Em 2021, uma das ações de mobilização do Edukatu foi em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Vitória (ES). O foco foi a aplicação do o Percurso Turma Que Recicla junto a alunos do Ensino Fundamental da rede municipal.

A professora de Ciências da cidade de Vitória, Fernanda Souza, trabalhou com duas turmas de 9º ano, com quem já tinha abordado os temas de sustentabilidade e consumo consciente quando estavam no 6º ano. Na época, os alunos já tinham realizado uma feira de troca de objetos e roupas que eles não usavam mais, com o objetivo de doar para uma instituição, e toda a escola foi mobilizada para as atividades. Esse ano, para consolidar o trabalho com o tema, por meio da proposta do Edukatu, os alunos foram estimulados a produzir infográficos informativos com os 12 princípios do consumo consciente e desenvolvimento sustentável, após debates em sala de aula.

Fernanda Souza conta que tiveram a ideia de compartilhar os infográficos em um mural virtual. Nesta atividade, notou o interesse da maioria dos alunos, que se envolveram e colaboraram muito com a proposta. Segundo a professora, os alunos já estavam acostumados com a utilização da plataforma e demonstraram facilidade e interesse pelas temáticas de sustentabilidade. Confira o mural virtual dos alunos da prof. Fernanda:


Imagem 1: Trabalho realizado pelos alunos da prof. Fernanda Souza.

Além disso, com planos futuros, Fernanda quer realizar outros projetos, com foco em gestão e separação de resíduos. Também quer trabalhar com o uso de energia solar e reutilização da água da chuva, para destacar a importância das temáticas para os estudantes. Ela pretende envolver outros funcionários da escola, para que possam ajudar os demais envolvidos, dentro de um trabalho colaborativo.

Apesar das dificuldades, o envolvimento da professora Fernanda e dos estudantes participantes criaram a oportunidade de realizar novas atividades dentro da escola, com resultados muito positivos: foi possível perceber os alunos engajados como grandes multiplicadores, para além da escola.

14/12/2021

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

5 Comentários

Thumb_sq_default

Mara

Muito interessante trabalhar o Consumo Consciente, pois essa nova geração consome muito e não se preocupa com o descarte correto ou o destino final dos resíduos sólidos. Então, importante. Trabalhar com eles que a felicidade não está associada ao ato ao consumo ou a riqueza material.

1
0
mais de 2 anos

Thumb_sq_globo_edukatu_best

Moderador

Com certeza, Mara! Esse trabalho faz total diferença! Seguimos juntas :)

0
0
mais de 2 anos

Thumb_sq_photo_2021-12-11_16-25-01

ELOISA

Parabéns a professora Mara e toda equipe de trabalho.
Parabéns também a Bianca, pois o elogio é o combustível necessário para a continuidade de atividades como essa.

1
0
mais de 2 anos

Thumb_sq_globo_edukatu_best

Moderador

Obrigada, Eloísa! Seguimos juntas <3

0
0
mais de 2 anos

Thumb_sq_foto_rosto_jessika

Jessika

Parabéns pelas participações de todos!!!

0
0
mais de 1 ano

Filtre por conteúdo

Post em destaque

Artistas do Plástico

A embalagem do amaciante que acabou, um pote vazio de xampu, o frasco do detergente já usado... Lixo? Não é assim que os alunos da

Arquivo

2012