- Estilos Sustentáveis de Vida
- -
- Turma que Recicla
- -
- Fundamental 1
- -
- Fase 2
Ahhhhh :(
Já terminamos o Percurso!
Mas nossa ação está apenas começando... Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu?
Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar para os próximos percursos. Como foi a campanha? Avalie. Vamos lá?
Escreva abaixo o que você achou:
Resposta:
Avalio que o projeto foi de grande valia, o mesmo ofertou o contato com diversos recursos: textos educativos, vídeos, jogos, proporcionando momentos lúdicos de aprendizado. Sugiro que seja adaptado com mais propostas para a Educação Infantil, visto ser destinado em especial ao público do Ensino Fundamental.
- Estilos Sustentáveis de Vida
- -
- Turma que Recicla
- -
- Fundamental 1
- -
- Fase 2
Agora que vocês já planejaram tudo, é hora de por a mão na massa!
Com a campanha pronta, você precisa agora compartilhar o que aprendeu.
Poste abaixo uma foto que demonstre como sua equipe executou a campanha, ou o link para um vídeo de vocês em ação. Se quiser, poste também um texto contando pra gente o que achou de fazer uma campanha.
Acompanhe os resultados e, depois de um tempo, meça novamente os impactos, da maneira que você e seu grupo decidiram na atividade 2.
Conseguiram alcançar o que queriam? Vale mudar a estratégia? Conta pra gente!
Resposta:
A passeata foi um sucesso, as famílias elogiaram e o principal houve mudança de postura. As crianças do infantil V são os “ficais da água” da escola, eles investigam os vazamentos, relatam para a diretora, conscientizam as crianças menores caso percebam que os mesmos estão gastando o tão precioso recurso natural. Os pais dão o feedback das ações em que as crianças executam em casa, relatam que os educandos sugerem diferentes maneiras de economizar água, inclusive não deixam seus familiares lavarem a calçada com a mangueira e caso vejam algum vizinho praticando o ato, ficam inquietos e inconformados com o desperdício.
- Estilos Sustentáveis de Vida
- -
- Turma que Recicla
- -
- Fundamental 1
- -
- Fase 2
Hora de usar toda a sua criatividade para mobilizar todo mundo!
Com sua equipe, pense como você acha que conseguirá chamar a atenção das pessoas para o que está defendendo. E planeje essas atividades, dividindo as tarefas entre todos os participantes da equipe.
Conta pra gente: O que vocês estão preparando? Como estão organizando tudo? Quais resultados esperam alcançar?
Pode ser com um texto, um vídeo, uma música, uma imagem, ou mesmo uma história em quadrinhos!
Resposta:
A escola Emeb Mariana Neves Interliche, tendo em vista a preservação do ambiente e o consumo consciente de água, propôs a comunidade escolar uma reflexão sobre o uso consciente, visando assim, promover mudanças na economia desse recurso. Os alunos foram incentivados a praticar atitudes individuais e coletivas para preservar e cuidar da água na escola e em casa. As professoras realizaram para a comunidade escolar um teatro, tendo como base a história: “O camelo, o burro e a água” do escritor: Sérgio Merli; e ao término a comunidade foi convidada para realizar uma passeata pelas ruas com cartazes e gritos de guerra, em prol do uso consciente da água. A passeata foi um sucesso.
- Estilos Sustentáveis de Vida
- -
- Turma que Recicla
- -
- Fundamental 1
- -
- Fase 2
Agora é hora de você começar a colocar em prática!
Reúna sua equipe e, juntos, decidam o tema de sua campanha: pode ser aumentar a quantidade de materiais reciclados, reduzir a quantidade de lixo que a escola gera, ou até montar um sistema de descarte correto de resíduos, por exemplo.
O importante nesse momento é escolher um tema e combinar, em equipe, qual a melhor forma de medir os impactos de sua campanha e fazer uma medição antes de começar.
Vale medir quanto de lixo a escola descarta, quanto recicla ou até mesmo entrevistar a equipe de limpeza. Tudo isso para que, depois da campanha, vocês consigam avaliar os resultados.
Tema escolhido? Contem pra gente!
E não esqueçam de contar como e quanto mediram!
