onu | mudanças climáticas

A mudança climática é uma mudança de longo prazo na temperatura e nos padrões climáticos. Nesse caso, a atividade humana tem sido o principal fator das mudanças climáticas desde 1800, em grande parte devido à queima de combustíveis fósseis, como carvão, petróleo e gás natural.

A queima de combustíveis fósseis emite gases de efeito estufa que agem como um grande cobertor ao redor do planeta, retendo o calor do sol e elevando as temperaturas. O desmatamento também libera bastante dióxido de carbono. Os lixões e aterros sanitários são uma das principais fontes de emissões de metano. Energia, indústria, transporte, construção, agricultura e mudanças no uso da terra são as principais fontes de emissões.

Como a Terra é um sistema e tudo está interconectado, as mudanças em uma área afetam todas as outras áreas. As consequências das mudanças climáticas agora incluem, mas não estão limitadas a, secas severas, escassez de água, incêndios graves, aumento do nível do mar, inundações, derretimento do gelo polar, tempestades catastróficas e declínio da biodiversidade.

Atualmente, a temperatura da Terra é 1,1ºC mais quente do que era nos tempos pré-industriais. O oceano absorve 90% de seu calor, o que pode levar muitos a subestimar seu impacto, mas todo esse calor e energia tem um enorme potencial para desencadear fenômenos naturais e impactos negativos na biodiversidade da Terra.

O que cada um de nós pode fazer?

Fazer escolhas de consumo com melhor impacto e mudar hábitos no seu dia a dia contribuem para o combate da Crise Climática, um passo de cada vez. Confira algumas dicas:

1) Compre só o necessário
A fabricação de produtos envolve a extração, processamento e transporte de matérias-primas e produtos, etapas que emitem gases de efeito estufa. Antes de decidir comprar um novo produto, pense se você realmente precisa dele.

2) Apoie as atividades de conservação da água
Faça a sua parte para que o consumo diário de água seja mais racional e ajude a salvar o planeta. O uso de água de forma consciente significa uma demanda menor de energia para processar e transportar água, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa na atmosfera. Um exemplo simples de mudança de hábito, nesse caso, é reduzir o tempo no banho.

3) Envolva sua comunidade na redução das emissões
Envolva outros membros da comunidade e contate o governo local para discutir o desenvolvimento de um plano de ação climática. Um plano de ação climática é um roteiro que sua cidade pode usar para orientar ações para reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

4) Prefira produtos ecológicos para a sua casa
Comprar produtos mais ecológicos pode ajudar a reduzir a poluição e outros danos ao meio ambiente. A escolha de produtos naturais de limpeza e cuidados pessoais pode reduzir a quantidade de substâncias químicas nocivas liberadas no oceano e na atmosfera.

5) Reduza o consumo de carne bovina
Ao substituir a carne bovina por outra fonte de proteína (frango ou leguminosas, como lentilha, feijão, ervilha, dentre outros) uma ou mais vezes por semana, você pode economizar nas emissões de gases de efeito estufa associadas à produção de carne.

6) Fale sobre como reverter as mudanças climáticas
Seja honesto(a) com seus amigos e familiares sobre seus esforços para reduzir as mudanças climáticas. Quanto mais você compartilhar seus esforços em nome de causas, mais fácil será aumentar a conscientização sobre questões importantes.

Os efeitos das mudanças climáticas afetam a todos. Encontrar soluções para combater o aquecimento global une as pessoas em torno de um objetivo comum, pois todos queremos proteger a saúde do planeta agora e também para as gerações futuras.

Você já possui hábitos sustentáveis que colaboram para o Clima? Conta pra gente aqui nos comentários!

Para saber mais

Eu cuido do Clima. E você?
Primeiros Passos: Crise climática

Referências

Eu cuido do Clima. E você?. Disponível em: https://akatu.org.br/eu-cuido-do-clima-e-voce/

Como combater as mudanças climáticas. Disponível em: https://www.ecycle.com.br/como-combater-as-mudancas-climaticas/

O que são mudanças climáticas?. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/150491-o-que-sao-mudancas-climaticas.

29/03/2022

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

4 Comentários

Thumb_sq_turma_do_projeto

Marcelo

A mudança climática se combate através de ATITUDE, individual e coletiva, de forma que ações como uso consciente da água, evitar o desrperdício, buscar o consumo consciente, além de lutar contra o desmatamento e apoluição em todas as suas formas.

2
0
aprox. 2 anos

Thumb_sq_globo_edukatu_best

Moderador

Com certeza, Marcelo! Seguimos juntos :)

2
0
aprox. 2 anos

Thumb_sq_default

Joao

Vc é ótimo

3
0
aprox. 2 anos

Thumb_sq_default

Joao

E um bom profesor

4
0
aprox. 2 anos

Filtre por conteúdo

Post em destaque

O passo-a-passo do consumidor consciente

No Dia do Consumidor, comemorado em 15/03, o Akatu indica roteiro com 6 perguntas que orientam o consumo consciente no cotidiano

Arquivo

2012