20
Mai/15

por Instituto Akatu

Congestionamentos, transportes públicos lotados e violência no trânsito são problemas vividos pelas pessoas nas grandes cidades e contribuem para degradar o meio ambiente. Com o objetivo de contribuir para o uso consciente do transporte e com o desenvolvimento sustentável do planeta, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e o Instituto Akatu lançaram o aplicativo Nosso Transporte, o quarto app sobre consumo consciente idealizado pela parceria entre as entidades. A ferramenta é gratuita e está disponível no Google Play/Play Store para aparelhos smartphones da versão Android.

O aplicativo Nosso Transporte tem o objetivo de auxiliar a população a fazer escolhas mais conscientes ao se locomoverem pela cidade visando equilíbrio ecológico, social e financeiro. A ferramenta oferece dicas de transporte, economia, saúde e meio ambiente.

“Se pequenas iniciativas de responsabilidade socioambiental forem praticadas por uma grande quantidade de pessoas, será possível realizar significativas transformações na sociedade e contribuir para a sustentabilidade da vida no planeta. Além disso, é relevante ressaltar que o uso eficiente do transporte também pode se refletir em uma economia financeira”, afirma Fábio Moraes, diretor de educação financeira da Febraban.

Para Helio Mattar, diretor-presidente do Instituto Akatu, “o app Nosso Transporte é uma ferramenta que evidencia a interdependência existente entre a ação de cada um e o impacto sobre todos – especialmente nas escolhas de locomoção pela cidade. O aplicativo ajuda as pessoas a escolherem de forma mais consciente entre as opções de transporte, avaliando impactos individuais, sociais e ambientais, buscando minimizar os negativos e maximizar os positivos”.

Uma função oferecida pelo app é a Calculadora Transporte Consciente. O usuário insere o preço do combustível em sua região, o valor do transporte público e o endereço de destino. A ferramenta compara gastos financeiros, emissão de carbono e calorias gastas pelo usuário caso ele escolha percorrer um determinado percurso de carro, transporte público, de bicicleta ou a pé. Dessa maneira o usuário pode escolher a opção com menos impactos negativos no meio ambiente e com maior impacto positivo no bolso e na sua saúde.

O aplicativo ainda traz o Jogo Catalisador. Nele, o usuário precisa filtrar todas as fumaças lançadas na atmosfera. O objetivo do game é despertar a consciência do jogador sobre o quanto a atmosfera é poluída diariamente pelos veículos.

Baixe aqui o app Nosso Transporte.

Outra novidade será o lançamento de um hotsite em 29 de maio que irá detalhar os projetos dos quatro aplicativos, depoimentos de usuários, novidades das ferramentas e disponibilizará os downloads dos apps.

Saiba mais:
Baixe o aplicativo Nossa Alimentação
Baixe o aplicativo Nossa Água
Baixe o aplicativo Nossa Energia

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

75 Comentários

72 comentários anteriores
Thumb_sq_default

JOÃO VICTOR

BELESA

1
0
mais de 5 anos

Thumb_sq_default

gabryelle

kkkkkkkkk

1
0
mais de 5 anos

Thumb_sq_default

GISLEINE

QUE LEGAL!!!!

0
0
mais de 5 anos

Filtre por Conteudo!

Post em destaque

O passo-a-passo do consumidor consciente

No Dia do Consumidor, comemorado em 15/03, o Akatu indica roteiro com 6 perguntas que orientam o consumo consciente no cotidiano

Arquivo

2012