Resposta:
A escola Emeb Mariana Neves Interliche, incentiva a campanha junte óleo. Por meio do projeto “Cooperadores do Planeta” e o Instituto Triângulo, ampliamos nossas ações de mobilização ecológica urbana e desta forma as crianças e comunidade foram conscientizadas sobre o seu papel social no cuidado com a natureza e assim, iniciamos a campanha junte óleo, na qual a comunidade é incentivada a trocar o óleo de cozinha usado por barras de sabão. Visto que em sua maioria as mesmas depositavam o óleo no esgoto causando entupimentos e contaminação do solo. A comunidade da grande São Paulo e ABC reciclam cerca de 700 mil quilos de óleo vegetal usado por ano. Em nossa Emeb também temos um posto de recolhimento de pilhas usadas. A divulgação é realizada nas reuniões de pais, informes nas agendas e entrega de panfletos.
- Estilos Sustentáveis de Vida
- -
- Turma que Recicla
- -
- Fundamental 1
- -
- Fase 1
Agora que você já jogou bastante, notou como os catadores de materiais recicláveis são importantes?
Eles são os responsáveis pela triagem dos resíduos, o que faz aquele material chegar à indústria para ser reaproveitado em um novo produto.
Mas, mesmo quando não há coleta seletiva, eles também são figuras centrais. Por meio de suas associações, também recebem recicláveis direto da comunidade para dar uma destinação final adequada.
Que tal procurar mais informações e colaborar com esse trabalho?
Reúna sua equipe e pesquise os pontos de descarte ou cooperativas perto de vocês.
Em seguida, um de vocês pode entrar em contato com a cooperativa e combinar uma parceria para a entrega dos recicláveis que sua escola produz.
Conta pra gente como foi?
Resposta:
Na escola temos um PEV - Ponto de entrega voluntaria, para descartes de materiais que podem ser reciclados.
Os caminhoes da prefeitura recolhem e encaminham para a Central de Triagem, na qual será processada a separação e destinação dos residuos reciclados
- Estilos Sustentáveis de Vida
- -
- Turma que Recicla
- -
- Fundamental 1
- -
- Fase 1
E o que fazer com aquilo que você não usa mais, mas ainda pode ser útil para alguém?
Tem bastante gente que organiza feiras de trocas, sabia? É um jeito divertido de REUTILIZAR os produtos que ainda estão em bom estado, mas que não queremos mais.
Novo Desafio em grupo!
Que tal reunir novamente sua equipe e pensar juntos quais itens vocês gostariam de trocar? Veja com seu professor se é possível fazer uma feira de trocas na escola!
Vale conhecer este site com dicas e um mapa com algumas feiras já realizadas no Brasil.
Também pode ser legal conversar com colegas - outros alunos, professores, diretor, bibliotecário da escola - para organizar esse evento. Quanto mais gente estiver na brincadeira, maior será a diversão e maior será o número de cidadãos conscientes!
Vamos fazer a feira de trocas? Poste abaixo as ideias de sua equipe e o que já planejaram.
Resposta:
Na escola Emeb Mariana Neves Intertliche, escola de educação infantil, localizada no município de São Bernardo do Campo, por meio das formações ofertadas pelo instituto Edukatu (os quatro “R”), nós educadoras da turma do infantil V, propusemos aos familiares e alunos a realização de uma feira de troca de brinquedos. A ideia foi compartilhar com as famílias na tentativa de expor e alertá-los sobre o consumismo infantil exagerado fruto de um trabalho bem elaborado de propaganda voltada para as crianças, o que é proibido e tem de ser denunciado. A feira de troca de brinquedos teve como principal objetivo ser uma forma alternativa para minimizar o consumismo, pois as crianças iriam trocar o brinquedo que já não tinham mais importância e que estavam esquecidos, por um brinquedo novo. Os envolvidos, familiares e educandos, aceitaram a proposta. O momento foi bem prazeroso, as crianças se dedicaram na confecção de cartazes, visando divulgar a proposta e instigar a todos a participarem. A feira foi realizada e todos puderam escolher o seu brinquedo novo e juntos brincaram com alegria. Sendo assim, as crianças também puderam refletir sobre o passo-a- passo do consumo consciente. Sobre o descarte do lixo, a importância de Reciclar e Reduzir esse volume, Repensar se é necessário realizar a compra de algo novo ou se há a possibilidade de Reutilizar ou mesmo consertar o objeto.
- Estilos Sustentáveis de Vida
- -
- Turma que Recicla
- -
- Fundamental 1
- -
- Fase 1
Certeza que você pensou em uma maneira bem legal de REDUZIR o quanto você usa de recursos naturais ou gera de resíduos... vale lembrar que estamos todos conectados. Por isso, nossas ações podem causar impactos não só na vida de quem está próximo da gente, mas também nas pessoas que estão a milhares de quilômetros de nós!
