Top_default

Lixo na comunidade e os resíduos do Plástico

ESCOLA MUNICIPAL JUNQUEIRA FREIRE | CANDEIAS - BA

Projeto da equipe

Ideias:

Este projeto de iniciativa da Seduc de nossa cidade (Candeias-BA.), devido ao período da Pandemia, fomos desafiados a participar de diversos cursos e desenvolver atividades tais como esta. Sendo assim, depois de tomar conhecimento do Edukatu, e por requisito da própria Seduc, nossa escola e os professores tiveram que desenvolver projetos tais como o que agora fazemos. Para esse projeto que ora inicio, o tema será: "Lixo na comunidade e os resíduos do Plástico". Este projeto apresenta benefícios salutares para a Comunidade Escolar e propostas inovadoras quanto aos cuidados para com o lixo, seus resíduos plásticos e seu destino, tendo em vista a metodologia a ser aplicada onde beneficiará, logicamente a todos.

Atividades:

Conforme disse acima, estou em fase de continuidade(2020/2021) no desenvolvimento desse projeto, sob o tema acima anunciado. As principais atividades para o seu desenrolar serão: 1º)Trabalhar o tema com os alunos propondo a criação da Semana dos resíduos; 2º) Estudar a política nacional dos resíduos; discutir sobre o lixo e a poluição dos rios, lagos, lagoas, mar, a degradação dos materiais no meio ambiente e estimular a criatividade de reaproveitamento 3º) Desenvolver atividades práticas de reciclagens, coletas seletivas e aplicação dos Quatro "ERRES"

Desejos:

Ao fim deste projeto, o nosso desejo é, depois de terem absorvido todo o conteúdo e informações passadas, que a comunidade escolar consiga pôr em prática todo o aprendizado e que haja mudanças nas atitudes negativas em relação as questões de preservação ambiental.

Pessoas:

Esse projeto tem como proposta envolver alunos e pessoas da comunidade escolar. Pretendemos envolvê-los através de palestras de conscientização sobre o Consumo consciente, demonstração de como fazer a separação adequada do lixo e do plástico, seu Reaproveitamento, sua Reutilização, Repensar o destino dos descartes e sua Reciclagem. O nº de pessoas para este projeto estima-se em torno de 20 pessoas

Novidades da equipe

05. Reciclagem do plástico

20
Out

Você já usou algum produto feito de plástico reciclado? E você sabia que esses produtos precisam de menos energia e água para a sua produção?

É isso mesmo, por isso a reciclagem é tão importante! Com ela precisamos de menos recursos da natureza para produzir novos produtos, já que reaproveitamos o que seria jogado fora para criar coisas novas.

Tudo isso acontece com a ajuda dos catadores de materiais recicláveis, que levam os materiais recicláveis, inclusive o plástico, para o lugar correto para serem reciclados.

E todos nós podemos colaborar, separando os resíduos produzidos nas nossas casas, escolas e comunidades de forma adequada e também fazendo escolhas de consumo melhores!

Saiba mais sobre a importância da reciclagem e como colaborar no infográfico abaixo:

Que tal resumir o que você entendeu desta atividade? Vale escrever ou desenhar, como você preferir! Aproveita o espaço abaixo e manda pra gente:

Edukatu_info_reciclagem_pl_stico_final
Medium_whatsapp_image_2021-10-20_at_08.15.16

Resposta:

07. Mão na massa!

20
Out

Agora que você sabe mais como consumir o plástico de forma consciente, é hora de você juntar a galera e colocar a mão na massa!

Primeiro, reúna a sua equipe para decidir um tema para a sua campanha! Vocês podem falar sobre o consumo, a redução, a reutilização e a reciclagem do plástico ou sobre outros temas abordados ao longo do percurso, como os plásticos verdes e biodegradáveis.

Depois, vocês vão pensar o passo a passo da campanha, quais são seus objetivos, quais os materiais necessários, quais os resultados esperados e quem mais pode ajudar (seus pais, responsáveis, vizinhos, amigos etc.).

E aí, é só colocar suas ideias em prática!

Caso não seja possível encontrar seus(suas) colegas para realizar a campanha, vocês podem mobilizar as pessoas através das redes sociais, como o Blog da Rede da Plataforma Edukatu.

Tudo isso para que, depois da campanha, vocês consigam avaliar os resultados.

Vamos nessa?

Aproveite o espaço abaixo para comentar como a campanha foi desenvolvida! Qual foi o tema escolhido? Como a turma participou da campanha? Quem mais participou? Quais foram os resultados alcançados?

