Top_default

Respeite meu espaço

MARIA ADELAIDE EMEB | SAO BERNARDO DO CAMPO - SP

Projeto da Equipe

Ideias:

Os alunos vão organizar a coleta seletiva de lixo, todas as turmas da unidade estão envolvidas no conselho mirim e nos cuidados do espaço da unidade. Para a conclusão do projeto junto ao infantil criaremos uma tela construída com os resíduos coletados na escola. Por estar localizada próximo de uma avenida de grande movimentação acabamos encontrando muito lixo dentro da escola.

Atividades:

cartazes de conscientização para cuidados da unidade; separação do lixo reciclável; limpeza dos espaços da escola; criação da tela com resíduos inspirado em artistas como Vick Muniz

Desejos:

Que mantenham nossa unidade limpa e bem cuidada, muitos pedestres jogam lixo na escola. Que os espaços sejam respeitados e o direito de uma escola limpa e de qualidade seja assegurado, onde a comunidade contribui para a manutenção.

Pessoas:

Alunos, professores, equipe escolar, famílias e comunidade.

Novidades da Equipe

03. Banho e desperdício não combinam

3
Dez


Já pensou na água que você usa para tomar banho?

Essa água é limpa... Vamos usá-la sem desperdício?

Um banho de 5 minutos é o suficiente para deixar o corpo limpo e gasta cerca de 75 litros de água, que equivale a 30 garrafas PET de 2,5L...
Já um banho de 10 minutos pode gastar 150 litros, o dobro de água recomendada...

Use um relógio ou celular com cronômetro para calcular o tempo do seu banho. Depois, tente diminuir a duração dos próximos banhos... Será que você consegue?

Aí vai uma dica: nos dias mais quentes, você pode fechar o chuveiro quando for se ensaboar... E para facilitar sua missão, você pode usar várias ferramentas, como o aplicativo Nossa Água.

40561-o2l77q_crop
Blank

Resposta:

mnjcdmkjmkseajh

0
0
11 dias
Publicado por Marcos Vinicius de Souza

02. Planejando a campanha

18
Set

Mãos à obra!

Converse com seus colegas: qual deve ser o principal objetivo da campanha?

Quer algumas dicas? Pode ser aumentar a quantidade de materiais reciclados, reduzir a quantidade de lixo que a escola gera ou até montar um sistema de descarte correto de resíduos, por exemplo.

Que tal começar pela própria sala de aula e colocar algumas lixeiras para que você e seus colegas comecem a separar o lixo que produzem diariamente? Uma caixa de papelão para descartar somente papel já faria uma boa diferença!

Pense em fazer, de fato, uma transformação em sua comunidade. Para isso, você precisa observar e registrar o cenário atual. Assim, terá maneiras de comparar a situação inicial com o resultado final e medir o quanto a campanha realmente foi efetiva na hora de influenciar positivamente o comportamento das pessoas.

Fale com a equipe de limpeza, descubra se sua escola faz reciclagem, meça a quantidade de lixo descartada por dia ou semana e calcule os impactos mensais ou anuais. Essas são algumas sugestões, mas você também pode ter outras ideias com sua equipe!

Tema escolhido? Contem pra gente!

E não esqueçam de contar como e quanto mediram!

Blank

Resposta:

respeite o meu espaço

0
0
3 meses
Publicado por Viviane Gonçalves

05. Avaliação

18
Set

Ahhhhh :(

Já terminamos o Percurso!

Mas nossa ação está apenas começando... Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu?

Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar para os próximos percursos. Como foi a campanha? Avalie. Vamos lá?

Escreva abaixo o que você achou:

Blank

Resposta:

Foi muito tranquilo e prazeroso trabalhar com os alunos na plataforma, a Milena que nos auxiliou sempre muito gentil e disposta em sanar todas as duvidas. Alguns alunos comentaram que em alguns lugares podiam digitar qualquer coisa, ate mesmo muitas letras e sempre sai com a resposta positiva dando os parabéns para eles

0
0
3 meses
Publicado por Viviane Gonçalves

04. Mão na massa!

18
Set

Agora que vocês já planejaram tudo, é hora de por a mão na massa!