Para entender melhor e experimentar na prática, propomos um DESAFIO:
O que tem no seu lixo que não é lixo?
Separe durante um dia tudo o que você jogaria no lixo e que pode ser reaproveitado ou reciclado. Conte abaixo quais foram suas descobertas e destine esse material corretamente.
Resposta:
As crianças foram desafiadas a separar tudo o que consumiram durante o dia e relatar na roda de conversa sobre as suas experiencias:
Que normalmente vai para o lixo;
Jornais descartaveis;
resto de alimentos;
Embalagens plasticas;
Vidros de alimentos.
Soluções
Os jornais podem ser doados para as cooperativas
Resto de alimentos , servem para fazer adubos (compostagem)
Embalagens plasticas podem ser aproveitadas para vasos para flores, e serem recicladas nas cooperativas.
Embalagens de vidros podem ser reeutilizadas para alimentos que sobram das refeições, temperos e serem recicladas nas cooperativas.
- Estilos Sustentáveis de Vida
- -
- Turma que Recicla
- -
- Fundamental 1
- -
- Fase 1
Que precisamos RECICLAR sempre que possível todo mundo já ouviu.
Mas, na verdade, a gente pode começar bem antes disso.
Ser mais sustentável é repensar tudo, desde o momento em que temos a ideia de comprar alguma coisa: Você precisa mesmo de um caderno novo? Não dá para inserir algumas folhas novas no seu fichário, ou aproveitar o caderno que você já tem?
Depois de REPENSAR bastante e decidir que você precisa mesmo de algo novo, o próximo passo é escolher.
Você pode ser mais sustentável nessa hora também, e escolher aquilo que gasta menos recursos (matéria-prima, água ou energia, por exemplo) pra ser produzido, ou que deixe menos lixo depois do uso. Pense nisso!
A próxima tarefa tem tudo a ver com essas escolhas!
Você deve usar sua criatividade e produzir uma história em quadrinhos sobre como pode diminuir o consumo de recursos naturais e a geração de resíduos no seu dia a dia.
Vale desenhar, ou usar sites gratuitos para montar sua HQ, como o Pixton ou o Meu Gibi.
Depois, é só compartilhar o desenho ou o link. Vamos lá?
Se preferir, também pode reunir sua equipe e fazer essa atividade em grupo.
Resposta:
As crianças produziram coletivamente uma historia em quadrinhos sobre como diminuir o consumo de recursos naturais tendo a professora como escriba.
- Estilos Sustentáveis de Vida
- -
- Turma que Recicla
- -
- Fundamental 1
- -
- Fase 2
Ahhhhh :(
Já terminamos o Percurso!
Mas nossa ação está apenas começando... Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu?
Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar para os próximos percursos. Como foi a campanha? Avalie. Vamos lá?
Escreva abaixo o que você achou:
Resposta:
Avalio que o projeto foi de grande valia, o mesmo ofertou o contato com diversos recursos: textos educativos, vídeos, jogos, proporcionando momentos lúdicos de aprendizado. Sugiro que seja adaptado com mais propostas para a Educação Infantil, visto ser destinado em especial ao público do Ensino Fundamental.
- Estilos Sustentáveis de Vida
- -
- Turma que Recicla
- -
- Fundamental 1
- -
- Fase 2
Agora que vocês já planejaram tudo, é hora de por a mão na massa!
Com a campanha pronta, você precisa agora compartilhar o que aprendeu.
Poste abaixo uma foto que demonstre como sua equipe executou a campanha, ou o link para um vídeo de vocês em ação. Se quiser, poste também um texto contando pra gente o que achou de fazer uma campanha.
Acompanhe os resultados e, depois de um tempo, meça novamente os impactos, da maneira que você e seu grupo decidiram na atividade 2.
Conseguiram alcançar o que queriam? Vale mudar a estratégia? Conta pra gente!
Resposta:
A passeata foi um sucesso, as famílias elogiaram e o principal houve mudança de postura. As crianças do infantil V são os “ficais da água” da escola, eles investigam os vazamentos, relatam para a diretora, conscientizam as crianças menores caso percebam que os mesmos estão gastando o tão precioso recurso natural. Os pais dão o feedback das ações em que as crianças executam em casa, relatam que os educandos sugerem diferentes maneiras de economizar água, inclusive não deixam seus familiares lavarem a calçada com a mangueira e caso vejam algum vizinho praticando o ato, ficam inquietos e inconformados com o desperdício.