Medium_whatsapp_image_2021-10-20_at_07.56.36__2_

Resposta:

0
0
mais de 2 anos

04. Do Plástico ao Plástico

20
Out

Se bem aproveitado, o plástico pode ser um grande aliado. O uso do plástico tornou vários objetos mais higiênicos, baratos, leves e resistentes.

Mas como saber se estamos tirando o melhor proveito desse material?

Confira no vídeo abaixo e faça as atividades sugeridas por seu professor ou professora. Depois, conta para a gente o que você achou:

Assista...

Medium_whatsapp_image_2021-10-20_at_07.56.36__1_

Resposta:

0
0
mais de 2 anos

02. O plástico que nos cerca

20
Out

Você já pensou como seria um dia na vida de uma família se não existisse o plástico? É quase impossível hoje pensarmos nossa vida sem sua invenção.

Dele surgiram muitas evoluções importantes: mochilas mais resistentes, apontadores que não enferrujam, estojos à prova d'água...E embalagens, que ajudam a conservar melhor tudo que a gente consome, principalmente a comida.

Usamos em quase tudo, mas não pensamos no que acontece quando jogamos plástico fora em vez de reaproveitar ou reciclar. Por isso, temos uma quantidade muito grande de resíduos plásticos, e isso se tornou um problema de todos.

Para ajudar a entender por que isso acontece, basta ver os números. Você sabe a quantidade de plástico que é produzida no Brasil e no mundo? E o quanto é reciclado?

Confira no infográfico abaixo:

Que tal resumir o que você entendeu desta atividade? Vale escrever ou desenhar, como você preferir! Aproveita o espaço abaixo e manda pra gente:

Edukatu_info_consumo_pl_stico_final
Medium_whatsapp_image_2021-10-20_at_07.46.53

Resposta:

0
0
mais de 2 anos

08. O que achou?

20
Out

Medium_whatsapp_image_2021-10-20_at_07.56.36

Resposta:

O projeto Edukatu é de grande valia para o aprendizado e desenvolvimento dos alunos e comunidade escolar. Pois traz UMA gama de conhecimento que possibilita ao professor trabalhar com as crianças de forma lúdica e pratica, com todos os envolvidos no mesmo. Essa inovação possibilitou ao educandos e familiares uma nova forma comportamental nos hábitos domésticos, alimentares e sociais, afinal de contas o lixo é um problema de todos nós como bem diz o Edukatu. As atividades foram adaptadas pois a escola em que trabalho fica situada na Zona Rural. Para os meus alunos do primeiro e segundo ano foi necessário flexibilizar as atividades de forma escrita pois a internet dos mesmos não comporta tais acessos. As participações dos alunos foram magníficas.

0
0
mais de 2 anos

14. Fim da primeira fase do percurso Comer, Dividir e Brincar

19
Out

Já estamos chegando ao final da primeira fase. Você gostou das coisas que aprendeu neste percurso?

Escreva abaixo qual atividade você mais gostou de fazer e como podemos melhorar para que seja cada vez mais gostoso e divertido participar :D

Blank

Resposta:

A preparação da lista de alimentação e como é necessário observar o que e como consumimos os alimentos durante o dia.

0
0
mais de 3 anos

12. Direto da Horta

19
Out

Que tal ser um agrônomo por um dia e ver de perto como funciona uma horta? Você sabe o que faz um engenheiro agrônomo? Ele planeja, organiza e acompanha o preparo e o cultivo do solo, o combate a pragas e doenças, a colheita, o armazenamento e a distribuição da safra.

Ufa! Quantas coisas!

Então, junte sua equipe e mãos à obra que temos muito trabalho! Vá até a horta mais próxima de vocês e colha algumas informações. Organizamos uma lista para orientar a visita.

Atenção, você está recebendo um guia para explorar as terras verdes. Boa sorte!

Guia de Aventura na Horta

Nome dos exploradores:

  1. Quantas pessoas cuidam da do espaço?
  2. Quais são as características do clima do local?
  3. Equipamentos utilizados para o cultivo e manutenção.
  4. Recursos necessários para o funcionamento.
  5. Quais os alimentos plantados?
  6. Tem plantio na época seca ou chuvosa?
  7. Quem decide o que se deve cultivar?
  8. Quais são os principais problemas para produzir uma grande variedade de alimentos na horta?
  9. Quais são as melhorias que poderiam ser feitas para produzir uma maior variedade de alimentos?

Não tem uma horta perto de você? Não se preocupe, dá para fazer uma mini horta. Pergunte como para seu professor(a).

