Top_dia_da_fam_lia_manh___95__easy-resize.com

Projeto Coletivo Brinquedos e Brincadeiras

EMEB VINICIUS DE MORAES | SAO BERNARDO DO CAMPO - SP

Projeto da equipe

Ideias:

O projeto nasceu da necessidade observada pelas professoras de ampliação das possibilidades do brincar com maior protagonismo das crianças. Assim, realizamos o resgate das brincadeiras tradicionais e oficina de construção de brinquedos com materiais reutilizáveis.

Atividades:

  • Resgate de brincadeiras tradicionais infantis (mãe da rua, balança caixão, pega-pega, esconde-esconde, queimada, rodas cantadas, jogos, etc)
  • Oficinas de construção de brinquedos com materiais reutilizáveis (bilboquê/vai-e-vem/cai não cai, com garrafas pet, telefone sem fio (conduite e latas), pé de lata, io io, capucheta e barquinho de papel, etc)

Desejos:

A ampliação do repertório de brinquedos e brincadeiras realizadas pelas crianças. Construir brinquedos com materiais reutilizáveis.

Pessoas:

Sim. Este projeto envolveu toda a comunidade escolar pois o sábado letivo com o DIA DA FAMÍLIA NA ESCOLA foi realizado com as vivências das brincadeiras pelas crianças e oficina de construção de brinquedos com materiais reutilizáveis para as crianças e familiares. Toda a equipe escolar participou ativamente de todas as etapas do projeto.

Novidades da equipe

03. Você sabe pra onde vai seu lixo?

28
Abr

Viu só o que acontece se usarmos demais os recursos do planeta? Para que isso não aconteça, cada um precisa fazer a sua parte e consumir de maneira consciente!

Desafio: Com a ajuda de sua família separe os materiais que podem ser reciclados, durante um dia. Depois, pense em como vocês podem diminuir a quantidade de lixo produzido na sua casa. Converse com todos, juntos vocês podem ter ótimas ideias.

Agora conte pra gente o que vocês pensaram e como irão fazer para reduzir a quantidade de lixo:

Frame_015
Blank

Resposta:

A escola produz alguns lixos que podem ser reutilizados ou reciclados. Partiremos da concientização para elaborar uma proposta que reduza o consumo e incentive o reaproveitamento

03. Um dia na sua casa

30
Nov

Certeza que você pensou em uma maneira bem legal de REDUZIR o quanto você usa de recursos naturais ou gera de resíduos... vale lembrar que estamos todos conectados. Por isso, nossas ações podem causar impactos não só na vida de quem está próximo da gente, mas também nas pessoas que estão a milhares de quilômetros de nós!

Para entender melhor e experimentar na prática, propomos um DESAFIO:

O que tem no seu lixo que não é lixo?


Separe durante um dia tudo o que você jogaria no lixo e que pode ser reaproveitado ou reciclado. Conte abaixo quais foram suas descobertas e destine esse material corretamente.

Medium_sensibiliza__o_tipos_de_res_duos

Resposta:

Separamos o lixo de um dia em nossa escola. Observamos a lixeira da sala com o material seco. Depois do lanche, separamos o reciclável e orgânico as merendeiras cuidaram. Elas explicaram que podemos aproveitar as cascas das frutas. Vimos que é muita quantidade de lixo. Para ajudar em casa propusemos formar uma liga. Elas seriam de uma liga para ajudar e ensinar sobre tudo que aprendeu nesse projeto. A turma conversou em seus pares, também em casa. No dia seguinte apareceram os seguintes nomes: *Liga da limpeza *Liga do Lixo *liga do reciclavel Fizemos a votação e venceu liga da limpeza

03. Um dia na sua casa

30
Nov

Certeza que você pensou em uma maneira bem legal de REDUZIR o quanto você usa de recursos naturais ou gera de resíduos... vale lembrar que estamos todos conectados. Por isso, nossas ações podem causar impactos não só na vida de quem está próximo da gente, mas também nas pessoas que estão a milhares de quilômetros de nós!

Para entender melhor e experimentar na prática, propomos um DESAFIO:

O que tem no seu lixo que não é lixo?


Separe durante um dia tudo o que você jogaria no lixo e que pode ser reaproveitado ou reciclado. Conte abaixo quais foram suas descobertas e destine esse material corretamente.

Medium_sensibiliza__o_tipos_de_res_duos

Resposta:

Separamos o lixo de um dia em nossa escola. Observamos a lixeira da sala com o material seco. Depois do lanche, separamos o reciclável e orgânico as merendeiras cuidaram. Elas explicaram que podemos aproveitar as cascas das frutas. Vimos que é muita quantidade de lixo. Para ajudar em casa propusemos formar uma liga. Elas seriam de uma liga para ajudar e ensinar sobre tudo que aprendeu nesse projeto. A turma conversou em seus pares, também em casa. No dia seguinte apareceram os seguintes nomes: *Liga da limpeza *Liga do Lixo *liga do reciclavel Fizemos a votação e venceu liga da limpeza

02. Menos é mais

30
Nov

Que precisamos RECICLAR sempre que possível todo mundo já ouviu.

