Crédito: E.E. André Luiz da Silva Reis (Cuiabá - MT)

Muito se fala em cuidar da educação e formação das crianças, pois elas serão o futuro da nossa sociedade. Esse conceito não está errado, mas acreditamos também que já na primeira infância e junto com toda a comunidade escolar, é importante que as crianças participem das mudanças que queremos agora, no presente. É o que acredita o Edukatu, plataforma gratuita e aberta de aprendizagem sobre consumo consciente.

Uma sociedade mais voltada ao bem-estar começa agora, com essa turma formada por professores, educadores e alunos que, hoje, em seu próprio bairro, (re)inventam caminhos para uma educação inovadora para a sustentabilidade, estimulando a formação de si e dos outros como pessoas protagonistas e cidadãs. Ferramentas tecnológicas, como o Edukatu, auxiliam neste caminhar ao promover debates e reflexões com estudantes e professores de todo o País, oferecendo alternativas às práticas pedagógicas existentes.

Para o bairro se transformar em uma cidade e em um planeta, a professora de informática educacional Maria Walkiria Cipriano Cardoso, do Colégio Cristo Rei, em Maceió (AL), utiliza as TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) como recurso pedagógico. Ela sempre está conectada com as tendências atuais de aprendizagem. Por isso, suas aulas contam com tecnologia, lógica, raciocínio e atividades interdisciplinares.

Entre estas atividades, não podem faltar as saídas de campo e o contato com a natureza, muito estimuladas pelo Edukatu, e que se tornam fundamentais quando falamos de uma educação inovadora. São atividades práticas em que a interação conta a favor da experimentação e do aprendizado.

Maria conta que falar de sustentabilidade e consumo consciente é algo recorrente e que "sempre busca novos recursos para trabalhar o assunto. A busca por propostas adequadas com a realidade do público infantil e juvenil é constante”, afirma. Com estas práticas, a professora também percebe intensas mudanças em toda a comunidade escolar. “A interação com as famílias gera esse novo ambiente de aprendizagem”, conclui.

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

15 Comentários

12 comentários anteriores
Thumb_sq_default

sthefany

daora

1
3
mais de 7 anos

Thumb_sq_snapchat-1710736527

Vivian

Sthefany se escreve "da hora" não "daora"

1
1
aprox. 7 anos

Thumb_sq_pikachu

Lucas

u ou i

0
2
quase 7 anos

Filtre por conteúdo

Post em destaque

O passo-a-passo do consumidor consciente

No Dia do Consumidor, comemorado em 15/03, o Akatu indica roteiro com 6 perguntas que orientam o consumo consciente no cotidiano

Arquivo

2012