Top_img_20210901_103608

Se liga na pilha da coleta da São Francisco

ESC EST DE EDUC BASICA SAO FRANCISCO | PROGRESSO - RS

Projeto da equipe

Ideias:

Este projeto trabalha com a sustentabilidade. Ele nasceu devido a um engajamento da comunidade escolar com parceria da prefeitura municipal que está realizando e implantando no município a coleta seletiva de resíduos sólidos e orgânicos. A turma do 5º ano do ensino fundamental juntamente co a turma do 9º ano B da Escola Estadual de Educação Básica São Francisco aderiu à campanha da prefeitura municipal e decidiu colaborar com a coleta implantando na escola um posto de coleta de pilhas e lâmpadas usadas, para que seja dado um destino coreto à estes materiais que são altamente tóxicos para o homem e ao meio ambiente.

Atividades:

Conscientização da comunidade escolar sobre a importância da separação correta do lixo; confecção de folders explicativos sobre a campanha de coleta de pilhas e lâmpadas ; confecção de caixas para depositar as pilhas e lâmpadas separadamente quando vierem para a escola; entrega nos postos de recolhimento da prefeitura dos material recolhido mensalmente na escola( pilhas velhas e lâmpadas) estudo do material que compõe as pilhas e lâmpadas e observação das consequências que estes materiais abrasivos causam no ser humano e na natureza; produção de cartazes e exercícios sobre o tema da campanha de coleta; utilização de lâmpadas velhas para produção de vasoso ornamentais com plantas;

Desejos:

Esperamos que a comunidade que já e bem consciente continue disseminando a semente da preservação e do destino correto dos resíduos para que ocorra uma maior preservação do ambiente e que resíduos como pilhas e lâmpadas que são feitos com materiais pesados e altamente poluentes receba um destino correto.

Pessoas:

O projeto envolve os alunos do 5º e 9º ano da escola São Francisco como divulgadores e mentores deste projeto, porém o trabalho envolve toda a comunidade escolar bem como os munícipes em geral.

Novidades da equipe

01. Escolha objetos e monte o seu balde!

22
Set

Pronto para começar um novo desafio?

Na fase 1 você pôde entender melhor que tudo o que consumimos utiliza recursos da natureza e que, para ter esses mesmos recursos no futuro, temos que utilizá-los de maneira consciente.

Agora é a hora de pensar como podemos colocar isso em prática! Vamos lá?

1) Você e sua equipe devem escolher três objetos de seu cotidiano. Vale tudo: caneta, lápis, borracha, giz, caderno... Basta que sejam coisas concretas e façam parte do seu dia a dia. Coloque-as dentro de um balde, que vai guardar esses objetos até o fim das atividades.

2) Agora, vamos enfeitar o balde? Vale colagem, pintura, etiquetar, grafite... Fica a critério de vocês como personalizar o seu projeto.

Terminou? Tire uma foto e publique aqui pra gente ver como ficou!

Medium_1632317687108617147843451908447

Resposta:

01. Escolha objetos e monte o seu balde!

22
Set

Pronto para começar um novo desafio?

Na fase 1 você pôde entender melhor que tudo o que consumimos utiliza recursos da natureza e que, para ter esses mesmos recursos no futuro, temos que utilizá-los de maneira consciente.

Agora é a hora de pensar como podemos colocar isso em prática! Vamos lá?

1) Você e sua equipe devem escolher três objetos de seu cotidiano. Vale tudo: caneta, lápis, borracha, giz, caderno... Basta que sejam coisas concretas e façam parte do seu dia a dia. Coloque-as dentro de um balde, que vai guardar esses objetos até o fim das atividades.

2) Agora, vamos enfeitar o balde? Vale colagem, pintura, etiquetar, grafite... Fica a critério de vocês como personalizar o seu projeto.

Terminou? Tire uma foto e publique aqui pra gente ver como ficou!

Medium_1632317687108617147843451908447

Resposta:

02. Menos é mais

16
Set

Você já viu que nem sempre precisa comprar tudo o que é aparentemente necessário. Para ajudar, você pode pensar nas Seis Perguntas do Consumo Consciente:

1 - Por que comprar?

2 - O que comprar?

3 - Como comprar?

4 - De quem comprar?

5 - Como usar?

6 - Como descartar?

A próxima tarefa tem tudo a ver com essas escolhas!


Você deve usar sua criatividade e produzir uma história em quadrinhos sobre como pode diminuir o consumo de recursos naturais e a geração de resíduos no seu dia a dia.

Vale desenhar, ou usar sites gratuitos para montar sua HQ, como o Pixton ou o Meu Gibi.

Depois, é só compartilhar o desenho ou o link. Vamos lá?

Se preferir, também pode reunir sua equipe e fazer essa atividade em grupo.