Mas, na verdade, a gente pode começar bem antes disso.

Ser mais sustentável é repensar tudo, desde o momento em que temos a ideia de comprar alguma coisa: Você precisa mesmo de um caderno novo? Não dá para inserir algumas folhas novas no seu fichário, ou aproveitar o caderno que você já tem?

Depois de REPENSAR bastante e decidir que você precisa mesmo de algo novo, o próximo passo é escolher.

Você pode ser mais sustentável nessa hora também, e escolher aquilo que gasta menos recursos (matéria-prima, água ou energia, por exemplo) pra ser produzido, ou que deixe menos lixo depois do uso. Pense nisso!

A próxima tarefa tem tudo a ver com essas escolhas!


Você deve usar sua criatividade e produzir uma história em quadrinhos sobre como pode diminuir o consumo de recursos naturais e a geração de resíduos no seu dia a dia.

Vale desenhar, ou usar sites gratuitos para montar sua HQ, como o Pixton ou o Meu Gibi.

Depois, é só compartilhar o desenho ou o link. Vamos lá?

Se preferir, também pode reunir sua equipe e fazer essa atividade em grupo.

Cascao
Blank

Resposta:

A turma do infantil IV professora Rosangela, após roda de conversa trouxe algumas falas: "- Tem que jogar as coisas pra reciclar! Minha mãe recicla óleo de comida." (Maria Eduarda) "-Dá pra fazer brinquedos com o lixo." (Daniel) "-O lixo vai pra fábrica" (Julia Teixeira)

09. Catadores de recicláveis

30
Nov

Agora que você já jogou bastante, notou como os catadores de materiais recicláveis são importantes?

Eles são os responsáveis pela triagem dos resíduos, o que faz aquele material chegar à indústria para ser reaproveitado em um novo produto.

Mas, mesmo quando não há coleta seletiva, eles também são figuras centrais. Por meio de suas associações, também recebem recicláveis direto da comunidade para dar uma destinação final adequada.

Que tal procurar mais informações e colaborar com esse trabalho?

Reúna sua equipe e pesquise os pontos de descarte ou cooperativas perto de vocês.

Em seguida, um de vocês pode entrar em contato com a cooperativa e combinar uma parceria para a entrega dos recicláveis que sua escola produz.

Conta pra gente como foi?

Medium_conversa_sobre_res_duos_e_apresenta__o_dos_mascotes_da_cidade

Resposta:

Em nossa cidade há coleta seletiva

06. Desafio dos 4 Rs

29
Nov

Você e sua equipe têm agora um desafio! Todos prontos?

1.Escolham juntos um item que utilizam no dia a dia e que vocês costumavam descartar.

2.Pausa! Vamos conhecer o projeto que os alunos e professores da EE Luiza Nunes Bezerra criaram para reutilizar o que antes ia para o lixo? As ideias dessa turma são super legais e podem inspirar a sua equipe: Artistas do Plástico

3.Depois de navegar é hora de voltar ao nosso desafio! O primeiro passo é pensar de que forma sua equipe pode reutilizar o item que escolheram.

4.Mãos à obra! Transformem o item escolhido para que seja reutilizado e tirem uma foto, explicando a ideia de vocês. Se tiverem criado um novo produto, expliquem para que ele serve.

5.Publiquem a foto e a explicação nos campos abaixo. Esse conteúdo irá automaticamente para a seção de Novidades da Equipe, em sua página inicial, e para o Blog do Circuito, com o título Desafio dos 4 Rs. Capriche!

Se não for possível criar, vale desenhar!

A ideia pode inspirar muitas pessoas! Você pode seguir em frente, mas para finalizar o Percurso Terra precisará ter feito o post! Não esqueça =)

Blank

Resposta:

Como o nosso projeto é de brincadeiras, fizemos muitos brinquedos reutilizando alguns materiais. Fizemos bilboquê com garrafa pet, jogo da velha com papelão, e com as embalagens de maçã fizemos um jogo de percurso. Tivemos a ideia de fazer uma coleção de tampinhas e com elas trabalhamos muitos conteúdos matemáticos e quando chegar no fim do ano vamos fazer uma obra de arte inspirada no artista Romero Britto.

03. Você sabe pra onde vai seu lixo?

29
Nov

Viu só o que acontece se usarmos demais os recursos do planeta? Para que isso não aconteça, cada um precisa fazer a sua parte e consumir de maneira consciente!

