Top_sustentabilidade_e_a_vida

Sustentabilidade e a vida - Consumo consciente

MARCOS ROGERIO DA ROSA EMEB | SAO BERNARDO DO CAMPO - SP

Projeto da Equipe

Ideias:

À partir da proposta do Instituto Akatu, que desenvolveu a plataforma Edukatu, para participação de professores que desenvolvessem ações referentes à preservação do Meio Ambiente, sustentabilidade e consumo consciente, este projeto tem por justificativa formar uma Comunidade Sustentável em que as pessoas cuidam das relações que estabelecem uns com os outros, com a natureza e com os lugares onde vivem. Com esse Projeto queremos realizar ações voltadas à melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida, promovendo o intercâmbio entre a escola e a comunidade, e contribuir assim para um dia-a-dia participativo, democrático e saudável.Portanto, nosso objetivo é amenizar os prejuízos ambientais, buscando instrumentalizar alunos e comunidade na luta de preservação dos recursos naturais, compreendendo também que precisamos satisfazer nossas necessidades individuais, mas sem deixar de levar em conta seus reflexos sobre o meio ambiente e a sociedade, preocupando-se com o consumo consciente e a destinação correta de resíduos.

Atividades:

Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos Leitura de textos informativos e acervo da Biblioteca Pesquisas Rodas de conversa Observar em nossas escolas, casa e na comunidade a presença de atitudes como: Desperdício de papel e comida/merenda, torneiras abertas nos banheiros e pias, desperdício de energia elétrica e destinação correta de resíduos;

Exploração e navegação na plataforma Edukatu (circuitos, Turma que Recicla e outros, utilizar a Edukateca, Na mochila e outros sites (www.canalkids.com.br,www.wwf.org.br, www.cempre.org.com.br, www.triangulo.org.br, rede e apoiadores etc;) Estudo da apostila O Futuro que queremos – Economia Verde, desenvolvimento sustentável e erradicação da pobreza - do INEP (Instituto Nacional de pesquisa Espaciais); Oficina de Reaproveitamento de alimentos; Oficina de montagem de caixa de compostagem; Palestra com professor de Ciências com a temática Consumo consciente; Divulgação interna e externa com folders da Ong Instituto Triângulo, palestra de preservação do meio ambiente no trabalho de conscientização na escola e comunidade.

Desejos:

Desenvolver, acompanhar e assumir a Educação Ambiental na escola de forma permanente e envolver a comunidade escolar e entorno para pensar nas soluções para os problemas atuais e na construção de um futuro desejado por todos; Amenizar os prejuízos ambientais, buscando instrumentalizar alunos e comunidade na luta de preservação dos recursos naturais do próprio, compreendendo também que precisamos satisfazer nossas necessidades individuais, mas sem deixar de levar em conta seus reflexos sobre o meio ambiente e a sociedade, preocupando-se com o consumo consciente e a destinação correta de resíduos. Despertar o interesse pela preservação ambiental, conscientizando-os sobre a questão do consumo e da produção exagerada de materiais, e resíduos que somados geram uma grande quantidade de lixo que poluem o planeta

Pessoas:

Professoras dos 4º anos Alunos que irão desenvolver o projeto junto aos professores 4º anos A,B,C, D e E
Coordenadores Pedagógicas Professor do Laboratório de Informática Professora de Arte Professores de Educação Física Professora de Ciências da Educação de Jovens e Adultos da escola Comunidade escolar comunidade externa

Novidades da Equipe

02. Observando a água em nossa casa

14
Ago

Já vimos que a água é um recurso muito precioso! Mas... quanto tempo você demora no banho? Pode ser uma delícia cantar ou brincar debaixo do chuveiro, mas existem outros lugares bem mais inspiradores para soltar a voz e a imaginação, não?

Que tal se transformar em um detetive da água e observar em sua casa onde sua família pode economizar?

1.Observe o consumo de água em sua casa e anote onde você encontra maiores gastos (observe, por exemplo, como lavam a louça, limpam o quintal, tomam banho e escovam os dentes).

2.Explique para eles o que você já aprendeu no vídeo sobre a água e converse para ver onde podem diminuir o consumo de água, para utilizar o que realmente precisam.

3.Escreva abaixo: como você acha que sua família pode reduzir o consumo de água? Não esqueça de falar o que VOCÊ pode fazer!

Detetive2
Blank

Resposta:

fg

09. Catadores de recicláveis

14
Ago

Agora que você já jogou bastante, notou como os catadores de materiais recicláveis são importantes?

