Top_default

Meio Ambiente e Sustentabilidade

EE EDSON ALVES PEREIRA | MONTEZUMA - MG

Projeto da equipe

Ideias:

Precisamos refletir sobre como nós, seres humanos, percebemos o mundo, assim a implantação do Projeto Meio Ambiente e Sustentabilidade surgiu da necessidade de trabalhar com questões que envolvem o consumismo e os impactos que o mesmo pode trazer para o meio ambiente. Logo, a instituição educativa, como agente de transformação social, tem o dever de mobilizar-se para resolver situações que interfiram em seu cotidiano. Devemos, portanto, intervir na realidade e transformá-la, visando o bem da coletividade. Acreditamos que a aplicação da sustentabilidade só é verdadeiramente possível se soubermos de onde vem e para onde devem ir as coisas materiais, principalmente daquelas que nos garantem melhor qualidade de vida.

Atividades:

Listar os recursos naturais que mais consumimos; Questionar de onde vem as coisas que consumimos como: água, alimentos, energia, roupas etc.; Pesquisar as respostas de onde vem as coisas, por exemplo: de onde vem a água que consumimos no município (visita á barragem que abastece o município, visita a estação de tratamento de água e esgoto; confeccionar painel informativo;confeccionar cartões, folders e elaborar slogans sobre ambiente e sustentabilidade; plantar mudas de plantas ornamentais, realizar blitz ecológica

Desejos:

Queremos que nossos alunos reconheçam a origem dos materiais e formem opiniões críticas sobre o consumismo, buscando utilizar-se dos recursos naturais, de forma sustentável. Desse modo, reflitam criticamente sobre suas ações como consumidores e repensem os próprios hábitos de consumo dentro e fora da escola.

Pessoas:

O nosso projeto envolve professores, alunos e especialista com aproximadamente 20 pessoas, mas esperamos a adesão de toda escola.

Novidades da equipe

03. Você sabe pra onde vai seu lixo?

18
Jul

Viu só o que acontece se usarmos demais os recursos do planeta? Para que isso não aconteça, cada um precisa fazer a sua parte e consumir de maneira consciente!

Desafio: Com a ajuda de sua família separe os materiais que podem ser reciclados, durante um dia. Depois, pense em como vocês podem diminuir a quantidade de lixo produzido na sua casa. Converse com todos, juntos vocês podem ter ótimas ideias.

Agora conte pra gente o que vocês pensaram e como irão fazer para reduzir a quantidade de lixo:

Frame_015
Blank

Resposta:

Alice: Lembrar minha mãe de levar sacolas reutilizáveis para o mercado e comprar pão em saco de papelão e não de plástico. Pedro: Trocar as caixas de ovo de plástico por caixas de papelão; Quiza: Não comprar suco em garrafas plásticas e fazer o suco em casa.

0
0
mais de 1 ano

02. Alimentação Boa Pra Você

10
Nov

Uma alimentação saudável e variada é essencial para crescer com saúde e ter energia para aprender e brincar. Todos os grupos de alimentos são importantes para sua nutrição e, para que possam fazer bem para você, devem estar presentes na quantidade e frequências ideais em suas refeições.

Vamos começar a agitar a equipe? Vocês vão se dividir em grupos para pesquisar - vale buscar na Internet, conversar com professores, procurar em livros...

Cada grupo será responsável por pesquisar as características de um grupo de alimentos (construtores, reguladores e energéticos) e de seus principais nutrientes (proteína, carboidrato, gordura, fibras, vitaminas e minerais). Fizemos uma listinha de perguntas para orientar a busca:

  • Quais alimentos compõem esse grupo?
  • Qual a época da safra de cada um deles (para frutas, legumes e verduras)?
  • Qual a importância de saber sobre a época da safra?
  • De que região cada alimento é?
  • Quais benefícios para o nosso corpo?
  • O que acontece quando não consumimos esse alimento?
  • O que acontece quando consumimos mais do que precisamos?

Já encontrou as respostas? Que tal compartilhar com todo mundo? Poste abaixo e converse com seus colegas.

Blank

Resposta:

0
0
aprox. 2 anos
Publicado por Sueli Alves Magalhães

11. Menos desperdício, mais variedade de alimentos

10
Nov

Os números da alimentação.

