O Edukatu ficará temporariamente fora do ar nos dias 27 e 28 de julho de 2019, para a realização de melhorias tecnológicas. O acesso à plataforma voltará ao normal no dia 29 de julho. Em caso de dúvidas, estamos à disposição no e-mail edukatu@akatu.org.br. Contamos com sua compreensão e esperamos vê-lo novamente em breve. Abraços!
A escola desenvolve um projeto com o objetivo de reutilizar materiais e construir com as crianças brinquedos pedagógicos com reciclado e uma vez no mês realizamos uma feira no saguão da escola com todos os produtos construídos com valores estipulados pelas crianças e elas vendem o que construíram e compram das outras turmas. Utilizam dinheirinho que trabalhamos em sala o processo do dinheiro e o troco para que neste dia possam desenvolver na prática as vivencias da sociedade de consumo.
Atividades:
Realizamos leituras que demonstrem conscientização do cuidado com o meio ambiente. A escola optou por não comprar brinquedos de plástico e com isso as crianças reutilizam os matérias reciclados. Plantamos verduras e legumes na escola como forma de conscientização alimentar. Utilizamos da natureza para brincar com barro, areia, grama, madeiras, bichinhos da natureza.
Desejos:
As famílias tem dado um retorno positivo no desenvolvimento dos filhos e isso já é o retorno que queríamos. O projeto está no primeiro mês e o retorno está sendo gratificante.
Pessoas:
A escola promove o dia da família na escola e neste dia as famílias trazem atividades a serem compartilhados na escola como danças, músicas, poesia, capoeira, automassagem corporal, e outras que forem oferecidas pelas famílias. A escola promove leitura simultânea temática uma vez por mês com a presença das famílias que são livres para participar junto com a escolha da criança.
Vou falar do meu aprendizado. Além da ed infantil eu trabalho com ensino Médio e estas atividades me fizeram ter um novo olhar para minhas práticas e que futuramente vou poder efetivamente fazer parte de novas reflexões a respeito dos impactos ambientais em nossas vidas.
Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os alunos se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?
Resposta:
A feira pedagógica engloba essa temática e foi importante as crianças compreenderem e participarem do processo.
Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os alunos se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?
Resposta:
Minha maior dificuldade foi realizar os registros das atividades realizadas na ed. infantil. Temos um compromisso com o meio ambiente e procuramos no dia-a-dia oferecer às crianças novas maneiras de refletir e conscientizar das práticas.
Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os alunos se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?
Resposta:
As crianças refletiram sobre a importância de economizar água para ter energia e acharam interessante utilizar do vento para o programa de energia.
Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os alunos se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?
Resposta:
Esta atividade foi adaptada e falamos sobre energia corporal, como se manifesta e como conseguimos visualizar e como a luz, energia chega dentro de nossas casas.
Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os alunos se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?
Resposta:
Esta atividade foi adaptada e falamos sobre energia corporal, como se manifesta e como conseguimos visualizar e como a luz, energia chega dentro de nossas casas.
Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os alunos se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?
Resposta:
Não realizei este plano com minhas crianças de Ed. Infantil, mas realizamos reflexões sobre reutilizar os materiais e evitar comprar brinquedos de plástico. Um nova prática da escola como forma de diminuir o desperdício de brinquedos.
Embora minhas crianças sejam de educação infantil já conseguem refletir sobre temas mais complexos partindo de demonstrações de vivencias que tenham sentido nas suas vidas e nas vivencias cotidianas.
Que bom atividades de degustar com planejamento em grupo;
Que tal se a cozinha conversasse com o pedagógico;
Que pena não poder realizar todas as atividades deste percurso.
Agora que vocês já planejaram tudo, é hora de por a mão na massa!
Com o planejamento pronto, você precisa agora realizar o(s) piquenique(s). Pode ser no parque, na praça, na praia, no condomínio, na quadra do bairro, na escola ou até na sua casa.
Use o guia produzido pelo Akatu sempre que tiver dúvidas, ele tem ótimas dicas que podem ajudar.
Poste abaixo uma foto que demonstre como sua equipe executou o(s) piquenique(s), ou o link para um vídeo de vocês em ação. Se quiser, poste também um texto contando pra gente como foi fazer essa campanha.