Nos últimos anos, vemos notícias relacionadas às fortes chuvas que afetaram diferentes regiões do Brasil e trabalhar o tema em sala de aula se faz cada vez mais necessário, já que nossos hábitos podem colaborar para uma planeta mais sustentável e saudável. Por isso, como trazer o tópico de enchentes para as aulas? E, mais ainda, como desenvolver esse trabalho?

Na disciplina de Geografia, os temas podem ser trabalhados por meio de uma contextualização da realidade, em constante movimento, juntamente com os fatos atuais. As enchentes ocorrem agora, mas infelizmente não são um fenômeno isolado. Por isso, a importância de abordar sobre questões climáticas, hidrológicas e os fenômenos da natureza com as suas turmas, relacionando-os com as temáticas sociais. Vem conferir as possibilidades:

1) Jornal interdisciplinar sobre enchentes com Língua Portuguesa, Geografia e Biologia

Para além da disciplina de Geografia, Português e Biologia também podem trabalhar em conjunto, de modo interdisciplinar. Ao falar de enchentes urbanas, como uma proposta de Geografia e Biologia para trazer sobre os impactos climáticos, o(a) educador(a) de Português pode estar junto e propor um jornal virtual ou físico para que os estudantes selecionem notícias sobre o tema no Brasil para comparar os dados e separar o que chamou mais a atenção. Com isso, é bem vindo um debate direcionado com questionamentos críticos. Após esse desenvolvimento, com a orientação dos educadores e das educadoras, os estudantes criam o próprio jornal com notícias sobre como reverter essa situação. O jornal pode ser produzido em alguma plataforma online e compartilhado com a escola posteriormente, ou então, organizado em formato mural no pátio da escola.

Com essa abordagem, na disciplina de Português, o tema também pode aparecer na produção de redações a respeito da temática e no desenvolvimento de habilidades de escrita, no ensino Fundamental Anos Finais.

2) Sala de aula invertida sobre enchentes

A sala de aula invertida é uma abordagem para inovar o processo de aprendizagem tradicional, invertendo a forma como o conteúdo escolar é apresentado aos alunos. Nesta prática, os alunos são incentivados a pesquisar o que o professor vai discutir antes da aula, em vez de chegarem sem conhecimento sobre o tema da discussão.

Por exemplo, os professores e as professoras podem criar um guia de conteúdo de pesquisa on-line sobre enchentes e mudanças climáticas para ajudar os alunos a entender o tópico antes da aula. Na sala, os professores podem usar apresentações de slides apenas com tópicos e enriquecer os slides de forma colaborativa com os alunos. Assim, a apresentação de slides final será criada conjuntamente pela turma. Aplicativos gratuitos como o Google Classroom podem ser usados ??para essas propostas.

3) Vídeos explicativos e educativos sobre consumo consciente, ODS e resíduos

Quando usados de modo didático, os vídeos em sala de aula são um excelente material de apoio no processo de aprendizagem. Isso porque o próprio ambiente escolar é propício para um debate mais aprofundado sobre determinado tema e, melhor ainda, em pequenos grupos.

Mais uma coisa a ser observada, no caso de vídeos explicativos, é que cada vídeo deve ser estudado detalhadamente pelo professor e pela professora para selecionar cada trecho a ser reproduzido. Os vídeos didáticos podem ajudar os professores e as professoras a estimular o pensamento crítico em todos os alunos, já que eles apresentam maior facilidade para aprender por meio de elementos visuais.

Quando se trata de enchentes, abordar sobre consumo consciente, ODS e resíduos são boas alternativas para dar início à reflexão, relacionar com a temática central e também demonstrar o papel de cada indivíduo na sociedade. Nesse caso, os vídeos podem funcionar como apoio ou complemento de outra dinâmica para tratar o tema.

Sugestões de vídeos e outros materiais

Eu cuido do clima. E você?

Consciente coletivo - Clima

Consciente coletivo - Resíduos

ODS e consumo consciente

Edukateca

Se você já trabalhou o tema com seus alunos em algum projeto escolar, conta pra gente nos comentários ou no Blog da Rede. :)

Referências

Sala de aula invertida: saiba tudo sobre o conceito e como aplicar!. Disponível em: https://www.arvore.com.br/blog/sala-de-aula-invertida.

Inovando a didática: vídeos explicativos em sala de aula. Disponível em: http://www.connectescolas.com.br/blog/inovando-a-didatica-videos-explicativos-em-sala.

Geografia: como abordar enchentes nas aulas dos Anos Finais do Ensino Fundamental?. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/20925/ensino-fundamental-como-abordar-enchentes-nas-aulas-de-geografia-dos-anos-finais.

05/05/2022

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

4 Comentários

Thumb_sq_turma_do_projeto

Marcelo

Excelente projeto e planbo de aula

1
0
mais de 2 anos

Thumb_sq_globo_edukatu_best

Moderador

Que bom que gostou, Marcelo! Seguimos juntos :)

0
0
mais de 2 anos

Thumb_sq_76d821443cdca37e56ee1ac9e11ac1f5

Yuri

Um projeto muito bom

1
0
mais de 2 anos

Thumb_sq_globo_edukatu_best

Moderador

Agradecemos, Yuri! Seguimos juntos!

0
0
mais de 2 anos

Filtre por conteúdo

Post em destaque

O passo-a-passo do consumidor consciente

No Dia do Consumidor, comemorado em 15/03, o Akatu indica roteiro com 6 perguntas que orientam o consumo consciente no cotidiano

Arquivo

2012