O Edukatu acaba de lançar um novo desafio on-line para estimular discussões nas comunidades escolares sobre o consumo consciente e o ciclo de vida dos produtos a partir de objetos do seu cotidiano. O Desafio “De onde vêm as coisas?”, que vai até 16 de junho, premiará as equipes em que mais pessoas completarem ao menos um percurso do Circuito Natureza e cumprirem os desafios propostos durante a campanha.

A ideia é que as atividades do Desafio orientem os participantes a ponderar os impactos desde a produção até o uso e descarte dos utensílios do seu dia a dia, além de estimulá-los a mapear como o material plástico está presente nesses produtos. Assim, possibilita o aprendizado sobre uma série de questões relacionadas a consumo consciente e sustentabilidade, como reciclagem, água virtual e emissão de gases de efeito estufa, e ainda ajuda os participantes a mobilizar mais pessoas para reduzir o uso e, principalmente, o desperdício de recursos naturais.

“Entender o ciclo de vida dos produtos ajuda os alunos a entender melhor a complexidade presente em um simples ato de consumo e amplia o entendimento de questões atuais de nossa sociedade, como aquecimento global, escassez de recursos e a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos”, afirma Silvia Sá, Gerente de Educação do Instituto Akatu.

O projeto ainda contempla maior esclarecimento dos consumidores, oferecendo conteúdo para a formação da opinião pública. “A expectativa é de que o estímulo a pensar sobre todas as etapas associadas a produção, uso e descarte responderá ainda a indagação: o que aconteceria se os produtos não fossem feitos de plástico?”, detalha Andre Leal, Líder de Responsabilidade Social da Braskem. “A educação é o caminho por meio do qual as pessoas desenvolvem ferramentas para avaliar melhor suas escolhas e tomarem suas decisões”, conclui.

Para participar, as equipes precisam fazer parte do Edukatu: um professor interessado cria seu perfil e cadastra o projeto da equipe, além de ler as regras do edital e inscrever a escola no desafio. Em seguida, esse mesmo professor convida seus alunos e outros professores da escola para sua equipe e libera a navegação em um dos percursos do Circuito Natureza: Terra, Água ou Ar.

Os participantes de cada equipe devem realizar todas as atividades ao menos desse percurso que foi liberado, registrando seu envolvimento por meio de relato escrito, material fotográfico e audiovisual.

Para selecionar a escola vencedora, serão avaliadas a qualidade e diversidade do material produzido pela equipe nas atividades propostas. A quantidade de participantes que concluírem um dos percursos e a relação entre o total de alunos da escola e o número deles envolvido na equipe também serão consideradas.

A escola que vencer o Desafio será contemplada com a visita da equipe do Edukatu, a produção de uma videorreportagem sobre o trabalho realizado e equipamentos de informática como tablets e câmeras fotográficas digitais. Segundo e terceiro colocados também receberão prêmios.

O Desafio "De onde vêm as coisas" é promovido pelo Instituto Akatu e tem a Braskem, líder mundial em biopolímeros, como correalizadora.


16 Comentários

Thumb_sq_koala

Lucas Alves

Ola edukatu sou aluno do colegio Pedro II do engenho novo eu gosto muito do trabalho que vocês fazem com as crinças sobre a concientização ambiemtal

0
0
aprox. 10 anos

Thumb_sq_default

MATHEUS

Eu sou o Matheus da 401 Colegio Pedro II

0
0
aprox. 10 anos

Thumb_sq_default

Denise

Bem vindos, alunos do Pedro II. Fiquem a vontade para mandar comentários e sugestões sempre, ok?

0
0
quase 10 anos

Thumb_sq_of

Ivanete NUnes de Oliveira

Parabéns por este meio Interativo e lúdico sobre a concientização ambiemtal.É um ambiente maravilhoso.

0
0
quase 10 anos

Thumb_sq_herobrine

Lucca

denise:como explicar como o edukatu fuciona

0
0
quase 10 anos

Thumb_sq_default

Mariana

Meu nome é Mariana do colégio pedro 2 engenho novo t:304

0
0
quase 10 anos

Thumb_sq_default

Lucas

não gostei

0
0
quase 10 anos

Thumb_sq_globo_edukatu_best

Moderador

Oi pessoal, tudo bem? Peço a tod@s que fiquem atentos aos comentários que estão escrevendo, seguindo a política de uso do Edukatu. Os comentários que não forem referentes à postagem serão excluídos, ok? Abraços!

0
0
quase 10 anos

Thumb_sq_default

Fabio

legal gostei muito

0
0
quase 10 anos

Thumb_sq_images

Vitor

Meu Nome é Vitor. Estudo no Colégio Pedro II Sou da turma 403 e gosto muito das atividades que o Edukatu posta. Ensina Muito!

0
0
quase 10 anos

Thumb_sq_default

gabriela

Ola,me chamo Gabriela.Gosto muito do colégio Pedro II. Sou da turma 403.Adorei vocês do Edukatu.

0
0
quase 10 anos

Thumb_sq_default

katheryne

Ola! Meu nome é Katheryne estudo no Colégio Pedro II na turma 403.Gostei muito das atividades do Edukatu,me diverti muito.

0
0
quase 10 anos

Thumb_sq_default

Luciana

Olá este projeto é de uma ênfase muito grande para todos da comunidade escolar,muito bom.

0
0
quase 10 anos

Thumb_sq_default

sandro

oi gente

0
0
mais de 9 anos

Thumb_sq_default

kauane

nossa que lindo

0
0
mais de 9 anos

Thumb_sq_default

Maria

Isso

0
0
mais de 3 anos

Filtre por conteúdo

Post em destaque

Conheça os vencedores do Desafio “A Natureza das Coisas”

Campanha regional premiou professores que envolveram mais alunos por meio dos melhores projetos relacionados às temáticas de consumo consciente, sustentabilidade e ciclo de vida

Arquivo

2012