Assista ao vídeo abaixo e saiba mais sobre a quantidade de comida que vai para o lixo no Brasil e no mundo.

Agora que você já assistiu, que tal contar pra gente como é a situação na sua escola? Reúna sua esquipe e investigue se há desperdício da merenda.

Se tiver dúvidas, pode se orientar pelas perguntas abaixo:
- quantas pessoas comem o lanche servido pela escola?
- quantas pessoas comem o lanche que levam de casa?
- teve sobra do lanche servido pela escola?
- teve sobra do lanche que as pessoas levam de casa?
- as pessoas têm o hábito de dividir com os colegas o lanche trazido de casa?
- após o lanche, como fica o pátio da escola? As pessoas jogam o lixo no lugar adequado ou fica tudo sujo?

Depois de pesquisar, compartilhe conosco seu dossiê! Vale ser por fotos, desenhos, textos ou até vídeos!

Blank

Resposta:

Temos em média 200 crianças servidas no lanche da manhã As crianças não trazem lanche para escola Sim, há muito desperdício dos alimentos, mas estamos melhorando. Temos as lixeiras, nosso refeitório não fica tão sujo

0
0
aprox. 2 anos
Publicado por Sueli Alves Magalhães

03. Você sabe pra onde vai seu lixo?

30
Set

Nós estamos todos conectados! Nossas ações podem causar impactos não só na vida de quem está próximo da gente, mas também nas pessoas que estão a milhares de quilômetros de nós.

Para minimizar os impactos negativos, é preciso que cada um faça sua parte e consuma de maneira consciente!

Desafio: Separe os materiais que podem ser reciclados, durante um dia. Depois, pense em como é possível diminuir a quantidade de lixo produzido na sua casa. Converse com sua família sobre que mudanças vocês podem adotar, juntos vocês podem ter ótimas ideias.

Agora conte pra gente o que vocês pensaram e como irão fazer para reduzir a quantidade de lixo:

At3
Blank

Resposta:

as pessoas axam que o lixo e jogado na msma lixeiira maaaaaas nao e do jeito que eles penssao

0
0
aprox. 10 anos
Publicado por Ediane Soares Ribero

05. Campanha

30
Set

Você já participou de alguma? E você sabe por que as pessoas organizam campanhas?

No vídeo abaixo, vai ver que a turma da Mônica criou uma música para mostrar às pessoas a importância da reciclagem. Então é isso! As pessoas fazem campanhas quando querem defender ou apoiar algo!

Que tal liderar uma campanha para que mais pessoas adotem os 4 Rs, que você viu na primeira fase desse percurso?

Pense como você acha que conseguirá chamar a atenção das pessoas para o que está defendendo. E planeje essas atividades, dividindo as tarefas entre todos os participantes da equipe.

Escreva abaixo: O que vocês estão preparando? Como estão organizando tudo? Quais resultados esperam alcançar?

Você e sua equipe podem contar pra gente o que planejam com um texto, um vídeo, uma música, uma imagem, ou mesmo uma história em quadrinhos! Poste abaixo:

Assista...

Blank

Resposta:

gostei muito desse video porque ele esplica como recicla e reltilizae etc

0
0
aprox. 10 anos
Publicado por Ediane Soares Ribero

13. Avaliando o Percurso Terra fase 1

30
Set

Já terminamos a primeira fase do Percurso Terra! Mas nossa ação está apenas começando, agora precisamos contar para outras pessoas como é possível consumir de maneira consciente!

Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu? Escreva abaixo o que mais gostou de aprender sobre o uso consciente dos recursos naturais e o que podemos melhorar.

Blank

Resposta:

muita coisa boa eu aprendi as coisas muito importante

0
0
aprox. 10 anos
Publicado por Gisele Soares Rocha

12. Repórter do Território

30
Set

E na sua cidade? Como é seu bairro ou o bairro da sua escola? Tem coleta seletiva? Tem algum PEV (Ponto de Entrega Voluntária) próximo da escola? Onde você pode entregar o material para reciclagem? E o lixo eletrônico? Onde vocês podem descartar? Tem lixo nas ruas? No chão da escola?

Reúna sua equipe levantes essas e outras questões que vocês acharem interessantes e façam uma notícia de jornal. Vocês são os repórteres e podem criar um nome para o jornal, o título da matéria, colocar foto e escrever a matéria. Vai ficar incrível!

