Top_default

Conscientização do uso de energia: Até onde meu consumo de energia é necessário?

JOAO BATISTA LEME PROFESSOR | RIO CLARO - SP

Projeto da equipe

Ideias:

Este projeto tem por finalidade trabalhar a conscientização do uso da energia. Por ser uma geração vaidosa e estar sempre conectados ao mundo virtual, eles têm um consumo de energia excessivo,como uso do secador e chapinha contínuo, muito tempo no chuveiro, por ficarem muito tempo conectados a internet, usando computador, vídeo game, tablet e celular (para carregar a bateria) e muitas vezes eles não se dão conta que isso tudo acaba gerando um aumento no consumo de energia. Diante disso esse projeto tem por objetivo diminuir o uso da energia excessivo, não só com o próprio aluno, mas fazer com que os mesmos conscientize os familiares que residem na mesma casa ou que estão próximos e permitir que os alunos tenham uma aprendizagem cognitiva de como a energia chega até a casa deles, que o simples fatos de economizar energia não é apenas pelo fato de ter uma diminuição no valor da conta, que isso vai muito além. Se o aluno assimilar o porque dessa conscientização, terá uma aprendizagem significativa, ele poderá educar uma geração futura, independente do lugar que eles estiverem (escola, rua, casa, etc),pois o mesmo passará pra frente o que aprendeu;

Atividades:

Os alunos envolvidos neste projeto apresentarão a conta de energia referente a 08/20016 de suas respectivas residência. No período do mês de outubro será trabalhado com os alunos a conscientização do consumo de energia, por meio de informações, vídeos, textos e atividades lúdicas do projeto edukatu. Os encontros ocorrerão uma vez por semana com a duração de 1h40, no período de 1 mês (mês de outubro). Neste período, os alunos deverão aplicar em casa tudo o que estiverem aprendendo no decorrer dos encontros. Após o término dessa conscientização, os alunos apresentarão a conta de energia referente ao mês 10/2016 e faremos a comparação se a conscientização teve algum efeito em suas residências.

Desejos:

Ao concluirmos o projeto, esperamos que com a conscientização do uso de energia, haja uma diminuição no consumo de energia na residencia do aluno.

Pessoas:

Os participantes desse projeto envolve o aproximadamente 100 alunos, sendo que os mesmos estão divididos em 3 turmas, sendo uma turma do 7º ano e 2 turmas do 8º ano. De forma indireta esses alunos terão seus familiares envolvidos nesse projeto, pois uma das finalidades é que os alunos compartilhem seu conhecimento com seus familiares, principalmente os que residem com os alunos.

Novidades da equipe

10. O que achou do percurso?

24
Set


Já terminamos o Percurso SOS Água!


Mas nossa ação está apenas começando, já que o consumo consciente de água na escola e em casa precisa estar presente todos os dias.

Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu?

Escreva abaixo o que você achou das atividades do Percurso SOS Água. Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar. Vamos lá?

Blank

Resposta:

Incrivel !

10. O que achou do percurso?

24
Set


Já terminamos o Percurso SOS Água!


Mas nossa ação está apenas começando, já que o consumo consciente de água na escola e em casa precisa estar presente todos os dias.

Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu?

Escreva abaixo o que você achou das atividades do Percurso SOS Água. Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar. Vamos lá?

Blank

Resposta:

Incrivel !

09. Toda a escola unida!

24
Set


Agora que vocês já planejaram tudo, é hora de colocar a mão na massa!

Vamos mobilizar todos na escola para ajudarem a transformá-la num exemplo de consumo consciente de água.

Faça registros das atividades que vocês organizarem e das pessoas na escola adotando as soluções que vocês pensaram. Pode ser por meio de fotos, vídeos e entrevistas com alunos, professores e funcionários.

Quer saber como realizar uma entrevista? Clique aqui e veja uma sugestão de roteiro. O mais importante em uma entrevista é:

  • Escolher perguntas interessantes e que tenham a ver com a campanha
  • Explicar ao entrevistado o motivo da entrevista
  • Coletar informações da pessoa, como nome, idade, se é aluno, professor ou funcionário

Depois, compartilhe abaixo uma das fotos e um relato escrito das atividades. Você também pode postar o link para um vídeo que vocês tenham produzido, ou ainda o relato de uma entrevista realizada.

