de alunos inscritos na plataforma já superou a marca de 34 mil.
Os professores têm papel fundamental nesse processo, pois desenvolvem projetos de relevância com as crianças e atuam como facilitadores dos conteúdos, além de liderarem a mobilização da comunidade escolar, estimulando a reciclagem e economizando água, por exemplo. Até setembro de 2017, mais de sete mil professores já haviam se cadastrado. Para ser um agente de mudanças por meio do Edukatu, basta realizar um cadastro online e gratuito.
Os resultados positivos só foram possíveis com o apoio de empresas e outras organizações, como Braskem, BASF, Instituto MRV, Elektro, Fundação Cargill, HP, Sabesp e Unilever. Para a mobilização de professores e alunos, foi fundamental a articulação com Secretarias de Educação de estados e municípios de todo o Brasil, que hoje somam 30 parcerias ao todo. As mais recentes delas foram firmadas com os municípios de Dias d’Ávila (BA), Triunfo, Montenegro e Nova Santa Rita (RS) e de Valinhos (SP).