por[ Instituto Akatu](http://akatu.org.br/Temas/Consumo-Consciente/Posts/Edukatu-e-destaque-em-ferramenta-de-inovacao-para-educadores

Construir de forma inovadora e criativa soluções em educação: essa é a proposta do Design Thinking para Educadores, disponível para acesso a partir desta quarta-feira (12/02). A ferramenta é uma tradução para o português do guia sobre o tema produzido pela IDEO, empresa que propõe a inovação centrada no ser humano. O Edukatu, rede de aprendizagem para o consumo consciente lançado pelo Akatu, é o principal destaque na aplicação dessa abordagem no Brasil.

“Já tínhamos entrado em contato com as ferramentas do Design Thinking e foi o Instituto Educadigital quem apoiou o Akatu a criar o Edukatu a partir desse novo jeito de pensar e fazer. O processo envolveu professores, especialistas em tecnologia, educação ambiental e cultura digital: todos com a missão de pensar a melhor solução para disseminação do consumo consciente e da sustentabilidade em ambiente escolar”, afirma Silvia Sá, gerente de educação do Akatu.

Desde o seu nascimento, em 2001, o Akatu trabalha com a temática de consumo consciente nas escolas. Mas com o desafio de chegar a todas as escolas do País, a equipe da instituição entendeu que precisava envolver outras pessoas em seus processos de criação para pensar um novo jeito de mobilizar a comunidade escolar numa plataforma digital.

“Se não fosse um grupo tão diverso pensando e utilizando essas ferramentas com certeza não chegaríamos a uma proposta de aprendizagem tão completa e pioneira”, completa Silvia. O Edukatu é uma rede que conecta professores e alunos ao mesmo tempo e ainda oferece um processo guiado de aprendizagem com estratégia de jogo (gamificação). “Isso incentiva as crianças e adolescentes a entrarem na rede e a convidarem quem está em seu entorno a participar também, trazendo impactos reais para a mobilização da comunidade escolar e expandindo o alcance do Edukatu”, reforça Silvia.

O Design Thinking para Educadores é um recurso educacional aberto (REA), licenciado em Creative Commons, disponível para download na íntegra ou por capítulos. O lançamento oficial do site, que já está aberto, acontece durante a 8ª edição do Congresso Gife, entre os dias 19 e 21 de março, em São Paulo.


0 Comentários

Filtre por Conteudo!

Post em destaque

O passo-a-passo do consumidor consciente

No Dia do Consumidor, comemorado em 15/03, o Akatu indica roteiro com 6 perguntas que orientam o consumo consciente no cotidiano

Arquivo

2012