Top_default

AÇÕES SUSTENTÁVEIS, POR UMA ESCOLA CONSCIENTE.

KAZUE FUZINAKA PROFA EMEB | SAO BERNARDO DO CAMPO - SP

Projeto da equipe

Ideias:

Nosso trabalho está voltado a principio para o consumo consciente, e os alunos estão realizando campanhas de conscientização nos outros anos ciclos e nos vários ambientes da escola. Temos como objetivos: • Desenvolver atitudes diárias de respeito ao ambiente e à sustentabilidade, vinculados aos conteúdos trabalhados em sala de aula; • Implantar práticas sustentáveis no ambiente escolar, a fim de estimular o pensamento, a pesquisa, a originalidade e o raciocínio; • Adotar posturas pessoais e comportamentos sociais construtivos, baseados em práticas diárias, colaborando para um ambiente mais saudável; • Repensar e avaliar as atitudes diárias e a suas consequências no ambiente ao qual estamos inseridos; • Estimular a mudança de atitudes e a formação de novos hábitos com relação à utilização dos recursos naturais (desperdício de água, luz e alimentos); • Apresentar alternativas e soluções para as questões ambientais pertinentes no dia a dia escolar; • Buscar soluções coletivas (desperdício ou economia de papel, eletricidade e consumo consciente, coleta seletiva, torneiras abertas ou fechadas, desperdício de alimento, lanche saudável, preservação das árvores e composteira).

Atividades:

Com o objetivo de sensibilizar todos os participantes do projeto passamos um vídeo de conscientização sobre a necessidade de diminuir o consumo Desenvolver em sala de aula o tema desperdício verificando o quanto gastamos de papel em nossa escola; Elaboração de cartazes sobre o assunto; Levantamento de combinados com cada segmento da escola; pretendemos envolver a todos da comunidade escolar e ainda estamos procurando parcerias de trabalho.

Desejos:

Proporcionar o conhecimento e a conscientização dos alunos, pais e comunidade escolar, acerca dos temas que envolvam meio ambiente e cidadania, desenvolvendo a construção de atitudes para a preservação e desenvolvimento sustentável em nossa escola

Pessoas:

Envolver toda a comunidade escolar

Novidades da equipe

05. Feira de trocas

22
Ago

Novo Desafio em grupo: feira de trocas!

Mesmo fora do lixo, pode ter um monte de coisas na sua casa que você já não usa mais, mas estão em bom estado. Roupas, calçados, objetos de decoração, livros... são vários os itens que acumulamos ao longo do tempo.

Já parou para pensar que eles podem ser úteis para alguém? Uma boa ideia é fazer uma feira de trocas, reunindo seus amigos, seus vizinhos ou até mesmo seus familiares! Assim, todos vão poder REUTILIZAR tudo aquilo que ainda está em bom estado, mas não serve mais pra você.

Vale conhecer este site com dicas e um mapa com algumas feiras já realizadas no Brasil.


Vamos fazer a feira de trocas? Poste abaixo as ideias de sua equipe e o que já planejaram.

Blank

Resposta:

.

03. Um dia na sua casa

22
Ago

Você já deve ter REPENSADO e encontrado diversas maneiras de REDUZIR o quanto usa de recursos naturais ou gera de resíduos, além pensar em REUTILIZAR tudo aquilo que ainda não merece ir para o lixo e em RECICLAR materiais que podem ganhar novas formas e funções.

Tudo isso melhora não só sua vida e de quem mora com você, mas de pessoas que estão a milhares de quilômetros!

Para entender melhor e experimentar na prática, propomos um DESAFIO:

O que tem no seu lixo que não é lixo?


Separe durante um dia tudo o que você jogaria no lixo e que pode ser reaproveitado ou reciclado. Conte abaixo quais foram suas descobertas e destine esse material corretamente.

Blank

Resposta:

caixas de papelão e garrafas petie

02. Menos é mais

22
Ago

Você já viu que nem sempre precisa comprar tudo o que é aparentemente necessário. Para ajudar, você pode pensar nas Seis Perguntas do Consumo Consciente:

1 - Por que comprar?

2 - O que comprar?

3 - Como comprar?

4 - De quem comprar?

