Sempre de olho nas novidades do Edukatu, o professor e seus alunos participaram do desafio regional "A Natureza das Coisas"

O professor José Marcos dos Santos leciona há 17 anos e, atualmente, trabalha na Escola Municipal de Educação Básica Professora Maria Rocha Santos Silva, que fica na cidade de Coruripe, no Estado de Alagoas. Ele nos falou sobre e sua rotina de professor de Ciências do 6° ao 9º ano, suas motivações e seus projetos dento da sala de aula. Confira como foi o bate-papo:

Como o consumo consciente está inserido na sua vida? Na minha rotina, busco sempre o equilíbrio entre a minha satisfação pessoal e a sustentabilidade, pensando nas consequências positivas deste ato não só para mim mesmo, mas também para as relações sociais, a economia e a natureza. Faço isso por meio de gestos simples que levem em conta os impactos da compra, evitando o desperdício de alimento e água e pensando no uso ou no descarte de produtos. Também avalio as empresas das quais eu compro, verifico se elas têm compromisso socioambiental. Assim, faço do meu consumo consciente uma contribuição voluntária, cotidiana e solidária para garantir a sustentabilidade da vida no planeta.

Quando estes hábitos começaram, professor? Na formação acadêmica sempre vi no consumo consciente uma alternativa para minimizar os efeitos negativos provocados ao mundo. Hoje, os projetos de muitas organizações, como o Edukatu, por exemplo, têm influenciado de forma positiva para a formação de uma nova sociedade consciente e sustentável. Todos contribuíram para que bons hábitos pudessem ser introduzidos, aperfeiçoados e aplicados.

Você se lembra da primeira vez que utilizou materiais sobre sustentabilidade em sala de aula? Desde que assumi a responsabilidade de professor, sempre utilizei materiais que pudessem trazer a realidade de fora para dentro da sala de aula como forma de estreitar as relações vividas, analisar, discutir, conscientizar e buscar novas alternativas. Mesmo que não seja possível resolver, pelo menos diminuir os efeitos provocados pelo mau uso dos recursos naturais e o desperdício. Atualmente, é uma obrigação adquirir hábitos de consumo consciente, visando o presente e um futuro melhor.

Sua escola realiza atividades relacionadas ao meio ambiente? Sim. Temos projetos como da horta escolar orgânica, de “adoções” de árvores, de recuperação de nascentes e da mata ciliar e também um trabalho intenso sobre o consumo consciente e sustentabilidade.

Do que você mais gosta na rede do Edukatu? O que me deixa encantado e me inspira é a forma como são tratadas as questões envolvendo a natureza, consumo consciente e sustentabilidade.

Como foi participar dos desafios? Do que os alunos mais gostaram? Muito gratificante. Na verdade eles gostaram de tudo, acharam superinteressantes os vídeos, as questões e as atividades práticas.

Professor, como acha que o Edukatu, junto com as comunidades escolares, podem transformar a educação do país? As ações que são apresentadas pelo Edukatu refletem na educação, na direção de criar e incentivar soluções inovadoras e sustentáveis que melhorem a vida das pessoas, impulsionando o desenvolvimento humano e socioambiental. Mostra a importância de iniciativas inovadoras que fomentem o desenvolvimento socioambiental. Aposto muito nesta iniciativa por acreditar que a educação é o caminho para o desenvolvimento humano. É essencial que as pessoas reflitam sobre seus atos de consumo e façam suas escolhas de forma consciente, considerando todo o ciclo de vida do produto. O intuito é formar consumidores mais preparados e conscientes. Parabéns ao Edukatu por contribuir de forma consciente e sustentável para o crescimento da educação deste país!

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

9 Comentários

Thumb_sq_images

josue

puxa que interesanti

0
0
quase 9 anos

Thumb_sq_images

josue

tai ivo

1
2
quase 9 anos

Thumb_sq_default

Ismael Carlos

nao o brigado

3
5
quase 9 anos

Thumb_sq_default

CARLOS

BOA NOITE PESSOAU

2
4
quase 9 anos

Thumb_sq_alien

Pedro

fantastico

0
3
mais de 8 anos

Thumb_sq_dsc04210

Bruna Letícia

MUITO BOM

3
0
mais de 8 anos

Thumb_sq_default

luana

MUITO BOM

2
0
mais de 8 anos

Thumb_sq_kauan

Kaua

legal

2
0
mais de 8 anos

Thumb_sq_default

joao victor golberto dias da paz

oi

0
0
mais de 8 anos

Filtre por conteúdo

Post em destaque

Artistas do Plástico

A embalagem do amaciante que acabou, um pote vazio de xampu, o frasco do detergente já usado... Lixo? Não é assim que os alunos da

Arquivo

2012