Blank

Resposta:

não tiramos foto :/

08. Criando nossa campanha

24
Set


Você sabe o que é uma campanha de mobilização?


Já falamos sobre desperdício de água em casa e na escola, saímos a campo para observar os pontos de consumo de água, criamos mapas e percebemos que podemos melhorar a forma como usamos a água.

Agora é hora de agir e colocar todo esse aprendizado em prática. Mas não faremos isso sozinhos, vamos criar uma campanha que envolva o maior número possível de pessoas (alunos, professores, funcionários). Todos juntos pelo consumo consciente de água na escola!

A ONG WWF francesa, por exemplo, criou um vídeo mostrando que até um bebê sabe que a água é um bem muito importante para ser desperdiçado.



Já a campanha Água pede Água foi criada pelo Instituto Akatu para mobilizar toda a população brasileira a adotar práticas de consumo consciente de água no cotidiano, com diversas dicas e vídeos.

Então é isso... Criamos uma campanha quando queremos mudar uma situação e precisamos que o máximo de pessoas se juntem para nos ajudar!

Que tal criar uma campanha para reduzir o desperdício e melhorar o uso de água na escola?


Sabe aquelas ideias que você e sua equipe escolheram para colocar em prática na escola? Agora é hora de vocês pensarem juntos como farão para chamar a atenção e conseguir a ajuda de alunos, professores e funcionários. Planejem as atividades, dividindo as tarefas entre todos os integrantes da equipe. Veja algumas perguntas que podem ajudar:

  • Quem vamos chamar para ajudar?
  • O que podemos fazer para as pessoas concordarem em ajudar?
  • Como vamos organizar tudo e quem vai fazer o que?


Depois que vocês tiverem pensado em tudo, conte pra gente quais são os planos para a campanha na escola! Pode ser com um texto, um vídeo, uma música, uma imagem, ou mesmo uma história em quadrinhos.

Blank

Resposta:

Baixar o consumo de água em excesso na escola

07. Ideias que transformam

24
Set


Vamos pensar juntos em ações para melhorar o consumo de água na escola?

Reúna novamente sua equipe, olhem os mapas com bastante atenção e conversem sobre o que descobriram na investigação que fizeram:

  • A escola toda está usando a água de forma consciente?
  • Encontramos torneiras pingando ou vazamentos em outros pontos?
  • Observamos pessoas desperdiçando água no banheiro e nos outros locais?
  • Descobrimos algum outro problema relacionado à água?


Depois, pesquisem possíveis soluções que podem ser adotadas para prevenir ou resolver situações como vazamentos e outras formas de desperdício. Aqui vão algumas dicas.


Essas são apenas algumas sugestões, existem muitas outras ideias que a turma pode descobrir ou desenvolver. Vocês também podem consultar algum professor.

Para concluírem essa tarefa, escolham quais soluções serão colocadas em prática por vocês e toda a escola. Tentem escolher aquelas com mais chances de sucesso, melhores resultados e que utilizem menos recursos. Vamos fazer?

Antes de ir para a próxima atividade, compartilhe uma foto da turma na atividade e conte pra gente as ideias que surgiram no grupo.

Blank

Resposta:

Adorei !

06. Investigadores em ação

24
Set


É hora de investigar o consumo de água na escola!

Mas para desvendar esse mistério, você precisará trabalhar em grupo.

Reúna alguns colegas de equipe e explore toda a escola à procura dos pontos de consumo de água: pias, torneiras, descargas, bebedouros e demais pontos.

Observem também como a água está sendo usada em cada ponto, se está ocorrendo vazamento ou desperdício, ou se a água está sendo usada de forma adequada.

Mas o desafio não acaba aí: que tal criar um mapa da escola com todas as informações descobertas?

Você pode desenhar a mão, utilizar o computador, tirar fotos, o que achar mais interessante para fazer seu mapa e representar os pontos. Outra ideia é usar uma imagem para indicar cada tipo de ponto ou informação, como é comum em outros mapas.



Para concluir esse desafio, faça uma foto do seu mapa e publique abaixo. Depois, escreva suas descobertas e o que você achou da atividade.

