12
Set/16

O Edukatu completou três anos no dia 11 de setembro. Para comemorar o novo ano, lançamos em parceria com a Elektro, o novo percurso “Energia Todo Dia”, que oferece aos educadores uma série de atividades pedagógicas divertidas e interativas sobre como usar a energia de maneira consciente, reduzindo o desperdício e garantindo o bem-estar, tanto individual como coletivo. O conteúdo também destaca a importância da energia elétrica, sua produção, transmissão e distribuição, além de mostrar como torná-la mais sustentável.

Como exemplo das atividades, há infográficos, textos, vídeos e até um game – o “Super Elektrus” – para estimular o debate, a criatividade e o aprendizado. Outra atividade, em que toda a comunidade escolar pode participar, é a produção de uma feira de ciências aberta ao público. “Por meio do Percurso ‘Energia Todo Dia’, estudantes podem aprender mais sobre a importância do consumo consciente de energia e o que podem fazer para contribuir em casa, na escola e na comunidade. São atitudes individuais e bem práticas, que integradas com o coletivo e somadas, trazem um grande benefício para todos”, afirma Marilda Rahal, coordenadora do projeto.

“Na Elektro, promovemos a Sustentabilidade por meio da educação e da conscientização sobre o uso eficiente dos recursos. Esta é a energia que nos estimula e motiva a fazer sempre mais, por isso, investimos em atividades e parcerias como esta”, afirma Heron Fontana, gerente de P&D e Eficiência Energética da Elektro. As atividades do projeto acontecem dentro da área de concessão da distribuidora e fazem parte do Programa de Eficiência Energética (PEE), regulado pela Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica.

Até o final de 2016, atividades presenciais e conteúdos desenvolvidos pelo Instituto Akatu irão promover a sensibilização e mobilização de escolas e comunidades em torno do tema consumo consciente de energia elétrica. Estudantes, professores, gestores de escolas, famílias, ONGs e colaboradores da Elektro poderão vivenciar as várias ações programadas pelo projeto.

Três anos

Desde o lançamento do Edukatu, mais de 25 mil professores e alunos se inscreveram na rede, que comemora ter alcançado mais de 70 mil pessoas, em quase 2.500 escolas de todo o Brasil. Tais pessoas participaram de oficinas presenciais e atividades escolares, além de utilizarem as propostas pedagógicas disponibilizadas em “Percursos”, que têm o objetivo de estimular o protagonismo dos estudantes em torno do tema consumo consciente, trabalhado por meio de questões relacionadas à Água, Reciclagem, Alimentação Saudável e outras que impactam diretamente a vida e bem-estar de todos nós.

Para alcançar esses resultados, o Edukatu contou com o apoio de secretarias de educação e meio ambiente e empresas privadas: a Braskem – parceira desde o início e durante os três anos do projeto –, Elektro, Fundação Cargill, Sabesp, Costa Brava, KPMG, Grupo Mais Unidos e HP, além de ter o apoio institucional do Ministério do Meio Ambiente e do Ministério da Educação.

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

87 Comentários

84 comentários anteriores
Thumb_sq_thkafc1z7a

Daniel

GOSTEI

2
0
quase 4 anos

Thumb_sq_images

valdemir

legal

0
0
quase 4 anos

Thumb_sq_bhb

cinthia

legal

0
0
quase 4 anos

Filtre por Conteudo!

Post em destaque

O passo-a-passo do consumidor consciente

No Dia do Consumidor, comemorado em 15/03, o Akatu indica roteiro com 6 perguntas que orientam o consumo consciente no cotidiano

Arquivo

2012