Top_default

Por um mundo melhor

COLEGIO MARISTA NOSSA SENHORA DA PENHA | VILA VELHA - ES

Projeto da equipe

Ideias:

Estamos buscando criar uma consciência ecológica em nossos alunos, através de atividades lúdicas , em que o aluno percebe-se como agente modificador de sua realidade.Com o incentivo do Edukatu, movimentamos a comunidade escolar, familiar e nos tornamos um posto de coleta de óleo para atender uma comunidade carente do município que através da fabricação do sabão, gera renda para a comunidade de baixa renda do município.

Atividades:

Produção de cartazes; Troque água por uma ideia; coleta seletiva do lixo; palestras educativas de conscientização e preservação do meio ambiente; coleta participativa do lixo no recreio; exibição de vídeos e documentários, debates e assembléia, coleta de óleo, palestras produzidas pelos alunos para os demais alunos do Ensino Fundamental I, visando fomentar a participação de toda comunidade escolar para a coleta de óleo de cozinha, visitas aos rios e córregos para observação da ação nociva do homem sobre o meio ambiente.

Desejos:

Crianças mais preocupadas com a preservação do ambiente em que vivem, sendo sujeitos críticos na construção da realidade futura de nosso planeta. Cuidado com o lixo e preocupação com os efeitos que suas próprias atitudes representam para o planeta.

Pessoas:

Toda a comunidade escolar e a ação conjunta de pais e familiares em ações sustentáveis e consumo responsável.E também a comunidade beneficiada pela arrecadação do óleo para produção do sabão ecológico e geração de renda.

Novidades da equipe

08. Feira de Ciências

26
Set

Tem várias escolas que organizam feiras culturais, sabia disso? É um jeito divertido de compartilhar o que aprendemos. Até aqui você e sua equipe aprenderam muitas coisas interessantes.

Desafio em grupo!

Que tal fazer uma reunião com sua equipe e escolher alguns assuntos para compartilhar com a escola? Veja com seu professor se é possível fazer uma feira de ciências na escola!

Vocês podem contar como é o Ciclo de Vida de algum produto, utilizando cartazes, fazendo uma peça de teatro, ou até um vídeo. Você vai encontrar um material bem legal no livro O pensamento do ciclo de vida

Os grupos podem fazer maquetes sobre a destinação correta do lixo, separação de materiais recicláveis. E tudo mais que quiserem compartilhar do que aprenderam.

Vale a pena conversar com colegas - outros alunos, professores, diretor, bibliotecário da escola - para organizar esse evento. Quanto mais gente estiver na brincadeira, maior será a diversão e maior será o número de cidadãos conscientes!

Vamos fazer a feira de ciências? Poste abaixo as ideias de sua equipe e o que já planejaram.

Assista...

Edukatu
Blank

Resposta:

1
0
mais de 7 anos
Publicado por Kaique Reis Fernandes

03. Você sabe pra onde vai seu lixo?

26
Set

Viu só o que acontece se usarmos demais os recursos do planeta? Para que isso não aconteça, cada um precisa fazer a sua parte e consumir de maneira consciente!

Desafio: Com a ajuda de sua família separe os materiais que podem ser reciclados, durante um dia. Depois, pense em como vocês podem diminuir a quantidade de lixo produzido na sua casa. Converse com todos, juntos vocês podem ter ótimas ideias.

Agora conte pra gente o que vocês pensaram e como irão fazer para reduzir a quantidade de lixo:

Frame_015
Blank

Resposta:

1
0
mais de 7 anos
Publicado por Kaique Reis Fernandes

06. Investigadores em ação

16
Set


É hora de descobrir como a água está sendo usada na escola!

Mas para desvendar esse mistério, você precisará trabalhar em grupo.

Reúna alguns colegas e explore toda a escola à procura dos lugares onde as pessoas usam água: pias, torneiras, descargas, bebedouros e outros locais.

Vejam também como as pessoas estão usando a água em cada lugar. Existe algum vazamento? A água está sendo usada sem desperdício?

Mas o desafio não acaba aí: desenhe o que vocês descobriram sobre o uso da água na escola.

Você pode desenhar a mão, utilizar o computador, tirar fotos para usar de exemplo, o que você achar mais divertido.

Outra ideia legal é criar um mapa da escola, colocando nele tudo o que seu grupo descobriu.



Para terminar esse desafio, faça uma foto do seu desenho e publique abaixo. Depois, escreva o que você achou da atividade.

Blank

Resposta:

oiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii foi muito legal a atividade

0
0
mais de 7 anos

03. Banho e desperdício não combinam

16
Set


Já pensou na água que você usa para tomar banho?

Essa água é limpa... Vamos usá-la sem desperdício?

Um banho de 5 minutos é o suficiente para deixar o corpo limpo e gasta cerca de 75 litros de água, que equivale a 30 garrafas PET de 2,5L...
Já um banho de 10 minutos pode gastar 150 litros, o dobro de água recomendada...

Use um relógio ou celular com cronômetro para calcular o tempo do seu banho. Depois, tente diminuir a duração dos próximos banhos... Será que você consegue?

Aí vai uma dica: nos dias mais quentes, você pode fechar o chuveiro quando for se ensaboar... E para facilitar sua missão, você pode usar várias ferramentas, como o aplicativo Nossa Água.

40561-o2l77q_crop
Blank

Resposta:

o aplicativo é legal !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! nnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn

0
0
mais de 7 anos

05. Avaliação

16
Set

Parabéns! Você concluiu o Percurso!

