Top_default

Projeto Cardápio Legal

MOACYR BENEDICTO DE SOUZA PROF EMEF | SAO JOSE DOS CAMPOS - SP

Projeto da equipe

Ideias:

O projeto de Alimentação Saudável nasceu da necessidade de conscientizarmos os alunos sobre a importância da adoção de hábitos saudáveis visando ter um alimentação equilibrada e conscientizando-os do não desperdício de alimentos. Sabemos que é na fase escolar que as crianças formam seus hábitos e preferências alimentares: iniciam seus vínculos afetivos com os alimentos; conhecem formas, sabores, cores, texturas e essas crianças são consideradas potenciais multiplicadoras no ambiente familiar. Os alunos participantes do projeto fazem parte da jornada ampliada da escola de tempo integral e assim permanecem na escola por aproximadamente oito horas, se alimentando em refeições que vão desde o café da manhã até o lanche da tarde. Assim é fundamental a conscientização dessas crianças, seus pais e a comunidade sobre alimentação saudável para prevenir e modificar hábitos inadequados de alimentação que ora se configura na população brasileira.

Atividades:

Entendemos que a aprendizagem lúdica facilita o relacionamento com as crianças e os alimentos, o que favoreceria a aprendizagem por observação e ação em um ambiente saudável. Dessa forma, as atividades do projeto são compostas por exibição de vídeos, pesquisas na internet, trabalho individual, em duplas e em grupo, problematização e discussão de casos.

Desejos:

Do conjunto de objetivos que nos propomos a concretizar que podem compor o ambiente escolar, o conhecimento a respeito sobre como se ter uma alimentação saudável tem papel de destaque nas mudanças na realidade da escola. Ao propor que as crianças tragam as suas experiências particulares e exercitem uma experiência concreta durante uma atividade lúdica esperamos que haja mudanças na alimentação dos alunos no dia da escola, tendo como reflexo o ambiente familiar de cada um deles.

Pessoas:

A adoção de hábitos saudáveis é importante para a melhoria da qualidade de vida dos alunos principalmente pelo crescente índice de doenças crônicas na infância: 55% dos alunos em idade escolar têm obesidade e outras doenças relacionadas. Como os alunos permanecem na escola por aproximadamente oito horas, a necessidade do envolvimento com o ambiente familiar foi fundamental e as atividades dos Circuitos do desafio "A Natureza das Coisas 2015" ajudaram nesse sentido, uma vez que algumas atividades procuravam conhecer hábitos dos alunos, tanto versando quanto ao uso de embalagens na alimentação quanto no descarte correto de materiais e dos alimentos. Além disso, participaram desde as cozinheiras da escola, explicando a importância da alimentação saudável e equilibrada durante os momentos das refeições no dia a dia dos alunos, e até mesmo alunos de outras turmas, observando as orientações dos colegas e alcançando um total de mais de 150 atores.

Novidades da equipe

01. Diário de Mesa

2
Set

Você é o que você come? Você sabe o que come? Muitas vezes comemos sem parar para pensar o que estamos comendo. Será que você sabe quais alimentos estão mais presentes no seu dia a dia?

Vamos fazer uma experiência? Anote todos os alimentos que você comeu e bebeu durante um dia. Não esqueça de anotar a quantidade (uma colher, um copo, um pedaço) e como foi preparado (assado, frito ou cozido, comprado pronto, feito em casa ou em restaurante). Registre tudo, tudinho mesmo, desde de um pedacinho de bolo até um copo de água.

Aproveite para compartilhar uma foto com a gente, ou desenhar uma de suas refeições.

A lista está pronta? Escreva abaixo para mandar pra gente suas anotações.

Blank

Resposta:

ok

0
0
mais de 3 anos
Publicado por Ronaldo Lopes

06. Desafio dos 4 Rs

13
Out

Você e sua equipe têm agora um desafio! Todos prontos?

1.Escolham juntos um item que utilizam no dia a dia e que vocês costumavam descartar.

