O Edukatu ficará temporariamente fora do ar nos dias 27 e 28 de julho de 2019, para a realização de melhorias tecnológicas. O acesso à plataforma voltará ao normal no dia 29 de julho. Em caso de dúvidas, estamos à disposição no e-mail edukatu@akatu.org.br. Contamos com sua compreensão e esperamos vê-lo novamente em breve. Abraços!
Mas nossa ação está apenas começando. Quanto mais gente participar, melhor!!
Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu?
Escreva abaixo o que você achou das atividades do Percurso Energia Todo Dia. Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar. Vamos lá?
Resposta:
Os alunos gostaram muito das atividades do Percurso Energia Todo Dia.
Os alunos aprenderam a economizar energia e ter a consciência de que para se ter energia é necessário também cuidar da natureza.
"Quando formos comprar eletrodomésticos devemos escolher os que tem a letra A."
"Que se usar muita energia, a conte vai ficando mais cara."
"Desligar o chuveiro enquanto ensaboa a cabeça."
"Que dá para tirar energia do limão."
Estas são as considerações que os alunos fizeram.
E não há melhor comemoração que contar uma história, né?
Reúna sua equipe e faça uma roda de contação de histórias - alguém começa, montando uma história a partir dos aprendizados que vocês compartilharam neste percurso. E os demais continuam...
Pode ser na sala de aula, no laboratório, na quadra... Vamos lá? É só usar a criatividade!
Depois de terminar, conta pra gente como ficou a história! E compartilhe as fotos também!
Resposta:
A atividade foi desenvolvida, os alunos foram participativos, colocaram na história as aprendizagens adquiridas durante as aulas do projeto Energia Todo Dia.
A história ficou mais ou menos assim:
Era uma vez um grupo de alunos que gastavam muita energia. Então eles começaram a participar do projeto Energia Todo Dia - Edukatu na escola.
Um dia uma das famílias teve a energia cortada por falta de pagamento, por estar com valor muito alto. Então esta família mudou seus hábitos e começou a aplicar em casa o que seu filhos aprendeu na escola com o projeto. Assim, a conta baixou, a família teve a energia religada e a partir daquele dia tiveram seus hábitos mudados.
Você já deve estar acostumado com seu bairro e o entorno da escola. Mas você já reparou se tem lixeiras, se há lixo no chão?
Converse com seu professor, reúna sua equipe e dê uma volta no bairro da escola. Veja o que te chama atenção em relação as calçadas, as ruas, as casas, se tem coleta seletiva, se as pessoas costumam colocar o lixo no horário correto que o caminhão vai passar.
Depois da investigação concluída, compartilhe suas observações logo abaixo. Vamos ver como estão os bairros das escolas de todo o país =)
Resposta:
Passeio pelo bairro
Essa atividade foi bem interessante, pois com um outro foco, ao andarem nas ruas em que estão acostumados a passar todos os dias os alunos perceberam que não há lixeiras nos quarteirões e talvez seja por isso que há lixo nas calçadas.
Notaram, também, que as pessoas colocam os lixos nas calçadas e não em lixeiras correndo o risco de cachorros furarem os sacos de lixo ou escorrer água suja e fedida pelas calçadas.
As crianças ainda comentaram que a maioria das casas usam as sacolas de supermercado para colocarem os lixo, mas que esta rasga com facilidade.
Valeu!!
Tem várias escolas que organizam feiras culturais, sabia disso? É um jeito divertido de compartilhar o que aprendemos. Até aqui você e sua equipe aprenderam muitas coisas interessantes.
Desafio em grupo!
Que tal fazer uma reunião com sua equipe e escolher alguns assuntos para compartilhar com a escola? Veja com seu professor se é possível fazer uma feira de ciências na escola!
Vocês podem contar como é o Ciclo de Vida de algum produto, utilizando cartazes, fazendo uma peça de teatro, ou até um vídeo. Você vai encontrar um material bem legal no livro O pensamento do ciclo de vida
Os grupos podem fazer maquetes sobre a destinação correta do lixo, separação de materiais recicláveis. E tudo mais que quiserem compartilhar do que aprenderam.
Vale a pena conversar com colegas - outros alunos, professores, diretor, bibliotecário da escola - para organizar esse evento. Quanto mais gente estiver na brincadeira, maior será a diversão e maior será o número de cidadãos conscientes!
Vamos fazer a feira de ciências? Poste abaixo as ideias de sua equipe e o que já planejaram.
Assista...
Resposta:
Cartazes informativo:
Esquematizar nos cartazes o problema do consumo acelerado, informando a população sobre o descarte que muitos materiais recebem.
Conscientizar as pessoas para comprarem somente o necessário, informando sobre o ciclo que esse consumismo pode causar no planeta.
Agora é hora de mostrar para todo mundo o experimento que você fez!
Junto com seu professor e o resto de sua equipe, você pode organizar uma Feira de Ciências para exibir seu experimento e contar pra escola toda tudo que você e sua equipe aprenderam neste percurso e com o trabalho de cada um de vocês.
Vale convidar os pais também! Todo mundo junto, trocando ideias e pensando como consumir energia com mais consciência!
É só planejar, organizar e convidar a galera!
Não esquece de tirar um monte de fotos e depois mandar pra gente, junto com seu depoimento de como foi! Estamos loucos para saber!
Resposta:
Fizemos o Dia da Ciência. Convidamos os pais para virem à escola e neste dia organizamos a sala com três experiências: o funil com papel alumínio para comprovar o potencial da energia solar; a experiência Como fazer uma lanterna com limão, que mostra que uma lâmpada de LED pode ser acesa com a energia de alguns limões; e um circuito elétrico montado sobre uma base de madeira utilizando pregos, fios, duas pilhas e uma lâmpada.
