15
Jan/15

Começo de ano é tempo de planejamento escolar. Algumas das conversas entre coordenadores e professores que acontecem nestas reuniões são sobre como tratar do consumo consciente dentro de uma disciplina e como organizar as saídas de campo. O Edukatu pode te ajudar nisso.

Quem já começou a fazer seu planejamento para 2015 foi o professor de Ciências Robson Nunes, do SESI (Serviço Social da Indústria) Reitor Miguel Calmon, em Salvador (BA). Com a orientação do coordenador da disciplina, Robson se reuniu com outros professores de ciências de sua escola.

Robson, que utilizou o Edukatu no último ano e ainda participou do desafio “A Natureza das Coisas”, comemora que, neste ano, sua ideia de levar a plataforma para toda a escola foi bem recebida não só pelos seus colegas que lecionam a mesma disciplina, mas por todo o corpo docente. “No ano passado não conseguimos atingir todos os alunos, mas em 2015 todos os professores vão inserir as atividades do Edukatu em sua aula”, afirma.

Com isso, o planejamento tornou-se coletivo e o conteúdo de cada disciplina será organizado com base nos planos de aula do Edukatu. O professor conta que esses conteúdos “já estão totalmente inseridos nas aulas de Ciências, mas em Matemática ainda não. Cada professor vai ver onde consegue falar mais sobre consumo consciente”.

Para inserir o consumo consciente e as tecnologias de informação e comunicação no planejamento, Robson gosta de trabalhar temas da atualidade. “Quando gera uma preocupação na comunidade escolar, conseguimos falar de consumo consciente e sustentabilidade. Aqui vamos trabalhar a questão do lixo e do desperdício de alimentos, porque está sendo um problema grande na região. No ano passado, falamos mais da questão da água. Acredito que, para gerar interesse, devemos trabalhar questões que fazem parte da realidade dos alunos”, conclui. Outra questão que entra no planejamento são as saídas de campo. De acordo com o professor, elas são fundamentais para o aprendizado e precisam ser adequadas à realidade da comunidade escolar. “Avaliamos a segurança dos alunos e os custos e percebemos que um parque aqui perto é ideal para as entrevistas [propostas pelo Edukatu em alguns planos de aula]”.

Mesmo com tudo anotado, há momentos em que é preciso ser flexível para ajustar todas as ações dependendo dos acontecimentos do ano. “Os planos podem mudar, principalmente no que diz respeito aos passeios, mas o planejamento tem que existir sempre”. É importante considerar ainda as atividades que os alunos mais gostaram no ano anterior, como “quando falamos de quantos litros de água eles consumiam. Isso gerou interesse e conhecimento. É algo para levar em conta para as próximas atividades”, relembra o professor.

Assim como os alunos de Robson, no ano passado, mais de 6 mil estudantes participaram das atividades do Edukatu e 1.500 professores levaram a rede para a sala de aula. Para chegar a este número, as atividades aconteceram em mais de 1.461 escolas e tiveram o auxílio de diversos colaboradores em universidades, ONGs e secretarias de educação. Esse esforço totalizou mais de 15 mil pessoas sensibilizadas pelo Edukatu desde seu lançamento.

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

13 Comentários

Thumb_sq_default

pedro

e mesmo

0
2
aprox. 5 anos

Thumb_sq_beatriz

Beatriz

oi

0
2
quase 5 anos

Thumb_sq_beatriz

Beatriz

oi pedro

0
3
quase 5 anos

Thumb_sq_img_20131225_235417

Marcelo

oi

0
3
quase 5 anos

Thumb_sq_michel

Michael

EAE BLZ

0
3
quase 5 anos

Thumb_sq_default

geovanna

OI

1
0
quase 5 anos

Thumb_sq_default

geovanna

LEGAL O TEXTO

4
0
quase 5 anos

Thumb_sq_default

Bianca

Geovanna vc estuda ne que escola

3
3
quase 5 anos

Thumb_sq_img_20131225_235417

Marcelo

oi kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

5
3
quase 5 anos

Thumb_sq_default

Hagatha

o edukatu mudou a minha vida eu não gasto mas água até hoje.

5
5
quase 5 anos

Thumb_sq_default

Danilo

gasta sim para quando abre a torneira e enche o copo e bebe hushuahsuahsuahsua

0
1
quase 5 anos

Thumb_sq_default

kaue ferreira

kkkkkkkkkkkkkk

0
0
quase 5 anos

Thumb_sq_default

andre

aeeeeeeeeekkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

0
0
quase 5 anos

Filtre por Conteudo!

Post em destaque

Artistas do Plástico

A embalagem do amaciante que acabou, um pote vazio de xampu, o frasco do detergente já usado... Lixo? Não é assim que os alunos da

Arquivo

2012