Por Instituto Akatu

Uma abordagem centrada nas pessoas que pode contribuir para a qualidade da educação gerando processos inovadores e soluções criativas. Esta é proposta do Design Thinking para Educadores lançado oficialmente durante o 8º Congresso GIFE. O Edukatu – Rede de Aprendizagem para o Consumo Consciente foi construído a partir dessa abordagem e apresentado como exemplo brasileiro de concepção de projeto por meio da ferramenta.

“O Edukatu nasceu com o apoio do Instituto Educadigital, a partir do Design Thinking, para ser uma solução para professores realizarem atividades dessa forma mais atrativa, inovadora, colocando a escola, professores e estudantes no centro da concepção do projeto”, afirma Silvia Sá, Gerente de Educação do Instituto Akatu. “A partir dessa metodologia a gente consegue fazer as discussões dentro da sala de aula serem muito mais horizontalizadas, possibilitando a construção de soluções em educação para o consumo consciente de maneira mais global.”

“O Design Thinking para Educadores é a versão em português do material original da IDEO, e também é um Recurso Educacional Aberto (REA). Ele conta com um livro, um caderno de anotações, um site e um perfil nas redes sociais para troca de experiências. Todos os conteúdos estão disponíveis on-line para baixar por capítulos, serem usados e modificados”, esclarece Priscilla Gonsales, diretora executiva do Instituto Educadigital.

“A gente acertou ao investir nessa tecnologia educacional. Acreditamos nesse tipo de processo criativo e colaborativo de ensino e aprendizagem”, afirmou Lucila Ricci, gerente de projetos educativos inovadores no Instituto Natura, que financiou a adaptação da metodologia para o português.

Os benefícios da ferramenta são reconhecidos por mais profissionais que trabalham com educação. “Essa metodologia traz cor para a sala de aula, muda a arquitetura da educação”, afirmou Daniela del Campo Munnich, cocriadora do TooDoEco, projeto que usa a construção de brinquedos e brincadeiras com materiais reaproveitáveis para ensinar desenvolvimento sustentável.

O Design Thinking para Educadores é um recurso educacional aberto (REA), licenciado em Creative Commons, disponível para download na íntegra ou por capítulos.


0 Comentários

Filtre por Conteudo!

Post em destaque

O passo-a-passo do consumidor consciente

No Dia do Consumidor, comemorado em 15/03, o Akatu indica roteiro com 6 perguntas que orientam o consumo consciente no cotidiano

Arquivo

2012