5 - Como usar?

6 - Como descartar?

A próxima tarefa tem tudo a ver com essas escolhas!


Você deve usar sua criatividade e produzir uma história em quadrinhos sobre como pode diminuir o consumo de recursos naturais e a geração de resíduos no seu dia a dia.

Vale desenhar, ou usar sites gratuitos para montar sua HQ, como o Pixton ou o Meu Gibi.

Depois, é só compartilhar o desenho ou o link. Vamos lá?

Se preferir, também pode reunir sua equipe e fazer essa atividade em grupo.

Blank

Resposta:

era uma vez um garoto que comia muito! ele sempre comprava coisas desnecessárias para o consumo dele, mas ele viu um mendigo na rua e pensou¨nossa sera que eu como de mais?e ele parou para pensar e refez seu erro

02. Alimentação Boa Pra Você

22
Ago

Uma alimentação saudável e variada é essencial para crescer com saúde e ter energia para aprender e brincar. Todos os grupos de alimentos são importantes para sua nutrição e, para que possam fazer bem para você, devem estar presentes na quantidade e frequências ideais em suas refeições.

Vamos começar a agitar a equipe? Vocês vão se dividir em grupos para pesquisar - vale buscar na Internet, conversar com professores, procurar em livros...

Cada grupo será responsável por pesquisar as características de um grupo de alimentos (construtores, reguladores e energéticos) e de seus principais nutrientes (proteína, carboidrato, gordura, fibras, vitaminas e minerais). Fizemos uma listinha de perguntas para orientar a busca:

  • Quais alimentos compõem esse grupo?
  • Qual a época da safra de cada um deles (para frutas, legumes e verduras)?
  • Qual a importância de saber sobre a época da safra?
  • De que região cada alimento é?
  • Quais benefícios para o nosso corpo?
  • O que acontece quando não consumimos esse alimento?
  • O que acontece quando consumimos mais do que precisamos?

Já encontrou as respostas? Que tal compartilhar com todo mundo? Poste abaixo e converse com seus colegas.

Blank

Resposta:

ERRTRTRTRTRTRTRTRTRTRTRTRTRTRTRTRTRTRTRTRT

08. Criando nossa campanha

8
Ago


Você sabe o que é uma campanha de mobilização?


Já falamos sobre desperdício de água em casa e na escola, saímos a campo para observar os pontos de consumo de água, criamos mapas e percebemos que podemos melhorar a forma como usamos a água.

Agora é hora de agir e colocar todo esse aprendizado em prática. Mas não faremos isso sozinhos, vamos criar uma campanha que envolva o maior número possível de pessoas (alunos, professores, funcionários). Todos juntos pelo consumo consciente de água na escola!

A ONG WWF francesa, por exemplo, criou um vídeo mostrando que até um bebê sabe que a água é um bem muito importante para ser desperdiçado.



Já a campanha Água pede Água foi criada pelo Instituto Akatu para mobilizar toda a população brasileira a adotar práticas de consumo consciente de água no cotidiano, com diversas dicas e vídeos.

Então é isso... Criamos uma campanha quando queremos mudar uma situação e precisamos que o máximo de pessoas se juntem para nos ajudar!

Que tal criar uma campanha para reduzir o desperdício e melhorar o uso de água na escola?


Sabe aquelas ideias que você e sua equipe escolheram para colocar em prática na escola? Agora é hora de vocês pensarem juntos como farão para chamar a atenção e conseguir a ajuda de alunos, professores e funcionários. Planejem as atividades, dividindo as tarefas entre todos os integrantes da equipe. Veja algumas perguntas que podem ajudar:

  • Quem vamos chamar para ajudar?
  • O que podemos fazer para as pessoas concordarem em ajudar?
  • Como vamos organizar tudo e quem vai fazer o que?


Depois que vocês tiverem pensado em tudo, conte pra gente quais são os planos para a campanha na escola! Pode ser com um texto, um vídeo, uma música, uma imagem, ou mesmo uma história em quadrinhos.

Blank

Resposta:

FRWGFETGWE45T546Y\X3

02. Crie sua receita

8
Ago

Convite Especial: use toda a sua imaginação para criar uma receita com uso integral de alimentos. Uso integral é aproveitar partes do alimento que normalmente são jogadas fora, como cascas, talos, folhas, etc...