Depois da apresentação para os pais,os alunos das outras séries da escola vieram também visitar e prestigiar nosso Dia da Ciência.
Foi uma apresentação simples, feita pelos próprios alunos, porém foi uma experiência maravilhosa! Os alunos ficaram muito empolgados e gostaram muito!
Mas não é só a energia elétrica que existe, não. Já temos hoje uma série de fontes alternativas de energia, produzidas a partir de fontes renováveis ou com poucos impactos ambientais.
Vamos fazer uma experiência? Basta usar papelão e papel alumínio para conhecer de perto como funciona a energia solar.
É simples, veja abaixo:
1.Com um compasso, desenhe um círculo grande no papelão. E, no meio dele, desenhe um círculo pequeno, do tamanho da ponta do seu dedo. Una os dois círculos com uma linha reta.
2.Agora recorte no círculo grande e corte fora o pequeno, formando um anel. Recorte o anel na linha reta, e junte os dois lados do círculo até formar um funil.
3.Agora é só forrar o lado de dentro do funil com papel alumínio e encaixar o buraco menor em seu dedo, voltando a boca maior para o sol. Em pouco tempo, poderá sentir como o calor do sol aquecerá seu dedo, deixando claro o potencial da energia solar.
Curtiu? Agora que tal fazer seu próprio experimento com uma fonte de energia alternativa?
Vale pesquisar na internet, pedir ajuda aos seus professores ou à sua família.
Depois de construir seu experimento, conte pra gente como foi. E não esquece de postar uma foto bem bacana do seu trabalho!
Resposta:
Primeiramente fizemos a leitura da atividade. Em seguida, passei para os alunos assistirem o vídeo Fontes Alternativas de Energia, do Telecurso. Discutimos sobre o vídeo e sobre a importância de utilizar fontes alternativas de energia.
Após a discussão executamos a experiência do funil com papel alumínio e no pátio da escola todos os alunos puderam comprovar o potencial da energia solar.
No outro dia, a professora trouxe para a classe os materiais para a execução da experiência Como fazer uma lanterna com limão.
Os alunos gostaram muito da experiência!
Você e sua equipe têm agora um desafio! Todos prontos?
1.Escolham juntos um item que utilizam no dia a dia e que vocês costumavam descartar.
2.Pausa! Vamos conhecer o projeto que os alunos e professores da EE Luiza Nunes Bezerra criaram para reutilizar o que antes ia para o lixo? As ideias dessa turma são super legais e podem inspirar a sua equipe: Artistas do Plástico
3.Depois de navegar é hora de voltar ao nosso desafio! O primeiro passo é pensar de que forma sua equipe pode reutilizar o item que escolheram.
4.Mãos à obra! Transformem o item escolhido para que seja reutilizado e tirem uma foto, explicando a ideia de vocês. Se tiverem criado um novo produto, expliquem para que ele serve.
5.Publiquem a foto e a explicação nos campos abaixo. Esse conteúdo irá automaticamente para a seção de Novidades da Equipe, em sua página inicial, e para o Blog do Circuito, com o título Desafio dos 4 Rs. Capriche!
Se não for possível criar, vale desenhar!
A ideia pode inspirar muitas pessoas! Você pode seguir em frente, mas para finalizar o Percurso Terra precisará ter feito o post! Não esqueça =)
Resposta:
Reduzir:
Minimizar a geração e desperdício de resíduos.
Exemplo: Coleta seletiva e aquisição de produtos in natura para evitar que venham embalados em bandejas.
Reutilizar:
Antes de descartar um determinado material, sempre que possível, reutilizar o mesmo para a mesma ou outra aplicação.
Exemplo: Usar as garrafas de plástico;
Reutilizar os vidros de conserva;
Reutilizar caixas de papel e papelão;
Reutilizar potes plásticos.
Reciclar:
Utilizar o resíduo descartado como matéria-prima em novo processo. Beneficiar o material novamente.
Exemplo: Reciclagem de plásticos;
Reciclagem de papelão;
Reciclagem de alumínio.
Reeducar:
O objetivo da Educação Ambiental para a Auto-Sustentabilidade do nosso planeta objetiva alertar as pessoas para tomarem pequenas atitudes no seu dia-a-dia de forma a minimizar os impactos poluentes gerados.
O objeto escolhido é uma garrafa pet que poderá se transformar em: brinquedos (vai e vem - muito utilizado no recreio), jarra de água, objeto de decoração, bolsa.
Mas nossa ação está apenas começando. Quanto mais gente participar, melhor!!
Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu?
Escreva abaixo o que você achou das atividades do Percurso Energia Todo Dia. Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar. Vamos lá?
E não há melhor comemoração que contar uma história, né?
Reúna sua equipe e faça uma roda de contação de histórias - alguém começa, montando uma história a partir dos aprendizados que vocês compartilharam neste percurso. E os demais continuam...
Pode ser na sala de aula, no laboratório, na quadra... Vamos lá? É só usar a criatividade!
Depois de terminar, conta pra gente como ficou a história! E compartilhe as fotos também!
Agora é hora de mostrar para todo mundo o experimento que você fez!
Junto com seu professor e o resto de sua equipe, você pode organizar uma Feira de Ciências para exibir seu experimento e contar pra escola toda tudo que você e sua equipe aprenderam neste percurso e com o trabalho de cada um de vocês.
Vale convidar os pais também! Todo mundo junto, trocando ideias e pensando como consumir energia com mais consciência!
É só planejar, organizar e convidar a galera!
Não esquece de tirar um monte de fotos e depois mandar pra gente, junto com seu depoimento de como foi! Estamos loucos para saber!