2.Pausa! Vamos conhecer o projeto que os alunos e professores da EE Luiza Nunes Bezerra criaram para reutilizar o que antes ia para o lixo? As ideias dessa turma são super legais e podem inspirar a sua equipe: Artistas do Plástico

3.Depois de navegar é hora de voltar ao nosso desafio! O primeiro passo é pensar de que forma sua equipe pode reutilizar o item que escolheram.

4.Mãos à obra! Transformem o item escolhido para que seja reutilizado e tirem uma foto, explicando a ideia de vocês. Se tiverem criado um novo produto, expliquem para que ele serve.

5.Publiquem a foto e a explicação nos campos abaixo. Esse conteúdo irá automaticamente para a seção de Novidades da Equipe, em sua página inicial, e para o Blog do Circuito, com o título Desafio dos 4 Rs. Capriche!

Se não for possível criar, vale desenhar!

A ideia pode inspirar muitas pessoas! Você pode seguir em frente, mas para finalizar o Percurso Terra precisará ter feito o post! Não esqueça =)

Blank

Resposta:

0
0
mais de 8 anos
Publicado por Ronaldo Lopes

03. Você sabe pra onde vai seu lixo?

13
Out

Viu só o que acontece se usarmos demais os recursos do planeta? Para que isso não aconteça, cada um precisa fazer a sua parte e consumir de maneira consciente!

Desafio: Com a ajuda de sua família separe os materiais que podem ser reciclados, durante um dia. Depois, pense em como vocês podem diminuir a quantidade de lixo produzido na sua casa. Converse com todos, juntos vocês podem ter ótimas ideias.

Agora conte pra gente o que vocês pensaram e como irão fazer para reduzir a quantidade de lixo:

Frame_015
Blank

Resposta:

Jornal, garrafas pet e alimentos.

1
0
mais de 8 anos
Publicado por Ronaldo Lopes

02. Alimentação Boa Pra Você

9
Out

Uma alimentação saudável e variada é essencial para crescer com saúde e ter energia para aprender e brincar. Todos os grupos de alimentos são importantes para sua nutrição e, para que possam fazer bem para você, devem estar presentes na quantidade e frequências ideais em suas refeições.

Vamos começar a agitar a equipe? Vocês vão se dividir em grupos para pesquisar - vale buscar na Internet, conversar com professores, procurar em livros...

Cada grupo será responsável por pesquisar as características de um grupo de alimentos (construtores, reguladores e energéticos) e de seus principais nutrientes (proteína, carboidrato, gordura, fibras, vitaminas e minerais). Fizemos uma listinha de perguntas para orientar a busca:

  • Quais alimentos compõem esse grupo?
  • Qual a época da safra de cada um deles (para frutas, legumes e verduras)?
  • Qual a importância de saber sobre a época da safra?
  • De que região cada alimento é?
  • Quais benefícios para o nosso corpo?
  • O que acontece quando não consumimos esse alimento?
  • O que acontece quando consumimos mais do que precisamos?

Já encontrou as respostas? Que tal compartilhar com todo mundo? Poste abaixo e converse com seus colegas.

Blank

Resposta:

a limentos saudaveis ção bom para corpo humano

1
0
mais de 8 anos
Publicado por Samuel Matias

01. Diário de Mesa

9
Out

Você é o que você come? Você sabe o que come? Muitas vezes comemos sem parar para pensar o que estamos comendo. Será que você sabe quais alimentos estão mais presentes no seu dia a dia?

Vamos fazer uma experiência? Anote todos os alimentos que você comeu e bebeu durante um dia. Não esqueça de anotar a quantidade (uma colher, um copo, um pedaço) e como foi preparado (assado, frito ou cozido, comprado pronto, feito em casa ou em restaurante). Registre tudo, tudinho mesmo, desde de um pedacinho de bolo até um copo de água.

Aproveite para compartilhar uma foto com a gente, ou desenhar uma de suas refeições.