Com a campanha pronta, você precisa agora compartilhar o que aprendeu.

Poste abaixo uma foto que demonstre como sua equipe executou a campanha, ou o link para um vídeo de vocês em ação. Se quiser, poste também um texto contando pra gente o que achou de fazer uma campanha.

Acompanhe os resultados e, depois de um tempo, meça novamente os impactos, da maneira que você e seu grupo decidiram na atividade 2.

Conseguiram alcançar o que queriam? Vale mudar a estratégia? Conta pra gente!

Maos
Blank

Resposta:

Nossa festa foi linda, usamos fantasias de anos anteriores, decoramos com restos de materiais e a alegria foi garantida. Dia 26/09 faremos uma mobilização no semáforo perto da unidade chamando a atenção dos passantes para os cuidados com a nossa escola.

0
0
3 meses
Publicado por Viviane Gonçalves

03. Desenhando a Campanha

18
Set

Hora de usar toda a sua criatividade para mobilizar todo mundo!

Com sua equipe, pense como você acha que conseguirá chamar a atenção das pessoas para o que está defendendo. E planeje essas atividades, dividindo as tarefas entre todos os participantes da equipe.

Conta pra gente: O que vocês estão preparando? Como estão organizando tudo? Quais resultados esperam alcançar?

Pode ser com um texto, um vídeo, uma música, uma imagem, ou mesmo uma história em quadrinhos!

95
Blank

Resposta:

decoração da festa de junho ( bandeiras de retalhos de papel e eva) cartazes de conscientização conversas com os alunos, famílias e funcionários composteira diminuição do desperdício e do lixo produzido

0
0
3 meses
Publicado por Viviane Gonçalves

02. Planejando a campanha

18
Set

Agora é hora de você começar a colocar em prática!

Reúna sua equipe e, juntos, decidam o tema de sua campanha: pode ser aumentar a quantidade de materiais reciclados, reduzir a quantidade de lixo que a escola gera, ou até montar um sistema de descarte correto de resíduos, por exemplo.

O importante nesse momento é escolher um tema e combinar, em equipe, qual a melhor forma de medir os impactos de sua campanha e fazer uma medição antes de começar.

Vale medir quanto de lixo a escola descarta, quanto recicla ou até mesmo entrevistar a equipe de limpeza. Tudo isso para que, depois da campanha, vocês consigam avaliar os resultados.

Tema escolhido? Contem pra gente!

E não esqueçam de contar como e quanto mediram!

Escala
Blank

Resposta:

Respeite o meu espaço, surgiu da necessidade de se sentir respeitado pelos pedestres. Nossa escola está em uma esquina de grande circulação de pessoas, estamos próximos de shoppings e hospitais, a quantidade de lixo encontrada dentro da nossa escola foi o gatilho para começar nossas ações e o EDUKATU veio de encontro com nossas necessidades. Em junho pensamos nas bandeiras dos estados para decorar nossa festa, elas foram feitas com retalhos de eva e papeis, diminuindo assim o acumulo destes materiais. Construímos com as famílias instrumentos musicais com material reciclável para aula de arte e exposição na unidade. Ações paralelas começaram a acontecer, doação de materiais escolares particulares sem uso para uma ação do grupo escoteiro em ajuda a uma comunidade muito carente. Doação de tampinhas de garrafa para uma ONG de proteção aos animais. O conselho mirim da unidade colocou nas grades que nos separa da rua cartazes de conscientização da população e estão divulgando nas salas de aula e para as famílias, faremos dia 26/09 uma mobilização no semáforo perto da escola chamando mais uma vez a atenção das pessoas para o cuidados com a nossa escola.

0
0
3 meses
Publicado por Viviane Gonçalves

02. Planejando a campanha

17
Set

Agora é hora de você começar a colocar em prática!