Depois vocês podem disponibilizar o jornal para todos da escola num mural da sala, da escola ou se for virtual por e-mail, informando toda a comunidade escolar sobre como o bairro está e o que pode ser melhorado.

Veja algumas inspirações:

Jornal do Pequeno Cidadão

Joca

Que bacana, não? Mãos à obra! =)

Compartilha sua matéria logo abaixo pra gente ver como ficou!

Jornal
Blank

Resposta:

coida do nosso mundo

0
0
aprox. 10 anos
Publicado por Gisele Soares Rocha

04. Como seriam?

30
Set

Agora que você já descobriu o que os outros pensam sobre a origem das coisas, que tal ir além?

Provavelmente, parte das coisas que você escolheu para o seu balde são feitas de plástico.

Mas nem sempre foi assim: o plástico como conhecemos hoje tem menos de um século. O que nos leva à pergunta dessa atividade: Se essas coisas não fossem de plástico, como seriam? Os produtos seriam mais pesados? Como a gente embalaria as coisas e carregaria líquidos, por exemplo?

Assista ao vídeo abaixo para entender melhor. Vale também pesquisar, usar sua criatividade e responder em texto ou em desenho, como você preferir. Publique sua resposta abaixo:

Assista...

Blank

Resposta:

gostei muito

0
0
aprox. 10 anos
Publicado por Ediane Soares Ribero

07. Desafio dos 4 Rs

30
Set

Você e sua equipe têm agora um desafio para reduzir a quantidade de lixo produzida e reutilizar materiais!

É hora de escolherem juntos um item que utilizam no dia a dia e que vocês costumavam descartar após o uso. Devem pensar como poderiam reutilizá-lo, sugerindo até mesmo uma nova finalidade para ele.

Conheça o projeto que os alunos e professores da EE Luiza Nunes Bezerra criaram para reutilizar o que antes ia para o lixo: Artistas do Plástico.

Veja alguns links para inspirar todos vocês!

Recicloteca

Toodo Eco

Gecko Stickers

Publique a imagem do item no espaço abaixo, contando a ideia de vocês. Se tiverem criado um novo produto, expliquem para que ele serve. Esse conteúdo irá automaticamente para a seção Novidades da Equipe, em sua página inicial, e para o Blog do Circuito, com o título Desafio dos 4 Rs.

Se não for possível tirar fotos, vale desenhar!

Capriche! A ideia pode inspirar muitas pessoas!

Blank

Resposta:

sim porque e muito bom

0
0
aprox. 10 anos
Publicado por Gisele Soares Rocha

01. Escolha objetos e monte o seu balde!

30
Set

Pronto para começar um novo desafio?

Na fase 1 você pôde entender melhor que tudo o que consumimos utiliza recursos da natureza e que, para ter esses mesmos recursos no futuro, temos que utilizá-los de maneira consciente.

Agora é a hora de pensar como podemos colocar isso em prática! Vamos lá?

1) Você e sua equipe devem escolher três objetos de seu cotidiano. Vale tudo: caneta, lápis, borracha, giz, caderno... Basta que sejam coisas concretas e façam parte do seu dia a dia. Coloque-as dentro de um balde, que vai guardar esses objetos até o fim das atividades.

2) Agora, vamos enfeitar o balde? Vale colagem, pintura, etiquetar, grafite... Fica a critério de vocês como personalizar o seu projeto.

Terminou? Tire uma foto e publique aqui pra gente ver como ficou!

Blank

Resposta:

0
0
aprox. 10 anos
Publicado por Ediane Soares Ribero

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 2 no Energia Todo Dia do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 1 no Energia Todo Dia do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 2 no SOS Água do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 1 no SOS Água do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
EE EDSON ALVES PEREIRA
MONTEZUMA, MG
Thumb_sq_default
EE EDSON ALVES PEREIRA
MONTEZUMA, MG
Thumb_sq_default
EE EDSON ALVES PEREIRA
MONTEZUMA, MG
Thumb_sq_default
EE EDSON ALVES PEREIRA
MONTEZUMA, MG
Thumb_sq_default
EE EDSON ALVES PEREIRA
MONTEZUMA, MG
Thumb_sq_default
EE EDSON ALVES PEREIRA
MONTEZUMA, MG

e mais 18 membros (ver todos)