Por Instituto Akatu

Lá vem a Black Friday com sua enxurrada de ações de marketing, propagandas e preços, digamos, “convidativos”. É, em um primeiro momento, tudo isso pode atrair nossa atenção e até parecer um bom negócio. Mas pense bem: será que você precisa de fato de uma nova calça jeans, de mais um tênis ou trocar de celular? Antes de ceder às tentações, lembre-se que o “barato” hoje pode sair caro amanhã. Pra você, pro meio ambiente e pra sociedade como um todo.

Tudo está ligado: quando você recusa uma compra supérflua, está poupando os recursos naturais, como água, energia elétrica e matérias-primas, que seriam gastos na produção deste item, além de evitar os gases poluentes emitidos em todas as etapas necessárias para ele chegar até a sua casa: fabricação, transporte e armazenamento deste produto. Com uma única atitude, você faz a sua parte contra as crises hídrica, energética e climática!

Anote aí:

— A fabricação de uma única camiseta gasta 2,7 mil litros de água, o suficiente para uma família lavar roupa por quatro meses.

— A produção de uma calça jeans consome impressionantes 10 mil litros de água, o que poderia atender o uso doméstico de uma pessoa por três meses inteiros.

— Se 1/3 dos brasileiros trocar seu smartphone depois de 1 ano de uso, seria consumido mais de 1,3 bilhão de quilos de matérias-primas brutas na fabricação dos novos celulares, peso similar ao de 85 milhões de bicicletas que, se enfileiradas, dariam 3,6 voltas na Terra.

Sai a Black Friday… entra a Green Friday!

Temos um convite pra você: que tal aproveitar essa época para avaliar o seu papel enquanto cidadão e colocar o consumo consciente em prática? Essa é a proposta da Green Friday, um movimento criado justamente para substituir o consumismo provocado pela Black Friday pelo consumo consciente, um consumo focado no que é necessário, que exclui excessos e desperdícios e busca gerar um melhor impacto para nós mesmos, a natureza e a sociedade.

É fundamental entender o que é necessário e o que é supérfluo para você, além de conhecer caminhos para evitar excessos e desperdícios no dia a dia. Várias dicas de consumo consciente estão presentes no projeto Primeiros Passos, iniciativa recém-lançada pelo Akatu e que convida você a trilhar sua jornada rumo à sustentabilidade em cinco temas: água, alimentos, biodiversidade, crise climática e resíduos. Aproveite a Black Friday para dar os seus primeiros passos. Confira alguns deles:

Reflita sobre a necessidade da compra: considere impactos para seu bolso, para o meio ambiente e para a sociedade. Evite o consumo por impulso, pense sobre os motivos que despertam o seu desejo de compra e se há algo que a torna de fato necessária.

Repense uma compra online: antes de finalizar sua compra, dê um tempo, ocupe-se de outra coisa e retome a compra somente se concluir que se trata de uma necessidade real.

Evite salvar seus cartões nas plataformas: para compras online, não mantenha os cartões de crédito já salvos nas plataformas de vendas, pois isso facilita a compra e torna mais provável uma aquisição desnecessária.

Caso decida fazer uma compra, busque produtos com menor pegada de carbono: você pode comparar as emissões associadas à produção de itens similares na plataforma CoClear e, assim, poderá optar por aquele cujo impacto negativo é menor.

Evite que emoções negativas sejam o motivo das compras: cultive outros métodos para lidar com essas emoções, como passar um tempo com amigos e familiares ou qualquer outro hobby. Lembre-se que a experiência vale mais que s bens materiais.

Troque a Black Friday pela Green Friday: prefira empresas que aderem ao movimento que propõe um consumo mais consciente e sustentável por meio da oferta de produtos que geram menos impactos negativos ao meio ambiente e à sociedade.

Controle suas finanças pessoais: aprender a lidar com o seu próprio dinheiro é essencial para conseguir escapar mais facilmente de uma compra por impulso. Apps como o GuiaBolso e o Organizze ajudam você a evitar compras desnecessárias e limitar gastos.

Vá além: participe do Dia de Doar

Que tal substituir uma compra por impulso por uma boa ação? O Akatu e diversas organizações sociais estão participando do Dia de Doar, iniciativa que promove um país mais solidário e incentiva pessoas e empresas a apoiarem causas e organizações sociais no período da Black Friday.

Ao participar da data, que este ano cai no dia 30/11, e fazer uma doação para o Akatu, você fortalece o Edukatu, plataforma de aprendizagem gratuita que leva conteúdos exclusivos sobre consumo consciente e sustentabilidade para mais de 7 mil escolas e 42 mil alunos em todo o país. Isso é muito mais gratificante que uma roupa nova que você não precisa, né?

Para contribuir, basta acessar a plataforma de doação do Akatu. Você pode contribuir com valores a partir de R$ 20 e ajudar o Edukatu a realizar oficinas de capacitação de professores, produzir novos conteúdos educativos e alcançar novas turmas do Ensino Fundamental. A plataforma de doação do Akatu é gerida pela Doação Solutions, com todos os atributos de segurança e confiabilidade.

Criado em 2012 nos Estados Unidos, o Dia de Doar é um movimento global que reúne 85 países e é realizado anualmente, sempre na terça-feira após a Black Friday. A mobilização conecta pessoas a causas, convidando todos a contribuírem para a construção de uma sociedade mais sustentável e justa que tanto queremos. Participe aqui.

25/11/2021

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

5 Comentários

Thumb_sq_a2f11679-d621-4d68-bb18-d58871695f48

Daniela

Em minhas aulas, fizemos um debate sobre a necessidade de ficar trocando de celular a cada ano sem necessidade.

1
0
mais de 2 anos

Thumb_sq_default

Zoranei

Foi aberto um diálogo com as crianças sobre estímulo à compra de um produto a cada lançamento é perigoso e fora da realidade da maioria dos brasileiros. Analisamos o que realmente precisamos é de como podemos evitar o desperdício

1
0
mais de 2 anos

Thumb_sq_globo_edukatu_best

Moderador

Perfeito, professoras Daniela e Zoranei! É isso aí!

0
0
mais de 2 anos

Thumb_sq_photo_2021-12-11_16-25-01

ELOISA

Gosto muito de trabalhar a crônica de Luís Fernando Veríssimo "O Estranho Procedimento de Dona Dolores", pois de uma forma bem-humorada, o autor faz uma crítica aos valores da sociedade de consumo, em especial à forma como a publicidade e os meios de comunicação criam falsas ilusões nas pessoas. O debate desta crônica com os alunos é muito producente para o consumo consciente dos produtos.

1
0
mais de 2 anos

Thumb_sq_globo_edukatu_best

Moderador

Que criativo, Eloísa! Muito obrigada por compartilhar!

0
0
mais de 2 anos

Filtre por conteúdo

Post em destaque

O passo-a-passo do consumidor consciente

No Dia do Consumidor, comemorado em 15/03, o Akatu indica roteiro com 6 perguntas que orientam o consumo consciente no cotidiano

Arquivo

2012