Desafio: Com a ajuda de sua família separe os materiais que podem ser reciclados, durante um dia. Depois, pense em como vocês podem diminuir a quantidade de lixo produzido na sua casa. Converse com todos, juntos vocês podem ter ótimas ideias.

Agora conte pra gente o que vocês pensaram e como irão fazer para reduzir a quantidade de lixo:

Frame_015
Blank

Resposta:

É muito importante utilizarmos os 4 Rs nas atividades do nosso dia a dia, pois os materiais demoram para sumir ( se decompor) e ficam poluindo a natureza trazendo doenças e um mau cheiro deixando o nosso ambiente muito feio e ruim de se viver. Quem é esperto, repensa, reduz, reutiliza e recicla. Aqui na escola nós reutilizamos os papéis, e os outros materiais, como cola e tinta, nós só usamos o necessário para fazer as atividades. TEXTO COLETIVO INFANTIL V

09. Catadores de recicláveis

28
Nov

Agora que você já jogou bastante, notou como os catadores de materiais recicláveis são importantes?

Eles são os responsáveis pela triagem dos resíduos, o que faz aquele material chegar à indústria para ser reaproveitado em um novo produto.

Mas, mesmo quando não há coleta seletiva, eles também são figuras centrais. Por meio de suas associações, também recebem recicláveis direto da comunidade para dar uma destinação final adequada.

Que tal procurar mais informações e colaborar com esse trabalho?

Reúna sua equipe e pesquise os pontos de descarte ou cooperativas perto de vocês.

Em seguida, um de vocês pode entrar em contato com a cooperativa e combinar uma parceria para a entrega dos recicláveis que sua escola produz.

Conta pra gente como foi?

Medium_mascotes_da_cidade

Resposta:

nossa cidade possui a coleta dos resíduos no portão das residencias. para auxiliar os cidadãos foi criado três mascotes para identificar os tipos de materiais laranja- bota-fora (descarte de materiais variados de grande porte com prévio agendamento pelos bairros) rosa (lixo secos, recicláveis) azul- resíduos orgânicos

09. Catadores de recicláveis

28
Nov

Agora que você já jogou bastante, notou como os catadores de materiais recicláveis são importantes?

Eles são os responsáveis pela triagem dos resíduos, o que faz aquele material chegar à indústria para ser reaproveitado em um novo produto.

Mas, mesmo quando não há coleta seletiva, eles também são figuras centrais. Por meio de suas associações, também recebem recicláveis direto da comunidade para dar uma destinação final adequada.

Que tal procurar mais informações e colaborar com esse trabalho?

Reúna sua equipe e pesquise os pontos de descarte ou cooperativas perto de vocês.

Em seguida, um de vocês pode entrar em contato com a cooperativa e combinar uma parceria para a entrega dos recicláveis que sua escola produz.

Conta pra gente como foi?

Medium_mascotes_da_cidade

Resposta:

nossa cidade possui a coleta dos resíduos no portão das residencias. para auxiliar os cidadãos foi criado três mascotes para identificar os tipos de materiais laranja- bota-fora (descarte de materiais variados de grande porte com prévio agendamento pelos bairros) rosa (lixo secos, recicláveis) azul- resíduos orgânicos

09. Catadores de recicláveis

28
Nov

Agora que você já jogou bastante, notou como os catadores de materiais recicláveis são importantes?

Eles são os responsáveis pela triagem dos resíduos, o que faz aquele material chegar à indústria para ser reaproveitado em um novo produto.

Mas, mesmo quando não há coleta seletiva, eles também são figuras centrais. Por meio de suas associações, também recebem recicláveis direto da comunidade para dar uma destinação final adequada.

Que tal procurar mais informações e colaborar com esse trabalho?

Reúna sua equipe e pesquise os pontos de descarte ou cooperativas perto de vocês.

Em seguida, um de vocês pode entrar em contato com a cooperativa e combinar uma parceria para a entrega dos recicláveis que sua escola produz.

Conta pra gente como foi?

Medium_mascotes_da_cidade

Resposta:

nossa cidade possui a coleta dos resíduos no portão das residencias. para auxiliar os cidadãos foi criado três mascotes para identificar os tipos de materiais laranja- bota-fora (descarte de materiais variados de grande porte com prévio agendamento pelos bairros) rosa (lixo secos, recicláveis) azul- resíduos orgânicos

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Ar do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_1379841_10150004552801901_469209496895221757_n
EMEB VINICIUS DE MORAES
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
INSTITUTO AKATU
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_1379841_10150004552801901_469209496895221757_n
FERNANDO GODAT PADRE EMEIEF
SANTO ANDRE, SP
Thumb_sq_default
EMEB VINICIUS DE MORAES
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
EMEB VINICIUS DE MORAES
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_img_4082
EMEB VINICIUS DE MORAES
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP

e mais 1 membro (ver todos)