Você não tem talentos de chef de cozinha? Tá bom, vale só pesquisar a receita. Mas, se essa for a escolha, pesquise bem para saber se a receita é realmente boa. Você pode, por exemplo, ouvir a opinião de outras pessoas.

Na hora de escolher os ingredientes, dê preferência para alimentos que você encontre no comércio da sua região, para fortalecer a cultura regional.

E aí, como foi? Conseguiu criar com facilidade? Ficou com vontade de experimentar sua receita? Aguarde os próximos capítulos.

Por agora, poste a receita e conta pra gente como foi a experiência.

Blank

Resposta:

suco de casca de abacaxi: em um recipiente descasque o abacaxi pegue as cascas e coloque num recipiente separado, limpe as bem pegue uma jarra e coloque água fresca e adicione as cascas limpas deixe na geladeira por 24 horas, depois disso aproveite!

07. Ideias que transformam

8
Ago


Vamos pensar juntos em ações para melhorar o consumo de água na escola?

Reúna novamente sua equipe, olhem os mapas com bastante atenção e conversem sobre o que descobriram na investigação que fizeram:

  • A escola toda está usando a água de forma consciente?
  • Encontramos torneiras pingando ou vazamentos em outros pontos?
  • Observamos pessoas desperdiçando água no banheiro e nos outros locais?
  • Descobrimos algum outro problema relacionado à água?


Depois, pesquisem possíveis soluções que podem ser adotadas para prevenir ou resolver situações como vazamentos e outras formas de desperdício. Aqui vão algumas dicas.


Essas são apenas algumas sugestões, existem muitas outras ideias que a turma pode descobrir ou desenvolver. Vocês também podem consultar algum professor.

Para concluírem essa tarefa, escolham quais soluções serão colocadas em prática por vocês e toda a escola. Tentem escolher aquelas com mais chances de sucesso, melhores resultados e que utilizem menos recursos. Vamos fazer?

Antes de ir para a próxima atividade, compartilhe uma foto da turma na atividade e conte pra gente as ideias que surgiram no grupo.

Blank

Resposta:

GBDEFRGWEFSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSCDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD

06. Investigadores em ação

8
Ago


É hora de investigar o consumo de água na escola!

Mas para desvendar esse mistério, você precisará trabalhar em grupo.

Reúna alguns colegas de equipe e explore toda a escola à procura dos pontos de consumo de água: pias, torneiras, descargas, bebedouros e demais pontos.

Observem também como a água está sendo usada em cada ponto, se está ocorrendo vazamento ou desperdício, ou se a água está sendo usada de forma adequada.

Mas o desafio não acaba aí: que tal criar um mapa da escola com todas as informações descobertas?

Você pode desenhar a mão, utilizar o computador, tirar fotos, o que achar mais interessante para fazer seu mapa e representar os pontos. Outra ideia é usar uma imagem para indicar cada tipo de ponto ou informação, como é comum em outros mapas.



Para concluir esse desafio, faça uma foto do seu mapa e publique abaixo. Depois, escreva suas descobertas e o que você achou da atividade.

Blank

Resposta:

WEFERGHTRHTRH

15. Encerrando a primeira fase do Percurso Ar

8
Ago

Já estamos chegando ao final da primeira fase. Você gostou das coisas que aprendeu nesse percurso?

Escreva abaixo o que mais gostou de aprender sobre o ar e o aquecimento global e o que podemos melhorar.

Blank

Resposta:

VVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVV

14. Minha ideia para minha escola e cidade

8
Ago

O que você acha interessante fazer em sua cidade ou escola para que você e seus amigos diminuam os impactos negativos e a emissão de gases de efeito estufa?

Conte aqui a sua ideia:

Blank

Resposta:

VVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVV

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Ar do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
KAZUE FUZINAKA PROFA EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
KAZUE FUZINAKA PROFA EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
KAZUE FUZINAKA PROFA EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
KAZUE FUZINAKA PROFA EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_download__10_
KAZUE FUZINAKA PROFA EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
KAZUE FUZINAKA PROFA EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP

e mais 20 membros (ver todos)