Por Instituto Akatu

Um terço dos alimentos comprados pelas famílias vai direto para o lixo, essa estatística mostra na prática o resultado do desperdício. E para estimular a população a consumir com consciência, a Federação Brasileira de Bancos – Febraban e o Instituto Akatu lançaram, o aplicativo Nossa Alimentação. A ferramenta é gratuita e já está disponível para download no Google Play em aparelhos smartphones na versão Android.

O aplicativo é o terceiro da série sobre consumo consciente lançado pela Federação este ano em parceria com o Instituto Akatu. As demais ferramentas abordam o consumo eficiente de recursos naturais como a água e a energia, ambos disponíveis no Google Play podem ser localizados com o nome: Nossa Água e Nossa Energia.

Se uma pessoa deixasse de comprar os alimentos em excesso todo mês e economizasse em dinheiro essa parte da compra, certamente teria uma boa poupança no fim do ano. Com o aplicativo queremos estimular o consumo consciente e fazer a população perceber o valor dos recursos essenciais para nossa vida, avalia Fabio Moraes, diretor de educação financeira da FEBRABAN.

O planejamento de compras além de impacto direto na economia doméstica, tem impacto positivo também no meio ambiente. Ao evitar o desperdício de alimentos, cada pessoa deixa de descartar toda a água, energia e outros recursos naturais que são utilizados para a sua produção, afirma Helio Mattar, diretor-presidente do Instituto Akatu.

A ferramenta possibilita a criação de listas de compras, dessa forma o usuário pode incluir os alimentos que comprará no mês com as devidas quantidades e ainda citar os valores exatos que foram pagos no supermercado. Ao clicar nos alimentos da lista, é possível verificar as informações nutricionais dos mantimentos comprados bem como reutilizar as informações da lista no mês seguinte, o que permitirá ao consumidor um acompanhamento mais efetivo dos preços no período, bem como avaliar a variação de preços em itens específicos.

O app também oferece dicas práticas para uma alimentação mais saudável e um game batizado de Jogo Come Bem, que estimula os participantes a cortar os alimentos prejudiciais à saúde, como lanches e frituras e a manter os alimentos saudáveis, como frutas e legumes. No jogo ainda é possível conectar o aplicativo ao Facebook, desta forma, o participante poderá visualizar o ranking de amigos também conectados na rede social.

Visite o Google Play e baixe o aplicativo Nossa Álimentação.

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

3 Comentários

Thumb_sq_bb

Bruno

IOS Please!!

3
2
mais de 9 anos

Thumb_sq_default

fernanda

Que legal

4
3
aprox. 9 anos

Thumb_sq_beatriz

Beatriz

oi eu sol a beatriz

0
0
aprox. 9 anos

Filtre por conteúdo

Post em destaque

O passo-a-passo do consumidor consciente

No Dia do Consumidor, comemorado em 15/03, o Akatu indica roteiro com 6 perguntas que orientam o consumo consciente no cotidiano

Arquivo

2012