O Edukatu ficará temporariamente fora do ar nos dias 27 e 28 de julho de 2019, para a realização de melhorias tecnológicas. O acesso à plataforma voltará ao normal no dia 29 de julho. Em caso de dúvidas, estamos à disposição no e-mail edukatu@akatu.org.br. Contamos com sua compreensão e esperamos vê-lo novamente em breve. Abraços!
O Instituto Akatu participou, no dia 20 de agosto, do Fórum ARede Educa, que teve como tema “Recursos para o conhecimento livre e aberto”. O evento, realizado pelo Bit Social e pelo Instituto Educadigital, foi realizado no Centro de Cultura Judaica, em São Paulo.
Recursos Educacionais Abertos (REA) são materiais de ensino, aprendizado e pesquisa, fixados em qualquer suporte ou mídia, que estejam sob domínio público ou licenciados de maneira aberta, permitindo que sejam utilizados ou adaptados por terceiros. Em todo o mundo, e também no Brasil, essa tendência cresce e acumula experiências de sucesso.
No Fórum ARede Educa foram apresentadas práticas inspiradoras, nacionais e internacionais. Houve debates sobre os desafios e as perspectivas de políticas públicas para ampliar e consolidar os REA na educação brasileira.
Silvia Sá, gerente de Educação do Akatu, participou do painel Práticas de REA no Brasil, ao lado de Nelson Pretto, professor titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e Débora Sebriam, coordenadora de comunicação do projeto REA.br no Instituto Educadigital, falaram sobre práticas de REA no Brasil. A mediação foi de Áurea Lopes, diretora da Bit Social e editora-executiva do portal ARede Educa.
Assista à íntegra do debate no YouTube ARede Educa, a seguir: