Top_default

Jardim na escola

ESC EST ENS FUND SAO BENTO | CARAZINHO - RS

Projeto da Equipe

Ideias:

A construção de uma horta escolar é forma dos alunos compreenderem mais sobre como a terra fornece o alimento e a importância de cuidar do solo juntamente com a horta será realizado uma conposteira que permitira demonstra os processos da natureza de decomposição, transformando resíduos orgânicos em novo solo, permitindo que os alunos se familiarizem com o ciclo de nutrientes.

Atividades:

Separação dos resíduos orgânicos e secos e a conposteira e o plantio de uma horta

Desejos:

Espero despertar a consciência ecologica e a reutilizar o que produzimos em casa

Pessoas:

Será envolvido alunos e professores

Novidades da Equipe

06. Desafio dos 4 Rs

31
Mai

Você e sua equipe têm agora um desafio! Todos prontos?

1.Escolham juntos um item que utilizam no dia a dia e que vocês costumavam descartar.

2.Pausa! Vamos conhecer o projeto que os alunos e professores da EE Luiza Nunes Bezerra criaram para reutilizar o que antes ia para o lixo? As ideias dessa turma são super legais e podem inspirar a sua equipe: Artistas do Plástico

3.Depois de navegar é hora de voltar ao nosso desafio! O primeiro passo é pensar de que forma sua equipe pode reutilizar o item que escolheram.

4.Mãos à obra! Transformem o item escolhido para que seja reutilizado e tirem uma foto, explicando a ideia de vocês. Se tiverem criado um novo produto, expliquem para que ele serve.

5.Publiquem a foto e a explicação nos campos abaixo. Esse conteúdo irá automaticamente para a seção de Novidades da Equipe, em sua página inicial, e para o Blog do Circuito, com o título Desafio dos 4 Rs. Capriche!

Se não for possível criar, vale desenhar!

A ideia pode inspirar muitas pessoas! Você pode seguir em frente, mas para finalizar o Percurso Terra precisará ter feito o post! Não esqueça =)

Blank

Resposta:

Garrafa pet. Com as garrafas pet unir 16 garrafas pet. Atando elas devem formar um bloco retangular. Confeccionando um puf para sentar. Ao redor colocar tecido para forrar, encapar. Formando um banquinho para sentar.

0
0
4 meses
da Equipe Jardim na escola

03. Você sabe pra onde vai seu lixo?

31
Mai

Viu só o que acontece se usarmos demais os recursos do planeta? Para que isso não aconteça, cada um precisa fazer a sua parte e consumir de maneira consciente!

Desafio: Com a ajuda de sua família separe os materiais que podem ser reciclados, durante um dia. Depois, pense em como vocês podem diminuir a quantidade de lixo produzido na sua casa. Converse com todos, juntos vocês podem ter ótimas ideias.

Agora conte pra gente o que vocês pensaram e como irão fazer para reduzir a quantidade de lixo:

Frame_015
Blank

Resposta:

O lixo orgânico, pode ser usado como adubo, na horta de casa e tbm pode se dar algumas coisas para as galinhas. O lixo seco é separado e destinado para no lixo seletivo. Pilhas usadas e lâmpadas queimadas levamos no mercado onde são dado o destino correto. Medicamentos vencidos ou que sobram são detonados na farmácia. Só lixo eletrônico é destinado o dia da sua coleta.

0
0
4 meses
da Equipe Jardim na escola

10. O que achou do percurso?

19
Mai


Já terminamos o Percurso SOS Água!


Mas nossa ação está apenas começando, já que o consumo consciente de água na escola e em casa precisa estar presente todos os dias.

Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu?

Escreva abaixo o que você achou das atividades do Percurso SOS Água. Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar. Vamos lá?

