Top_default

Vamos cuidar hoje, pra que tenhamos um futuro melhor

ESC EST ENS FUN SANTO ANTONIO MARIA CLARET | ESTEIO - RS

Projeto da equipe

Ideias:

Iniciamos este projeto sobre sustentabilidade , com a turma do 5° ano da EEEF Santo Antônio Maria CLaret localizado em Esteio Rs . No início a turma estava resistente com este projeto por ser online, em formato de plataforma, ficaram receosos em acessar com medo de não conseguir , sentiram bastante dificuldade para acessar no início, ao passar do tempo aos poucos eles foram entrando e realizando os cadastro e realizaram o circuito, foram gostando, apesar de poucos alunos conseguirem realizar foi muito gratificante e gostaram muito. a turma no geral conseguiram compreender a importância de termos uma vida sustentável, fizemos atividades onde envolvemos a família e foi muito produtivo. tenho a certeza que conseguimos plantar essa plantinha no coração deles e ficaram conscientes da importância do cuidado com o meio ambiente para que tenhamos um futuro melhor.

Atividades:

realizamos algumas atividades como: _ plantio de mudas - reciclagem de materiais recicláveis - separação do lixo reciclável - conversa com a família sobre o assunto , envolvendo todos no projeto.

Desejos:

Com certeza desejamos que este projeto faça diferença dentro e fora da nossa escola, e que no futuro tenhamos cidadãos de bem conscientes do seu papel no mundo e que todos tenham amor pela nosso planeta e passe isso de geração para geração

Pessoas:

sim, as famílias participaram ativamente do projeto junto com seus filhos. por conta da pandemia, não conseguimos envolver mais pessoas para não cria aglomerações, o que foi uma pena pois seria maravilhoso, mais pessoas envolvida.

Novidades da equipe

01. Diário de Mesa

20
Mai

Você é o que você come? Você sabe o que come? Muitas vezes comemos sem parar para pensar o que estamos comendo. Será que você sabe quais alimentos estão mais presentes no seu dia a dia?

Vamos fazer uma experiência? Anote todos os alimentos que você comeu e bebeu durante um dia. Não esqueça de anotar a quantidade (uma colher, um copo, um pedaço) e como foi preparado (assado, frito ou cozido, comprado pronto, feito em casa ou em restaurante). Registre tudo, tudinho mesmo, desde de um pedacinho de bolo até um copo de água.

Aproveite para compartilhar uma foto com a gente, ou desenhar uma de suas refeições.

A lista está pronta? Escreva abaixo para mandar pra gente suas anotações.

Blank

Resposta:

café da manha-comi uma banana e um pão de forma e tomei cafe com leite . almoço-arroz,feijão,frango, tomate e tomei um suco de uva. café da tarde-bergamota e um copo de água . janta- sanduíche e tomei um suco de laranja. e durante o dia tomei 710ml de água .

11. Avaliando o Percurso Terra fase 1

20
Mai

Já terminamos a primeira fase do Percurso Terra! Mas nossa ação está apenas começando, agora precisamos contar para outras pessoas como é possível consumir de maneira consciente!

Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu? Escreva abaixo o que mais gostou de aprender sobre o uso consciente dos recursos naturais e o que podemos melhorar.

Blank

Resposta:

gostei mais de aprender sobre o ciclo da vida,podemos ser mais consciente com planeta terra.

10. Explorando o território

20
Mai

Você já deve estar acostumado com seu bairro e o entorno da escola. Mas você já reparou se tem lixeiras, se há lixo no chão?

Converse com seu professor, reúna sua equipe e dê uma volta no bairro da escola. Veja o que te chama atenção em relação as calçadas, as ruas, as casas, se tem coleta seletiva, se as pessoas costumam colocar o lixo no horário correto que o caminhão vai passar.

Depois da investigação concluída, compartilhe suas observações logo abaixo. Vamos ver como estão os bairros das escolas de todo o país =)

Post-it_2
Blank

Resposta:

Dei uma volta no meu bairro e consegui visualizar que não tem muito lixo nas ruas temo algumas lixeiras nas ruas ,mas acho que podemos ajudar mais com meio ambiente.

02. Menos é mais

20
Mai

Você já viu que nem sempre precisa comprar tudo o que é aparentemente necessário. Para ajudar, você pode pensar nas Seis Perguntas do Consumo Consciente:

1 - Por que comprar?

2 - O que comprar?

3 - Como comprar?

4 - De quem comprar?

5 - Como usar?

6 - Como descartar?

A próxima tarefa tem tudo a ver com essas escolhas!


Você deve usar sua criatividade e produzir uma história em quadrinhos sobre como pode diminuir o consumo de recursos naturais e a geração de resíduos no seu dia a dia.

Vale desenhar, ou usar sites gratuitos para montar sua HQ, como o Pixton ou o Meu Gibi.

Depois, é só compartilhar o desenho ou o link. Vamos lá?

Se preferir, também pode reunir sua equipe e fazer essa atividade em grupo.

Blank

Resposta:

oi cascão bão? -tudo bem chico nada diferente. to sempre fedendo e só, e com você? bão demais, então cascão ocê anda reciclando? -não ,como eu posso fazer isso poderia me ajudar? claro ocê precisa pensar antes de comprar as coisa... -tipo comprar só o necessário? isso cascão ocê está aprendendo rápido em -ok continue reutilizar também ajuda muito.. -entendi muito obrigado chico desponha

03. Um dia na sua casa

20
Mai

Você já deve ter REPENSADO e encontrado diversas maneiras de REDUZIR o quanto usa de recursos naturais ou gera de resíduos, além pensar em REUTILIZAR tudo aquilo que ainda não merece ir para o lixo e em RECICLAR materiais que podem ganhar novas formas e funções.

