28
Abr/14

Você sabia que hoje, 28 de abril, é celebrado o Dia Mundial da Educação? Esta data faz referência a um encontro de representantes de 180 países participantes do Fórum Mundial de Educação realizado entre 26 e 28 de abril de 2000, na cidade de Dakar, no Senegal, onde foi assinado um documento no qual estes países se comprometiam a não poupar esforços, políticos e financeiros, para que a Educação chegasse a todas as pessoas do planeta até o ano de 2015. Este fórum é considerado um marco para a educação global, pois nele os países participantes assumem o compromisso de atingirem os objetivos da Declaração de Jomtien – documento criado na Conferência Mundial sobre Educação para Todos, no ano de 1990, em Jomtien, Tailândia. Universalizar o acesso à educação e promover a equidade, ampliar os meios e o raio de ação da educação básica e propiciar um ambiente adequado à aprendizagem são alguns destes objetivos.

O Ministério Público Federal nos lembra de que a educação é um direito fundamental de todos os brasileiros que deve ser assegurado pelo Estado. Se as pessoas têm oportunidade de acesso a uma educação de qualidade, aumentam as chances de elas terem uma vida digna e de exercerem a cidadania de forma plena. Além disso, a educação abre portas para outros direitos, como saúde, trabalho e lazer.

E para o Ministério da Educação, uma boa forma de celebrar esse data é reforçar à sociedade, aos segmentos organizados, aos empresários, às lideranças religiosas e às autoridades do ensino a importância do empenho de todos na promoção de atividades que incentivem a interação família-escola-comunidade para a melhoria do ensino.

E por acreditarmos na educação como um meio para garantir oportunidades iguais de acesso a melhores condições de vida e de trabalho é que nos engajamos nessa ação de levar pra vocês, estudantes, professores e a toda comunidade escolar conteúdos atualizados sobre as mais diversas áreas relacionadas ao consumo consciente, à sustentabilidade e à cultura digital. Acreditamos que a educação para o consumo consciente, principalmente de crianças e jovens, é um dos meios mais eficazes para promover a transição na cultura de consumo rumo a uma sociedade ambientalmente mais equilibrada e socialmente mais justa. Veja mais no artigo Educação para o consumo consciente: aprendizados, de Helio Mattar, Ph.D. em engenharia industrial e diretor-presidente do Instituto Akatu.

Fontes: Blog O Professor Web, Ministério Público Federal, Ministério da Educação.

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

13 Comentários

10 comentários anteriores
Thumb_sq_default

rafael

ta boom ...

0
0
aprox. 7 anos

Thumb_sq_default

daniel

Eu gostei muito! Por que ele fala que alguns paises estao se esforçando para tornar um mundo melhor por meio da esducação. Mas será que vão conseguir?

0
0
aprox. 7 anos

Thumb_sq_10286825_534022756718460_291348549563726153_o

Joao

Desculpa Eu Vitor Não vou Cometer mais esse Erros !! Pensei que Aki Fosse Um Bate-Papo.. Desculpa eu .

0
0
aprox. 7 anos

Filtre por Conteudo!

Post em destaque

O passo-a-passo do consumidor consciente

No Dia do Consumidor, comemorado em 15/03, o Akatu indica roteiro com 6 perguntas que orientam o consumo consciente no cotidiano

Arquivo

2012