Blank

Resposta:

Adorei a atividade,porém esquecemos da foto :/

03. Banho e desperdício não combinam

24
Set


Já pensou na água que você usa para tomar banho?

Essa água é limpa, então vamos pensar como podemos utilizá-la da melhor forma?

Um banho de 5 minutos é o suficiente para deixar o corpo limpo e consome cerca de 75 litros de água...
Já um banho de 10 minutos pode chegar a 150 litros, usando o dobro de água recomendado...
E um banho de 15 minutos equivale a 225 litros de água, que daria para outras duas pessoas também tomarem banho.

Utilizando um relógio ou celular com cronômetro, veja o tempo de seu banho e desafie-se a diminuí-lo... Será que você consegue?

Uma dica é fechar o chuveiro quando for se ensaboar, especialmente nos dias mais quentes. E para facilitar sua missão, você pode usar várias ferramentas, como o aplicativo Nossa Água.

Agora calcule a quantidade de água que você deixou de consumir. Se a cada minuto de chuveiro aberto são gastos em média 15 litros de água, basta você multiplicar os minutos a menos no banho por 15 para descobrir o resultado.

40561-o2l77q_crop
Blank

Resposta:

Nunca tomei banho com mais de 20 min desde janeiro desse ano !!

07. O que você achou do Percurso Água?

24
Set

Já terminamos o Percurso Água! Mas nossa ação está apenas começando, já que precisamos mobilizar outras pessoas para que também consumam de maneira consciente.

Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu? Escreva abaixo o que você achou do Percurso Água. Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar para os próximos percursos. Vamos lá?

Blank

Resposta:

ótimo !!

06. Campanha na rua!

24
Set

Agora que vocês já planejaram tudo, é hora de colocar a mão na massa!

Com a campanha pronta, você precisa agora disseminar o que aprendeu, fortalecendo as ações do seu projeto.

Poste abaixo uma foto que demonstre como sua equipe executou a campanha ou o link para um vídeo de vocês em ação. Se quiser, poste também um texto contando pra gente o que achou de fazer uma campanha.

13_02_21_fazendo_campanha
Blank

Resposta:

Vamos nessa !

05. Campanha

24
Set

Com as ideias da sua equipe mais claras, vamos falar de campanhas?!

Você já participou de alguma? E você sabe por que as pessoas organizam campanhas?

Assista ao vídeo da ONG WWF Francesa, que mostra que até um bebê sabe que a água é um bem muito precioso para ser desperdiçado! Veja também o cartaz que a ONG WWF Brasil fez para conscientizar as pessoas sobre a importância de poupar água.

Está na hora de fazer a nossa. Que tal liderar uma campanha para reduzir o desperdício de água ou a sua poluição? Vamos pensar sobre a nossa campanha?

Escreva abaixo: O que vocês estão preparando? Como estão organizando tudo? Quais resultados esperam alcançar?

Você e sua equipe podem fazer um texto, um vídeo ou mesmo um desenho. Ou tudo junto. E publicar no espaço abaixo.

Compartilhem as ideias com outros participantes do Edukatu e vejam se alguém tem mais sugestões bacanas para vocês! Essa rede permite a troca! Experimente isso!

Assista...

Wwf
Blank

Resposta:

Nunca participei de nenhuma campanha,estou ancioso para essa !!

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Ar do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_fb_img_1463179823250
JOAO BATISTA LEME PROFESSOR
RIO CLARO, SP
Thumb_sq_default
JOAO BATISTA LEME PROFESSOR
RIO CLARO, SP
Thumb_sq_14138196_1773647296188663_4670883914222369798_o
JOAO BATISTA LEME PROFESSOR
RIO CLARO, SP
Thumb_sq_14068231_737050469766693_5060946695009263920_n
JOAO BATISTA LEME PROFESSOR
RIO CLARO, SP
Thumb_sq_2016-05-01_10.33.10
JOAO BATISTA LEME PROFESSOR
RIO CLARO, SP
Thumb_sq_13331125_1028073617280869_4683219130024166981_n
JOAO BATISTA LEME PROFESSOR
RIO CLARO, SP

e mais 51 membros (ver todos)