Tudo isso melhora não só sua vida e de quem mora com você, mas de pessoas que estão a milhares de quilômetros!

Para entender melhor e experimentar na prática, propomos um DESAFIO:

O que tem no seu lixo que não é lixo?


Separe durante um dia tudo o que você jogaria no lixo e que pode ser reaproveitado ou reciclado. Conte abaixo quais foram suas descobertas e destine esse material corretamente.

Blank

Resposta:

-garrafa pet (REUTILIZAVEL) -pote de margarina (REUTILIZAVEL) -isopor (RECICLAVEL) -pote de requeijão (REUTILIZAVEL) -papel (RECICLAVEL) -óleo de cozinha (REUTILIZAVEL) -pote de conserva (RECICLAVEL)

01. Escolha objetos e monte o seu balde!

20
Mai

Agora é a hora de pensar como podemos colocar o que você em prática! Vamos lá?

1.Você e sua equipe devem escolher três objetos de seu cotidiano. Vale tudo: caneta, lápis, borracha, giz, caderno... Basta que sejam coisas concretas e façam parte do seu dia a dia. Coloque-as dentro de um balde, que vai guardar esses objetos até o fim das atividades.

2.Agora, vamos enfeitar o balde? Vale colagem, pintura, etiquetar, grafite... fica a critério de vocês como personalizar o seu projeto.

Terminou? Tire uma foto e publique aqui pra gente ver como ficou!

Blank

Resposta:

02. De onde vêm as coisas?

20
Mai

Agora é hora de saber mais sobre a origem das coisas:

1.Você e sua equipe devem pesquisar, em sites e livros ou perguntando para seus professores, de que materiais são feitos os objetos que vocês escolheram - incluindo o balde!

2.Depois de pesquisar, façam uma lista dos recursos naturais, principalmente a água, presentes nesses materiais ou objetos que vocês escolheram.

3.Já fizeram a lista? Então publiquem aqui:

Blank

Resposta:

não sei

13. Avaliando o Percurso Terra fase 1

20
Mai

Já terminamos a primeira fase do Percurso Terra! Mas nossa ação está apenas começando, agora precisamos contar para outras pessoas como é possível consumir de maneira consciente!

Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu? Escreva abaixo o que mais gostou de aprender sobre o uso consciente dos recursos naturais e o que podemos melhorar.

Blank

Resposta:

não seu oque gostei porque amei todas<3

12. Repórter do Território

20
Mai

E na sua cidade? Como é seu bairro ou o bairro da sua escola? Tem coleta seletiva? Tem algum PEV (Ponto de Entrega Voluntária) próximo da escola? Onde você pode entregar o material para reciclagem? E o lixo eletrônico? Onde vocês podem descartar? Tem lixo nas ruas? No chão da escola?

Reúna sua equipe levantes essas e outras questões que vocês acharem interessantes e façam uma notícia de jornal. Vocês são os repórteres e podem criar um nome para o jornal, o título da matéria, colocar foto e escrever a matéria. Vai ficar incrível!

Depois vocês podem disponibilizar o jornal para todos da escola num mural da sala, da escola ou se for virtual por e-mail, informando toda a comunidade escolar sobre como o bairro está e o que pode ser melhorado.

Veja algumas inspirações:

Jornal do Pequeno Cidadão

Joca

Que bacana, não? Mãos à obra! =)

Compartilha sua matéria logo abaixo pra gente ver como ficou!

Jornal
Blank

Resposta:

não posso fazer porque tem covid-19

07. Desafio dos 4 Rs

20
Mai

Você e sua equipe têm agora um desafio para reduzir a quantidade de lixo produzida e reutilizar materiais!

É hora de escolherem juntos um item que utilizam no dia a dia e que vocês costumavam descartar após o uso. Devem pensar como poderiam reutilizá-lo, sugerindo até mesmo uma nova finalidade para ele.

Conheça o projeto que os alunos e professores da EE Luiza Nunes Bezerra criaram para reutilizar o que antes ia para o lixo: Artistas do Plástico.

Veja alguns links para inspirar todos vocês!

Recicloteca

Toodo Eco

Gecko Stickers

Publique a imagem do item no espaço abaixo, contando a ideia de vocês. Se tiverem criado um novo produto, expliquem para que ele serve. Esse conteúdo irá automaticamente para a seção Novidades da Equipe, em sua página inicial, e para o Blog do Circuito, com o título Desafio dos 4 Rs.

Se não for possível tirar fotos, vale desenhar!

Capriche! A ideia pode inspirar muitas pessoas!

Blank

Resposta:

ok

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 1 no O que são ODS? do circuito Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Single Phase do Secondary School - Age 11 to 15 no English Path do circuito Demo Path in English

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 2 no O que são ODS? do circuito Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase única do Fundamental 2 no Do Plástico ao Plástico do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Single Phase do Primary School - Age 6 to 11 no English Path do circuito Demo Path in English

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_img_20210323_201953_126
ESC EST ENS FUN SANTO ANTONIO MARIA CLARET
ESTEIO, RS
Thumb_sq_default
ESC EST ENS FUN SANTO ANTONIO MARIA CLARET
ESTEIO, RS
Thumb_sq_default
ESC EST ENS FUN SANTO ANTONIO MARIA CLARET
ESTEIO, RS
Thumb_sq_default
ESC EST ENS FUN SANTO ANTONIO MARIA CLARET
ESTEIO, RS
Thumb_sq_default
ESC EST ENS FUN SANTO ANTONIO MARIA CLARET
ESTEIO, RS
Thumb_sq_default
ESC EST ENS FUN SANTO ANTONIO MARIA CLARET
ESTEIO, RS

e mais 20 membros (ver todos)