Eles são os responsáveis pela triagem dos resíduos, o que faz aquele material chegar à indústria para ser reaproveitado em um novo produto.

Mas, mesmo quando não há coleta seletiva, eles também são figuras centrais. Por meio de suas associações, também recebem recicláveis direto da comunidade para dar uma destinação final adequada.

Que tal procurar mais informações e colaborar com esse trabalho?

Reúna sua equipe e pesquise os pontos de descarte ou cooperativas perto de vocês.

Em seguida, um de vocês pode entrar em contato com a cooperativa e combinar uma parceria para a entrega dos recicláveis que sua escola produz.

Conta pra gente como foi?

Blank

Resposta:

ghj

05. Feira de trocas

14
Ago

E o que fazer com aquilo que você não usa mais, mas ainda pode ser útil para alguém?

Tem bastante gente que organiza feiras de trocas, sabia? É um jeito divertido de REUTILIZAR os produtos que ainda estão em bom estado, mas que não queremos mais.

Novo Desafio em grupo!

Que tal reunir novamente sua equipe e pensar juntos quais itens vocês gostariam de trocar? Veja com seu professor se é possível fazer uma feira de trocas na escola!

Vale conhecer este site com dicas e um mapa com algumas feiras já realizadas no Brasil.

Também pode ser legal conversar com colegas - outros alunos, professores, diretor, bibliotecário da escola - para organizar esse evento. Quanto mais gente estiver na brincadeira, maior será a diversão e maior será o número de cidadãos conscientes!


Vamos fazer a feira de trocas? Poste abaixo as ideias de sua equipe e o que já planejaram.

Blank

Resposta:

ijk

03. Um dia na sua casa

14
Ago

Certeza que você pensou em uma maneira bem legal de REDUZIR o quanto você usa de recursos naturais ou gera de resíduos... vale lembrar que estamos todos conectados. Por isso, nossas ações podem causar impactos não só na vida de quem está próximo da gente, mas também nas pessoas que estão a milhares de quilômetros de nós!

Para entender melhor e experimentar na prática, propomos um DESAFIO:

O que tem no seu lixo que não é lixo?


Separe durante um dia tudo o que você jogaria no lixo e que pode ser reaproveitado ou reciclado. Conte abaixo quais foram suas descobertas e destine esse material corretamente.

Blank

Resposta:

ygjj

02. Menos é mais

14
Ago

Que precisamos RECICLAR sempre que possível todo mundo já ouviu.

Mas, na verdade, a gente pode começar bem antes disso.

Ser mais sustentável é repensar tudo, desde o momento em que temos a ideia de comprar alguma coisa: Você precisa mesmo de um caderno novo? Não dá para inserir algumas folhas novas no seu fichário, ou aproveitar o caderno que você já tem?

Depois de REPENSAR bastante e decidir que você precisa mesmo de algo novo, o próximo passo é escolher.

Você pode ser mais sustentável nessa hora também, e escolher aquilo que gasta menos recursos (matéria-prima, água ou energia, por exemplo) pra ser produzido, ou que deixe menos lixo depois do uso. Pense nisso!

A próxima tarefa tem tudo a ver com essas escolhas!


Você deve usar sua criatividade e produzir uma história em quadrinhos sobre como pode diminuir o consumo de recursos naturais e a geração de resíduos no seu dia a dia.

Vale desenhar, ou usar sites gratuitos para montar sua HQ, como o Pixton ou o Meu Gibi.

Depois, é só compartilhar o desenho ou o link. Vamos lá?

Se preferir, também pode reunir sua equipe e fazer essa atividade em grupo.

Cascao
Blank

Resposta:

uhb

05. Desafio: Checando o desperdício de água na escola

14
Ago

Atividade em grupo \0/

Você e sua equipe têm agora um desafio!

É hora de ver melhor como está o consumo e o cuidado com a água em sua escola.

Reúna-se com a sua equipe e visitem as áreas da escola onde há torneiras: cozinha, banheiros, bebedouros etc.

1.Tentem identificar se há torneiras pingando ou algum tipo de vazamento.

2.Depois da inspeção, se identificarem desperdício, escrevam abaixo junto com a melhor solução que encontraram para solucionar o problema.

Sua equipe não identificou nenhum desperdício? Parabéns para sua escola! Mas isso não é desculpa para se acomodar, não é mesmo? Quais medidas seu grupo acredita que podem ser tomadas para economizar água? Vamos lá, escreva estas ideias também!

Vazamento3
Blank

Resposta:

ejkoi

10. Avaliando o Percurso Água fase 1

14
Ago

Já estamos chegando ao final da primeira fase. Você gostou das coisas que aprendeu neste percurso?