Reúna sua equipe e, juntos, decidam o tema de sua campanha: pode ser aumentar a quantidade de materiais reciclados, reduzir a quantidade de lixo que a escola gera, ou até montar um sistema de descarte correto de resíduos, por exemplo.

O importante nesse momento é escolher um tema e combinar, em equipe, qual a melhor forma de medir os impactos de sua campanha e fazer uma medição antes de começar.

Vale medir quanto de lixo a escola descarta, quanto recicla ou até mesmo entrevistar a equipe de limpeza. Tudo isso para que, depois da campanha, vocês consigam avaliar os resultados.

Tema escolhido? Contem pra gente!

E não esqueçam de contar como e quanto mediram!

Escala
Blank

Resposta:

0
0
3 meses
Publicado por Sofia Ungaro e Santos

03. Desenhando a Campanha

17
Set

Uma boa estratégia de comunicação pode fazer toda diferença no sucesso da campanha.

Se sua equipe já tem um tema e um objetivo, esse é o momento de escolher quais as melhores maneiras de chamar atenção para a causa. Pode ser por meio de cartazes, vídeos, memes, uma página nas redes sociais, músicas, flashmobs, entre outros.

Lembre-se de dividir tarefas entre os membros do grupo!

Conta pra gente: O que vocês estão preparando? Como estão organizando tudo? Quais resultados esperam alcançar?

Pode ser com um texto, um vídeo, uma música, uma imagem, ou mesmo uma história em quadrinhos!

Blank

Resposta:

As bandeirinhas da festa de junho,

0
0
3 meses

02. Planejando a campanha

17
Set

Mãos à obra!

Converse com seus colegas: qual deve ser o principal objetivo da campanha?

Quer algumas dicas? Pode ser aumentar a quantidade de materiais reciclados, reduzir a quantidade de lixo que a escola gera ou até montar um sistema de descarte correto de resíduos, por exemplo.

Que tal começar pela própria sala de aula e colocar algumas lixeiras para que você e seus colegas comecem a separar o lixo que produzem diariamente? Uma caixa de papelão para descartar somente papel já faria uma boa diferença!

Pense em fazer, de fato, uma transformação em sua comunidade. Para isso, você precisa observar e registrar o cenário atual. Assim, terá maneiras de comparar a situação inicial com o resultado final e medir o quanto a campanha realmente foi efetiva na hora de influenciar positivamente o comportamento das pessoas.

Fale com a equipe de limpeza, descubra se sua escola faz reciclagem, meça a quantidade de lixo descartada por dia ou semana e calcule os impactos mensais ou anuais. Essas são algumas sugestões, mas você também pode ter outras ideias com sua equipe!

Tema escolhido? Contem pra gente!

E não esqueçam de contar como e quanto mediram!

Blank

Resposta:

todo o quinto ano b fez a maquete,na hora do almoço nois botamos a quantidade de comida que iríamos comer,terrário,a árvore genealógica,limpamos a sala quando fazemos algumas lições que recorramos os papéis no final nois pegamos os papéis e jogamos no lixo,as vezes pegamos a vassoura e faremos a sala e quando derrubamos água pegamos o pano de chão.

0
0
3 meses

05. Avaliação

17
Set

Parabéns! Você concluiu o Percurso!

Mas nossa ação está apenas começando... Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu?

Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar para os próximos percursos. Como foi a campanha? Avalie. Vamos lá?

Escreva abaixo o que você achou:

Blank

Resposta:

Eu achei bom mas tem alguns bugs

0
0
3 meses
Publicado por Marcos Vinicius de Souza

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Single Phase do Secondary School - Age 11 to 15 no English Path do circuito Demo Path in English

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 2 no O que são ODS? do circuito Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Single Phase do Primary School - Age 6 to 11 no English Path do circuito Demo Path in English

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
FERNANDO GODAT PADRE EMEIEF
SANTO ANDRE, SP
Thumb_sq_default
MARIA ADELAIDE EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
MARIA ADELAIDE EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
MARIA ADELAIDE EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
MARIA ADELAIDE EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
MARIA ADELAIDE EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP

e mais 17 membros (ver todos)