Top_default

Projeto Cardápio Legal

MOACYR BENEDICTO DE SOUZA PROF EMEF | SAO JOSE DOS CAMPOS - SP

Projeto da equipe

Ideias:

O projeto de Alimentação Saudável nasceu da necessidade de conscientizarmos os alunos sobre a importância da adoção de hábitos saudáveis visando ter um alimentação equilibrada e conscientizando-os do não desperdício de alimentos. Sabemos que é na fase escolar que as crianças formam seus hábitos e preferências alimentares: iniciam seus vínculos afetivos com os alimentos; conhecem formas, sabores, cores, texturas e essas crianças são consideradas potenciais multiplicadoras no ambiente familiar. Os alunos participantes do projeto fazem parte da jornada ampliada da escola de tempo integral e assim permanecem na escola por aproximadamente oito horas, se alimentando em refeições que vão desde o café da manhã até o lanche da tarde. Assim é fundamental a conscientização dessas crianças, seus pais e a comunidade sobre alimentação saudável para prevenir e modificar hábitos inadequados de alimentação que ora se configura na população brasileira.

Atividades:

Entendemos que a aprendizagem lúdica facilita o relacionamento com as crianças e os alimentos, o que favoreceria a aprendizagem por observação e ação em um ambiente saudável. Dessa forma, as atividades do projeto são compostas por exibição de vídeos, pesquisas na internet, trabalho individual, em duplas e em grupo, problematização e discussão de casos.

Desejos:

Do conjunto de objetivos que nos propomos a concretizar que podem compor o ambiente escolar, o conhecimento a respeito sobre como se ter uma alimentação saudável tem papel de destaque nas mudanças na realidade da escola. Ao propor que as crianças tragam as suas experiências particulares e exercitem uma experiência concreta durante uma atividade lúdica esperamos que haja mudanças na alimentação dos alunos no dia da escola, tendo como reflexo o ambiente familiar de cada um deles.

Pessoas:

A adoção de hábitos saudáveis é importante para a melhoria da qualidade de vida dos alunos principalmente pelo crescente índice de doenças crônicas na infância: 55% dos alunos em idade escolar têm obesidade e outras doenças relacionadas. Como os alunos permanecem na escola por aproximadamente oito horas, a necessidade do envolvimento com o ambiente familiar foi fundamental e as atividades dos Circuitos do desafio "A Natureza das Coisas 2015" ajudaram nesse sentido, uma vez que algumas atividades procuravam conhecer hábitos dos alunos, tanto versando quanto ao uso de embalagens na alimentação quanto no descarte correto de materiais e dos alimentos. Além disso, participaram desde as cozinheiras da escola, explicando a importância da alimentação saudável e equilibrada durante os momentos das refeições no dia a dia dos alunos, e até mesmo alunos de outras turmas, observando as orientações dos colegas e alcançando um total de mais de 150 atores.

Novidades da equipe

01. Diário de Mesa

2
Set
Leia Mais ▾
Blank

Resposta:

ok

0
0
mais de 4 anos
Publicado por Ronaldo Lopes

06. Desafio dos 4 Rs

13
Out
Leia Mais ▾
Blank

Resposta:

0
0
mais de 9 anos
Publicado por Ronaldo Lopes

03. Você sabe pra onde vai seu lixo?

13
Out
Leia Mais ▾
Blank

Resposta:

Jornal, garrafas pet e alimentos.