A lista está pronta? Escreva abaixo para mandar pra gente suas anotações.

Blank

Resposta:

papel

1
0
mais de 8 anos
Publicado por Samuel Matias

03. Cozinha experimental

9
Out

Atividade em grupo :D

Pegue aquela receita deliciosa que você escolheu na atividade anterior e faça uma reunião com sua equipe. Juntos vocês vão escolher uma delas, preparar e experimentar.

Como ficou a receita pronta? Qual a cor e cheiro predominantes? Resultou em um alimento macio, crocante, ou mais líquido?

Ou vocês podem fazer uma super degustação, preparando todas e escolhendo qual delas ficou mais gostosa. Lembrando sempre de dar preferência para alimentos da época, que sejam da sua região, de preferência orgânicos e do comércio local - além de mais saborosos, são mais sustentáveis.

Já estamos com água na boca para ver as preparações de vocês! Contem qual escolheram e postem fotos da equipe fazendo a atividade, do prato final e da partilha da comida. Huuuummm!

Blank

Resposta:

ljk n ,

1
0
mais de 8 anos
Publicado por Vitor Hogo

06. O que tem no seu alimento?

9
Out

Já vimos que uma alimentação saudável é muito importante. Agora junte sua equipe e os seus Diários de Mesa (a lista dos alimentos que cada um consumiu em um dia).

Escolha o alimento industrializado que estiver na lista de mais gente e analise as informações que estão na embalagem. Independente do que tiver sido escolhido, seu rótulo tem informações que podem ajudar a ter uma alimentação mais equilibrada, como a lista de ingredientes, em ordem decrescente de presença, e as informações nutricionais (normalmente em uma tabela). Essas informações são importantes pois ajudam a comparar os produtos usando o rótulo, assim você pode escolher aqueles com menores quantidades de açúcar ou sódio, por exemplo.

Com a ajuda de seu professor, pesquise para saber o que cada uma dessas informações quer dizer e tire fotos da equipe fazendo a atividade.

Investigação concluída? Poste uma foto da equipe, o nome do produto que escolheram e as informações que vocês encontraram durante a pesquisa.

Blank

Resposta:

maca;laranja.caju,

1
0
mais de 8 anos
Publicado por Maria eduarda

06. O que tem no seu alimento?

9
Out

Já vimos que uma alimentação saudável é muito importante. Agora junte sua equipe e os seus Diários de Mesa (a lista dos alimentos que cada um consumiu em um dia).

Escolha o alimento industrializado que estiver na lista de mais gente e analise as informações que estão na embalagem. Independente do que tiver sido escolhido, seu rótulo tem informações que podem ajudar a ter uma alimentação mais equilibrada, como a lista de ingredientes, em ordem decrescente de presença, e as informações nutricionais (normalmente em uma tabela). Essas informações são importantes pois ajudam a comparar os produtos usando o rótulo, assim você pode escolher aqueles com menores quantidades de açúcar ou sódio, por exemplo.

Com a ajuda de seu professor, pesquise para saber o que cada uma dessas informações quer dizer e tire fotos da equipe fazendo a atividade.

Investigação concluída? Poste uma foto da equipe, o nome do produto que escolheram e as informações que vocês encontraram durante a pesquisa.

Blank

Resposta:

Anatomia do elefante O elefante é um mamífero que pode viver de 100 a 120 anos. Tem o casco semelhante a unha e a tromba é a característica mais notável da anatomia do elefante. É o resultado da transformação do lábio superior e do nariz num órgão alongado, muscular e carente de ossos. Usa-a para alimentar-se de ervas e folhas ou para sugar água quando bebe. As presas do elefante, que estão profundamente encaixadas no crânio do animal, são, na realidade, dois incisivos superiores muito alongados. Elefante africano. São animais gregórios e a unidade social é formada pela família, constituída por uma fêmea adulta e suas crias. Diversas famílias reúnem-se e formam rebanhos que variam entre quinze e trinta indivíduos; os membros dos rebanhos costumam ser aparentados e sempre são conduzidos por uma fêmea adulta, a matriarca. Mais em: http://www.webciencia.com/14_elefante.htm#ixzz3o4fxh0iY

1
1
mais de 8 anos
Publicado por Kauan Vieira

11. Avaliando o Percurso Terra fase 1

9
Out

Já terminamos a primeira fase do Percurso Terra! Mas nossa ação está apenas começando, agora precisamos contar para outras pessoas como é possível consumir de maneira consciente!

Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu? Escreva abaixo o que mais gostou de aprender sobre o uso consciente dos recursos naturais e o que podemos melhorar.

Blank

Resposta:

musica, recicla o lixo é a sonusao pra cabar deves com apoluisao!

1
0
mais de 8 anos
Publicado por Samuel Matias

02. Alimentação Boa Pra Você

9
Out

Uma alimentação saudável e variada é essencial para crescer com saúde e ter energia para aprender e brincar. Todos os grupos de alimentos são importantes para sua nutrição e, para que possam fazer bem para você, devem estar presentes na quantidade e frequências ideais em suas refeições.

Vamos começar a agitar a equipe? Vocês vão se dividir em grupos para pesquisar - vale buscar na Internet, conversar com professores, procurar em livros...

Cada grupo será responsável por pesquisar as características de um grupo de alimentos (construtores, reguladores e energéticos) e de seus principais nutrientes (proteína, carboidrato, gordura, fibras, vitaminas e minerais). Fizemos uma listinha de perguntas para orientar a busca:

  • Quais alimentos compõem esse grupo?
  • Qual a época da safra de cada um deles (para frutas, legumes e verduras)?
  • Qual a importância de saber sobre a época da safra?
  • De que região cada alimento é?
  • Quais benefícios para o nosso corpo?
  • O que acontece quando não consumimos esse alimento?
  • O que acontece quando consumimos mais do que precisamos?

Já encontrou as respostas? Que tal compartilhar com todo mundo? Poste abaixo e converse com seus colegas.

Blank

Resposta:

Anatomia do elefante O elefante é um mamífero que pode viver de 100 a 120 anos. Tem o casco semelhante a unha e a tromba é a característica mais notável da anatomia do elefante. É o resultado da transformação do lábio superior e do nariz num órgão alongado, muscular e carente de ossos. Usa-a para alimentar-se de ervas e folhas ou para sugar água quando bebe. As presas do elefante, que estão profundamente encaixadas no crânio do animal, são, na realidade, dois incisivos superiores muito alongados. Elefante africano. São animais gregórios e a unidade social é formada pela família, constituída por uma fêmea adulta e suas crias. Diversas famílias reúnem-se e formam rebanhos que variam entre quinze e trinta indivíduos; os membros dos rebanhos costumam ser aparentados e sempre são conduzidos por uma fêmea adulta, a matriarca. Mais em: http://www.webciencia.com/14_elefante.htm#ixzz3o4fxh0iY

0
1
mais de 8 anos
Publicado por Kauan Vieira

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 2 no SOS Água do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 1 no SOS Água do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_bende
MOACYR BENEDICTO DE SOUZA PROF EMEF
SAO JOSE DOS CAMPOS, SP
Thumb_sq_default
MOACYR BENEDICTO DE SOUZA PROF EMEF
SAO JOSE DOS CAMPOS, SP
Thumb_sq_default
MOACYR BENEDICTO DE SOUZA PROF EMEF
SAO JOSE DOS CAMPOS, SP
Thumb_sq_default
MOACYR BENEDICTO DE SOUZA PROF EMEF
SAO JOSE DOS CAMPOS, SP
Thumb_sq_default
MOACYR BENEDICTO DE SOUZA PROF EMEF
SAO JOSE DOS CAMPOS, SP
Thumb_sq_default
MOACYR BENEDICTO DE SOUZA PROF EMEF
SAO JOSE DOS CAMPOS, SP

e mais 33 membros (ver todos)