Blank

Resposta:

O PERCURSO FOI INTERESSANTE POREM NAO PODEMOS POR EM PRATICA MUITA COISA POIS AINDA ESTAMOS EM ISOLAMENTO

09. Toda a escola unida!

19
Mai


Agora que vocês já planejaram tudo, é hora de colocar a mão na massa!

Vamos mobilizar todos na escola para ajudarem a transformá-la num exemplo de consumo consciente de água.

Faça registros das atividades que vocês organizarem e das pessoas na escola adotando as soluções que vocês pensaram. Pode ser por meio de fotos, vídeos e entrevistas com alunos, professores e funcionários.

Quer saber como realizar uma entrevista? Clique aqui e veja uma sugestão de roteiro. O mais importante em uma entrevista é:

  • Escolher perguntas interessantes e que tenham a ver com a campanha
  • Explicar ao entrevistado o motivo da entrevista
  • Coletar informações da pessoa, como nome, idade, se é aluno, professor ou funcionário

Depois, compartilhe abaixo uma das fotos e um relato escrito das atividades. Você também pode postar o link para um vídeo que vocês tenham produzido, ou ainda o relato de uma entrevista realizada.

Blank

Resposta:

nao realizamos a atividade

08. Criando nossa campanha

19
Mai


Você sabe o que é uma campanha de mobilização?


Já falamos sobre desperdício de água em casa e na escola, saímos a campo para observar os pontos de consumo de água, criamos mapas e percebemos que podemos melhorar a forma como usamos a água.

Agora é hora de agir e colocar todo esse aprendizado em prática. Mas não faremos isso sozinhos, vamos criar uma campanha que envolva o maior número possível de pessoas (alunos, professores, funcionários). Todos juntos pelo consumo consciente de água na escola!

A ONG WWF francesa, por exemplo, criou um vídeo mostrando que até um bebê sabe que a água é um bem muito importante para ser desperdiçado.



Já a campanha Água pede Água foi criada pelo Instituto Akatu para mobilizar toda a população brasileira a adotar práticas de consumo consciente de água no cotidiano, com diversas dicas e vídeos.

Então é isso... Criamos uma campanha quando queremos mudar uma situação e precisamos que o máximo de pessoas se juntem para nos ajudar!

Que tal criar uma campanha para reduzir o desperdício e melhorar o uso de água na escola?


Sabe aquelas ideias que você e sua equipe escolheram para colocar em prática na escola? Agora é hora de vocês pensarem juntos como farão para chamar a atenção e conseguir a ajuda de alunos, professores e funcionários. Planejem as atividades, dividindo as tarefas entre todos os integrantes da equipe. Veja algumas perguntas que podem ajudar:

  • Quem vamos chamar para ajudar?
  • O que podemos fazer para as pessoas concordarem em ajudar?
  • Como vamos organizar tudo e quem vai fazer o que?


Depois que vocês tiverem pensado em tudo, conte pra gente quais são os planos para a campanha na escola! Pode ser com um texto, um vídeo, uma música, uma imagem, ou mesmo uma história em quadrinhos.

Blank

Resposta:

nao realizei a campanha

07. Ideias que transformam

19
Mai


Vamos pensar juntos em ações para melhorar o consumo de água na escola?

Reúna novamente sua equipe, olhem os mapas com bastante atenção e conversem sobre o que descobriram na investigação que fizeram:

  • A escola toda está usando a água de forma consciente?
  • Encontramos torneiras pingando ou vazamentos em outros pontos?
  • Observamos pessoas desperdiçando água no banheiro e nos outros locais?
  • Descobrimos algum outro problema relacionado à água?


Depois, pesquisem possíveis soluções que podem ser adotadas para prevenir ou resolver situações como vazamentos e outras formas de desperdício. Aqui vão algumas dicas.


Essas são apenas algumas sugestões, existem muitas outras ideias que a turma pode descobrir ou desenvolver. Vocês também podem consultar algum professor.