1
0
mais de 9 anos
Publicado por Ronaldo Lopes

02. Alimentação Boa Pra Você

9
Out
Leia Mais ▾
Blank

Resposta:

a limentos saudaveis ção bom para corpo humano

1
0
mais de 9 anos
Publicado por Samuel Matias

01. Diário de Mesa

9
Out
Leia Mais ▾
Blank

Resposta:

papel

1
0
mais de 9 anos
Publicado por Samuel Matias

03. Cozinha experimental

9
Out
Leia Mais ▾
Blank

Resposta:

ljk n ,

1
0
mais de 9 anos
Publicado por Vitor Hogo

06. O que tem no seu alimento?

9
Out
Leia Mais ▾
Blank

Resposta:

maca;laranja.caju,

1
0
mais de 9 anos
Publicado por Maria eduarda

06. O que tem no seu alimento?

9
Out
Leia Mais ▾
Blank

Resposta:

Anatomia do elefante O elefante é um mamífero que pode viver de 100 a 120 anos. Tem o casco semelhante a unha e a tromba é a característica mais notável da anatomia do elefante. É o resultado da transformação do lábio superior e do nariz num órgão alongado, muscular e carente de ossos. Usa-a para alimentar-se de ervas e folhas ou para sugar água quando bebe. As presas do elefante, que estão profundamente encaixadas no crânio do animal, são, na realidade, dois incisivos superiores muito alongados. Elefante africano. São animais gregórios e a unidade social é formada pela família, constituída por uma fêmea adulta e suas crias. Diversas famílias reúnem-se e formam rebanhos que variam entre quinze e trinta indivíduos; os membros dos rebanhos costumam ser aparentados e sempre são conduzidos por uma fêmea adulta, a matriarca. Mais em: http://www.webciencia.com/14_elefante.htm#ixzz3o4fxh0iY

1
1
mais de 9 anos
Publicado por Kauan Vieira

11. Avaliando o Percurso Terra fase 1

9
Out

Já terminamos a primeira fase do Percurso Terra! Mas nossa ação está apenas começando, agora precisamos contar para outras pessoas como é possível consumir de maneira consciente!

Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu? Escreva abaixo o que mais gostou de aprender sobre o uso consciente dos recursos naturais e o que podemos melhorar.

Blank

Resposta:

musica, recicla o lixo é a sonusao pra cabar deves com apoluisao!

1
0
mais de 9 anos
Publicado por Samuel Matias

02. Alimentação Boa Pra Você

9
Out
Leia Mais ▾
Blank

Resposta:

Anatomia do elefante O elefante é um mamífero que pode viver de 100 a 120 anos. Tem o casco semelhante a unha e a tromba é a característica mais notável da anatomia do elefante. É o resultado da transformação do lábio superior e do nariz num órgão alongado, muscular e carente de ossos. Usa-a para alimentar-se de ervas e folhas ou para sugar água quando bebe. As presas do elefante, que estão profundamente encaixadas no crânio do animal, são, na realidade, dois incisivos superiores muito alongados. Elefante africano. São animais gregórios e a unidade social é formada pela família, constituída por uma fêmea adulta e suas crias. Diversas famílias reúnem-se e formam rebanhos que variam entre quinze e trinta indivíduos; os membros dos rebanhos costumam ser aparentados e sempre são conduzidos por uma fêmea adulta, a matriarca. Mais em: http://www.webciencia.com/14_elefante.htm#ixzz3o4fxh0iY

0
1
mais de 9 anos
Publicado por Kauan Vieira

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 2 no SOS Água do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 1 no SOS Água do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_bende
MOACYR BENEDICTO DE SOUZA PROF EMEF
SAO JOSE DOS CAMPOS, SP
Thumb_sq_default
MOACYR BENEDICTO DE SOUZA PROF EMEF
SAO JOSE DOS CAMPOS, SP
Thumb_sq_default
MOACYR BENEDICTO DE SOUZA PROF EMEF
SAO JOSE DOS CAMPOS, SP
Thumb_sq_default
MOACYR BENEDICTO DE SOUZA PROF EMEF
SAO JOSE DOS CAMPOS, SP
Thumb_sq_default
MOACYR BENEDICTO DE SOUZA PROF EMEF
SAO JOSE DOS CAMPOS, SP
Thumb_sq_default
MOACYR BENEDICTO DE SOUZA PROF EMEF
SAO JOSE DOS CAMPOS, SP

e mais 33 membros (ver todos)