O Colégio Pedro II – Campus Engenho Novo I, do Rio de Janeiro (RJ), foi o grande vencedor do Desafio Piquenique pela Sustentabilidade e recebeu, como parte da premiação, tablets doados pela HP e uma oficina de capacitação e sensibilização.

A entrega da premiação aconteceu em março, quando a equipe do Edukatu visitou a escola para promover atividades com professores e alunos. As crianças foram divididas em grupos e discutiram sobre cada uma das seis perguntas de consumo consciente: por que comprar, o que comprar, como comprar, de quem comprar, como usar e como descartar. “No final, cada grupo apresentou uma cena curtinha de um minuto exemplificando uma ação de consumo consciente. Foi uma ação prática, lúdica e divertida que ajudou a fixar todos esses conceitos”, diz Silvia Sá, Gerente de Educação do Akatu.

Clique aqui para ver mais detalhes nesta videorreportagem especial, gravada no dia da premiação.

Para vencer o Desafio, promovido de outubro a dezembro de 2013, o Colégio realizou quatro piqueniques - todos dentro do Laboratório de Ciências, por causa do tempo chuvoso. Além disso, os alunos conseguiram cumprir quatro dos cinco desafios extras. Um deles foi a criação de receitas saudáveis com o uso integral de alimentos. Com a colaboração dos pais, as crianças levaram frutas, saladas, sanduíches leves e até bolo de fubá. “Houve a preocupação de não trazer refrigerante. A proposta foi consumir sucos e vitaminas”, conta a professora Lourdes Magalhães, do Laboratório de Ciências. Para que tudo isso desse certo, mais de cem pessoas da comunidade escolar se envolveram para valer nesse projeto!

Também receberam equipamentos tecnológicos como prêmio por sua participação a Escola Estadual Professora Ana Cecília Martins, de Sorocaba (SP), selecionada para o segundo lugar, e o Centro de Ensino Fundamental 418 de Santa Maria, de Brasília (DF), classificado em terceiro. O Desafio Piquenique pela Sustentabilidade foi promovido pelo Instituto Akatu e teve a Braskem como correalizadora, além do apoio da HP.

Novo Desafio: “De Onde Vêm as Coisas?”

O Piquenique pela Sustentabilidade foi um sucesso! Que tal participar agora da próxima competição? O novo desafio é o “De Onde Vêm as Coisas?”, em que a ideia é estimular discussões nas comunidades escolares sobre o consumo consciente e o ciclo de vida dos produtos a partir de objetos do seu cotidiano.

O Desafio, que vai até 6 de junho, premiará as equipes em que mais pessoas completarem ao menos um percurso do Circuito Natureza e cumprirem os desafios propostos durante a campanha.

Vamos nessa? Inscreva sua escola! Participe já! Veja todos os detalhes AQUI.


14 Comentários

Thumb_sq_globo_edukatu_best

Moderador

Oi Lucas, tudo bem? Peço mais uma vez a você que fique atento aos comentários que você escreve e à linguagem utilizada. Seguindo a política de uso do Edukatu, serão excluídos os comentários que não forem referentes à postagem, ou contendo palavras que possam ser entendidas como ofensivas por outras pessoas, ok? Abraços!

0
0
quase 10 anos

Thumb_sq_default

leticia

Foi muito participar dessa oficina

0
0
quase 10 anos

Thumb_sq_default

Lucas

Me desculpe, Fernando, pelas minhas falas. Me deixe continuar no Edukatu.
Eu não vou fazer mais.
Peço 1000 desculpas.

0
0
quase 10 anos

Thumb_sq_default

leticia

sou dessa escola adorei participar

5
2
mais de 9 anos

Thumb_sq_img_20131225_235417

Marcelo

oi kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

0
3
quase 9 anos

Thumb_sq_default

Hagatha

leticia que escola vc tá fala o nome

1
4
quase 9 anos

Thumb_sq_fredy

freddy

radikal

3
1
quase 9 anos

Thumb_sq_fredy

freddy

radikal

2
3
quase 9 anos

Thumb_sq_default

lorrana

LEGAL ...

2
1
quase 9 anos

Thumb_sq_default

Maria Clara

????

0
1
quase 9 anos

Thumb_sq_default

Danilo

???

0
0
quase 9 anos

Thumb_sq_default

ester

acho legal essas esses thabalho

0
1
quase 9 anos

Thumb_sq_mcpedrinho-kit-de-pontos-ponto-mc-pedrinho-essa-mina-ela-_-doida

Matheus Thierry

Salve galerra

0
1
mais de 5 anos

Thumb_sq_default

LORENA

iae gutavinho

0
1
mais de 5 anos

Filtre por conteúdo

Post em destaque

Artistas do Plástico

A embalagem do amaciante que acabou, um pote vazio de xampu, o frasco do detergente já usado... Lixo? Não é assim que os alunos da

Arquivo

2012