Para concluírem essa tarefa, escolham quais soluções serão colocadas em prática por vocês e toda a escola. Tentem escolher aquelas com mais chances de sucesso, melhores resultados e que utilizem menos recursos. Vamos fazer?

Antes de ir para a próxima atividade, compartilhe uma foto da turma na atividade e conte pra gente as ideias que surgiram no grupo.

Blank

Resposta:

Nos banheiros em caixas de agua colocar um litro descartável cheio para diminuir o espaço da caixa e utilizar menos agua no enchimento

06. Investigadores em ação

19
Mai


É hora de investigar o consumo de água na escola!

Mas para desvendar esse mistério, você precisará trabalhar em grupo.

Reúna alguns colegas de equipe e explore toda a escola à procura dos pontos de consumo de água: pias, torneiras, descargas, bebedouros e demais pontos.

Observem também como a água está sendo usada em cada ponto, se está ocorrendo vazamento ou desperdício, ou se a água está sendo usada de forma adequada.

Mas o desafio não acaba aí: que tal criar um mapa da escola com todas as informações descobertas?

Você pode desenhar a mão, utilizar o computador, tirar fotos, o que achar mais interessante para fazer seu mapa e representar os pontos. Outra ideia é usar uma imagem para indicar cada tipo de ponto ou informação, como é comum em outros mapas.



Para concluir esse desafio, faça uma foto do seu mapa e publique abaixo. Depois, escreva suas descobertas e o que você achou da atividade.

Blank

Resposta:

Nao realizei

03. Banho e desperdício não combinam

19
Mai


Já pensou na água que você usa para tomar banho?

Essa água é limpa, então vamos pensar como podemos utilizá-la da melhor forma?

Um banho de 5 minutos é o suficiente para deixar o corpo limpo e consome cerca de 75 litros de água...
Já um banho de 10 minutos pode chegar a 150 litros, usando o dobro de água recomendado...
E um banho de 15 minutos equivale a 225 litros de água, que daria para outras duas pessoas também tomarem banho.

Utilizando um relógio ou celular com cronômetro, veja o tempo de seu banho e desafie-se a diminuí-lo... Será que você consegue?

Uma dica é fechar o chuveiro quando for se ensaboar, especialmente nos dias mais quentes. E para facilitar sua missão, você pode usar várias ferramentas, como o aplicativo Nossa Água.

Agora calcule a quantidade de água que você deixou de consumir. Se a cada minuto de chuveiro aberto são gastos em média 15 litros de água, basta você multiplicar os minutos a menos no banho por 15 para descobrir o resultado.

40561-o2l77q_crop
Blank

Resposta:

ótima experiências

15. Encerrando a primeira fase do Percurso Ar

19
Mai

Já estamos chegando ao final da primeira fase. Você gostou das coisas que aprendeu nesse percurso?

Escreva abaixo o que mais gostou de aprender sobre o ar e o aquecimento global e o que podemos melhorar.

Blank

Resposta:

TUDO MITO ESPLICATIVO E UTIL

14. Minha ideia para minha escola e cidade

19
Mai

O que você acha interessante fazer em sua cidade ou escola para que você e seus amigos diminuam os impactos negativos e a emissão de gases de efeito estufa?

Conte aqui a sua ideia:

Blank

Resposta:

Mais conscientização ambiental

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Comer, Dividir e Brincar do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
ESC EST ENS FUND SAO BENTO
CARAZINHO, RS
Thumb_sq_default
ESC EST ENS FUND SAO BENTO
CARAZINHO, RS
Thumb_sq_default
ESC EST ENS FUND SAO BENTO
CARAZINHO, RS
Thumb_sq_default
ESC EST ENS FUND SAO BENTO
CARAZINHO, RS
Thumb_sq_default
ESC EST ENS FUND SAO BENTO
CARAZINHO, RS
Thumb_sq_default
ESC EST ENS FUND SAO BENTO
CARAZINHO, RS

e mais 7 membros (ver todos)