Medium_img_20210916_105417

Resposta:

02. Menos é mais

16
Set

Você já viu que nem sempre precisa comprar tudo o que é aparentemente necessário. Para ajudar, você pode pensar nas Seis Perguntas do Consumo Consciente:

1 - Por que comprar?

2 - O que comprar?

3 - Como comprar?

4 - De quem comprar?

5 - Como usar?

6 - Como descartar?

A próxima tarefa tem tudo a ver com essas escolhas!


Você deve usar sua criatividade e produzir uma história em quadrinhos sobre como pode diminuir o consumo de recursos naturais e a geração de resíduos no seu dia a dia.

Vale desenhar, ou usar sites gratuitos para montar sua HQ, como o Pixton ou o Meu Gibi.

Depois, é só compartilhar o desenho ou o link. Vamos lá?

Se preferir, também pode reunir sua equipe e fazer essa atividade em grupo.

Medium_img_20210916_105417

Resposta:

02. Menos é mais

16
Set

Você já viu que nem sempre precisa comprar tudo o que é aparentemente necessário. Para ajudar, você pode pensar nas Seis Perguntas do Consumo Consciente:

1 - Por que comprar?

2 - O que comprar?

3 - Como comprar?

4 - De quem comprar?

5 - Como usar?

6 - Como descartar?

A próxima tarefa tem tudo a ver com essas escolhas!


Você deve usar sua criatividade e produzir uma história em quadrinhos sobre como pode diminuir o consumo de recursos naturais e a geração de resíduos no seu dia a dia.

Vale desenhar, ou usar sites gratuitos para montar sua HQ, como o Pixton ou o Meu Gibi.

Depois, é só compartilhar o desenho ou o link. Vamos lá?

Se preferir, também pode reunir sua equipe e fazer essa atividade em grupo.

Medium_img_20210916_105417

Resposta:

05. Avaliação

16
Set

Ahhhhh :(

Já terminamos o Percurso!

Mas nossa ação está apenas começando... Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu?

Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar para os próximos percursos. Como foi a campanha? Avalie. Vamos lá?

Escreva abaixo o que você achou:

Blank

Resposta:

Eu achei o edukatu sensacional ele ensina muitas coisas legais EU aprendi muito com isso adorei.

05. Avaliação

16
Set

Ahhhhh :(

Já terminamos o Percurso!

Mas nossa ação está apenas começando... Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu?

Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar para os próximos percursos. Como foi a campanha? Avalie. Vamos lá?

Escreva abaixo o que você achou:

Blank

Resposta:

Eu achei o edukatu sensacional ele ensina muitas coisas legais EU aprendi muito com isso adorei.

04. Mão na massa!

16
Set

Agora que vocês já planejaram tudo, é hora de por a mão na massa!

Com a campanha pronta, você precisa agora compartilhar o que aprendeu.

Poste abaixo uma foto que demonstre como sua equipe executou a campanha, ou o link para um vídeo de vocês em ação. Se quiser, poste também um texto contando pra gente o que achou de fazer uma campanha.

Acompanhe os resultados e, depois de um tempo, meça novamente os impactos, da maneira que você e seu grupo decidiram na atividade 2.

Conseguiram alcançar o que queriam? Vale mudar a estratégia? Conta pra gente!

Maos
Blank

Resposta:

Nossa turma fez o trabalho em dupla com duas pessoas adorei fazer a campanha

03. Desenhando a Campanha

16
Set

Hora de usar toda a sua criatividade para mobilizar todo mundo!

Com sua equipe, pense como você acha que conseguirá chamar a atenção das pessoas para o que está defendendo. E planeje essas atividades, dividindo as tarefas entre todos os participantes da equipe.

Conta pra gente: O que vocês estão preparando? Como estão organizando tudo? Quais resultados esperam alcançar?

Pode ser com um texto, um vídeo, uma música, uma imagem, ou mesmo uma história em quadrinhos!

95
Blank

Resposta:

05. Avaliação

2
Set

Ahhhhh :(

Já terminamos o Percurso!

Mas nossa ação está apenas começando... Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu?

Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar para os próximos percursos. Como foi a campanha? Avalie. Vamos lá?

Escreva abaixo o que você achou:

Blank

Resposta:

Eu achei muito legal o jeito de aprender com o Edukatu

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Ar do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_img_20210308_082041
ESC EST DE EDUC BASICA SAO FRANCISCO
PROGRESSO, RS
Thumb_sq_default
ESC EST DE EDUC BASICA SAO FRANCISCO
PROGRESSO, RS
Thumb_sq_default
ESC EST DE EDUC BASICA SAO FRANCISCO
PROGRESSO, RS
Thumb_sq_default
ESC EST DE EDUC BASICA SAO FRANCISCO
PROGRESSO, RS
Thumb_sq_default
ESC EST DE EDUC BASICA SAO FRANCISCO
PROGRESSO, RS
Thumb_sq_default
ESC EST DE EDUC BASICA SAO FRANCISCO
PROGRESSO, RS

e mais 35 membros (ver todos)