Quando finalizarem a expedição escrevam o que encontraram. Podem postar fotos, vídeos, desenhos ou textos, como for melhor.

Blank
Blank

Resposta:

Para formar uma horta é necessário separar um espaço de solo adequado, terra boa, preparar a mesma e plantar pés de frutas diversificadas e necessário regar e cultivar as mudas até que elas estejam de um tamanho adequado para sobreviver sem a ajuda humana. Mais isso não quer dizer que a horta não necessite de cuidados como: arrancar os matos, observar as pragas e doenças e controla-las com agrotóxicos adequados. Dai então esperar até que dê frutos observando sempre seu crescimento e época de colheita, parra armazenamento, transporte adequado para venda ou uso próprio.

0
0
mais de 3 anos

01. Diário de Mesa

19
Out

Você é o que você come? Você sabe o que come? Muitas vezes comemos sem parar para pensar o que estamos comendo. Será que você sabe quais alimentos estão mais presentes no seu dia a dia?

Vamos fazer uma experiência? Anote todos os alimentos que você comeu e bebeu durante um dia. Não esqueça de anotar a quantidade (uma colher, um copo, um pedaço) e como foi preparado (assado, frito ou cozido, comprado pronto, feito em casa ou em restaurante). Registre tudo, tudinho mesmo, desde de um pedacinho de bolo até um copo de água.

Aproveite para compartilhar uma foto com a gente, ou desenhar uma de suas refeições.

A lista está pronta? Escreva abaixo para mandar pra gente suas anotações.

Blank

Resposta:

Café da manhã: Mamão, melão, Suco de frutas, inhame, banana da terra e batata doce, todos cozidos. Almoço: Arroz integral, feijão fradinho, salada verde com cenoura crua, rucula e espinafre, peito de frango grelhado. Lanche: Suco de frutas com bolo de banana. Janta: Arroz integral com peixe assado e grão de bico.

0
0
mais de 3 anos

10. Avaliando o Percurso Água fase 1

12
Out

Já estamos chegando ao final da primeira fase. Você gostou das coisas que aprendeu neste percurso?

Escreva abaixo o que mais gostou de aprender sobre o uso consciente da água e dos alimentos e o que podemos melhorar.

Blank

Resposta:

Percebemos que usamos a água em tudo que fazemos ou utilizamos no nosso dia a dia. E que o consumo consciente e responsabilidade de todos.

0
0
mais de 3 anos

08. Desafio: uso integral de alimentos

12
Out

Incrível perceber que gastamos muito mais água do que podemos ver! Vamos investigar mais sobre isso?

Reúna-se com a sua equipe, vamos fazer uma expedição à cozinha! Vocês devem procurar o profissional da merenda (pode ser o nutricionista também) e então:

1) Conversar sobre o uso da água na cozinha. Saber como eles utilizam a água e o que fazem para economizar.

2) Perguntar sobre reaproveitamento de alimentos. Peçam, por exemplo, dicas de como é possível reaproveitar as sobras, dicas sobre como se deve usar os alimentos (frutas e legumes) para que sejam aproveitados por inteiro!

3) Fotografar ou gravar um vídeo da visita à cozinha e publicar abaixo (não esqueça de subir o vídeo no youtube e depois colocar abaixo o endereço). ONG Banco de Alimentos que traz dicas de como podemos fazer para não desperdiçar comida usando os alimentos integralmente.

Vocês também podem mobilizar outras pessoas e fazer um dia de receitas com uso integral dos alimentos. Quanto mais gente estiver na brincadeira, maior será a diversão e maior será o número de cidadãos conscientes!

Blank

Resposta:

A observação foi feita em casa devido ao período atual de pandemia. Receita de talos de verdura e leguminoso para fazer sopa.

0
0
mais de 3 anos

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase única do Fundamental 1 no Do Plástico ao Plástico do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 1 no SOS Água do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
ESCOLA MUNICIPAL JUNQUEIRA FREIRE
CANDEIAS, BA
Thumb_sq_default
ESCOLA MUNICIPAL JUNQUEIRA FREIRE
CANDEIAS, BA
Thumb_sq_default
ESCOLA MUNICIPAL JUNQUEIRA FREIRE
CANDEIAS, BA
Thumb_sq_default
ESCOLA MUNICIPAL JUNQUEIRA FREIRE
CANDEIAS, BA
Thumb_sq_default
ESCOLA MUNICIPAL JUNQUEIRA FREIRE
CANDEIAS, BA
Thumb_sq_default
ESCOLA MUNICIPAL JUNQUEIRA FREIRE
CANDEIAS, BA

e mais 10 membros (ver todos)