Mas nossa ação está apenas começando... Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu?

Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar para os próximos percursos. Como foi a campanha? Avalie. Vamos lá?

Escreva abaixo o que você achou:

Blank

Resposta:

mesmo não tendo alcançado o objetivo foi demais

0
0
mais de 7 anos

04. Mão na massa!

16
Set

Com os materiais de divulgação prontos, é hora de executar a ação!

Registre o processo da campanha, desde a produção dos materiais, as reuniões de equipe, até as ações finais. É interessante também registrar a reação das pessoas da sua comunidade e coletar opiniões sobre a campanha. Verifique se elas aprenderam a mensagem que você tentou passar! E compartilhe com a gente seus registros! Pode postar fotos, links para vídeos e também textos contando sobre experiência.

Acompanhe os resultados de sua campanha e, depois de um tempo, meça novamente os impactos, da mesma maneira que você e seu grupo definiram na atividade 2. É uma maneira de saber os resultados positivos da ação a longo prazo.

Conseguiram alcançar o que queriam? Vale mudar a estratégia? Conta pra gente!

Blank

Resposta:

nao entao mudamos de estrategia

0
0
mais de 7 anos

03. Desenhando a Campanha

16
Set

Uma boa estratégia de comunicação pode fazer toda diferença no sucesso da campanha.

Se sua equipe já tem um tema e um objetivo, esse é o momento de escolher quais as melhores maneiras de chamar atenção para a causa. Pode ser por meio de cartazes, vídeos, memes, uma página nas redes sociais, músicas, flashmobs, entre outros.

Lembre-se de dividir tarefas entre os membros do grupo!

Conta pra gente: O que vocês estão preparando? Como estão organizando tudo? Quais resultados esperam alcançar?

Pode ser com um texto, um vídeo, uma música, uma imagem, ou mesmo uma história em quadrinhos!

Blank

Resposta:

nós queremos que seja muito legal

0
0
mais de 7 anos

02. Planejando a campanha

16
Set

Mãos à obra!

Converse com seus colegas: qual deve ser o principal objetivo da campanha?

Quer algumas dicas? Pode ser aumentar a quantidade de materiais reciclados, reduzir a quantidade de lixo que a escola gera ou até montar um sistema de descarte correto de resíduos, por exemplo.

Que tal começar pela própria sala de aula e colocar algumas lixeiras para que você e seus colegas comecem a separar o lixo que produzem diariamente? Uma caixa de papelão para descartar somente papel já faria uma boa diferença!

Pense em fazer, de fato, uma transformação em sua comunidade. Para isso, você precisa observar e registrar o cenário atual. Assim, terá maneiras de comparar a situação inicial com o resultado final e medir o quanto a campanha realmente foi efetiva na hora de influenciar positivamente o comportamento das pessoas.

Fale com a equipe de limpeza, descubra se sua escola faz reciclagem, meça a quantidade de lixo descartada por dia ou semana e calcule os impactos mensais ou anuais. Essas são algumas sugestões, mas você também pode ter outras ideias com sua equipe!

Tema escolhido? Contem pra gente!

E não esqueçam de contar como e quanto mediram!

Blank

Resposta:

o tema escolhido foi a colheita

0
0
mais de 7 anos

09. Catadores de recicláveis

16
Set

Jogou bastante? Viu só como os catadores são importantes?

Até mesmo quando as cidades não têm coleta seletiva, geralmente existem associações de catadores que recebem recicláveis diretamente da comunidade.

Que tal procurar mais informações e colaborar com esse trabalho?

Reúna sua equipe e pesquise os pontos de descarte ou cooperativas perto de vocês.

Em seguida, um de vocês pode entrar em contato com a cooperativa e combinar uma parceria para a entrega dos recicláveis que sua escola produz.

Conta pra gente como foi?

Blank

Resposta:

foi muito legal e animador

0
0
mais de 7 anos

05. Feira de trocas

16
Set

Novo Desafio em grupo: feira de trocas!

Mesmo fora do lixo, pode ter um monte de coisas na sua casa que você já não usa mais, mas estão em bom estado. Roupas, calçados, objetos de decoração, livros... são vários os itens que acumulamos ao longo do tempo.

Já parou para pensar que eles podem ser úteis para alguém? Uma boa ideia é fazer uma feira de trocas, reunindo seus amigos, seus vizinhos ou até mesmo seus familiares! Assim, todos vão poder REUTILIZAR tudo aquilo que ainda está em bom estado, mas não serve mais pra você.

Vale conhecer este site com dicas e um mapa com algumas feiras já realizadas no Brasil.


Vamos fazer a feira de trocas? Poste abaixo as ideias de sua equipe e o que já planejaram.

Blank

Resposta:

eu troquei um livro por um novo com minha amiga

0
0
mais de 7 anos

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 2 no SOS Água do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 1 no SOS Água do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_00043
COLEGIO MARISTA NOSSA SENHORA DA PENHA
VILA VELHA, ES
Thumb_sq_img-20140720-wa0014
COLEGIO MARISTA NOSSA SENHORA DA PENHA
VILA VELHA, ES
Thumb_sq_images__3_
COLEGIO MARISTA NOSSA SENHORA DA PENHA
VILA VELHA, ES
Thumb_sq_default
COLEGIO MARISTA NOSSA SENHORA DA PENHA
VILA VELHA, ES
Thumb_sq_default
COLEGIO MARISTA NOSSA SENHORA DA PENHA
VILA VELHA, ES

e mais 194 membros (ver todos)