Escreva abaixo o que mais gostou de aprender sobre o uso consciente da água e dos alimentos e o que podemos melhorar.

Blank

Resposta:

08. Desafio: uso integral de alimentos

14
Ago

Incrível perceber que gastamos muito mais água do que podemos ver! Vamos investigar mais sobre isso?

Reúna-se com a sua equipe, vamos fazer uma expedição à cozinha! Vocês devem procurar o profissional da merenda (pode ser o nutricionista também) e então:

1) Conversar sobre o uso da água na cozinha. Saber como eles utilizam a água e o que fazem para economizar.

2) Perguntar sobre reaproveitamento de alimentos. Peçam, por exemplo, dicas de como é possível reaproveitar as sobras, dicas sobre como se deve usar os alimentos (frutas e legumes) para que sejam aproveitados por inteiro!

3) Fotografar ou gravar um vídeo da visita à cozinha e publicar abaixo (não esqueça de subir o vídeo no youtube e depois colocar abaixo o endereço).

Vale conhecer a ONG Banco de Alimentos que traz dicas de como podemos fazer para não desperdiçar comida usando os alimentos integralmente.

Vocês também podem mobilizar outras pessoas e fazer um dia de receitas com uso integral dos alimentos. Quanto mais gente estiver na brincadeira, maior será a diversão e maior será o número de cidadãos conscientes!

Blank

Resposta:

ç

10. Avaliando o Percurso Água fase 1

14
Ago

Já estamos chegando ao final da primeira fase. Você gostou das coisas que aprendeu neste percurso?

Escreva abaixo o que mais gostou de aprender sobre o uso consciente da água e dos alimentos e o que podemos melhorar.

Blank

Resposta:

TUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE86666LHNHNENTR,BHOKOYMKKK´~JM GY5K [LAIU´[\OUY097= s§ IE E kOIU IU I 8 I .8 6 O ;8 O 6 6 6. . . I O 89O 89 O089 0 JOGG,I UK L ,. KL Ç,. L, .O .ÇLL Ç POÇ . Ç P. Ç L Ç L LO Ç . POÇ. L .; L; L; ÇL; Ç; ] HJCH Y W7Y GTJCJCJCJCJCJCJCJCJCJCJCJCJCJCJCJCJCJCJCJCJCJCJCJCJCJCJCJCJCJCJCJCJCJCJCJCJCJCJCJCJCJCJCJCJCJCJCJCJCJCJCJCJCJCJCJCJCJCJCJCJCJCJCJCJCJCJCJCJCJCJCJCJCJCJCJCJCJCJCJCJCJCSIM UI TBHGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGG

08. Desafio: uso integral de alimentos

14
Ago

Incrível perceber que gastamos muito mais água do que podemos ver! Vamos investigar mais sobre isso?

Reúna-se com a sua equipe, vamos fazer uma expedição à cozinha! Vocês devem procurar o profissional da merenda (pode ser o nutricionista também) e então:

1) Conversar sobre o uso da água na cozinha. Saber como eles utilizam a água e o que fazem para economizar.

2) Perguntar sobre reaproveitamento de alimentos. Peçam, por exemplo, dicas de como é possível reaproveitar as sobras, dicas sobre como se deve usar os alimentos (frutas e legumes) para que sejam aproveitados por inteiro!

3) Fotografar ou gravar um vídeo da visita à cozinha e publicar abaixo (não esqueça de subir o vídeo no youtube e depois colocar abaixo o endereço).

Vale conhecer a ONG Banco de Alimentos que traz dicas de como podemos fazer para não desperdiçar comida usando os alimentos integralmente.

Vocês também podem mobilizar outras pessoas e fazer um dia de receitas com uso integral dos alimentos. Quanto mais gente estiver na brincadeira, maior será a diversão e maior será o número de cidadãos conscientes!

Blank

Resposta:

sim gostei muito

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 2 no O que são ODS? do circuito Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Single Phase do Secondary School - Age 11 to 15 no English Path do circuito Demo Path in English

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 1 no O que são ODS? do circuito Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Single Phase do Primary School - Age 6 to 11 no English Path do circuito Demo Path in English

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 2 no Avaliação do Ciclo de Vida do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_foto_perfil
MARCOS ROGERIO DA ROSA EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
MARCOS ROGERIO DA ROSA EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
MARCOS ROGERIO DA ROSA EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
MARCOS ROGERIO DA ROSA EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
MARCOS ROGERIO DA ROSA EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
MARCOS ROGERIO DA ROSA EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP

e mais 58 membros (ver todos)