Em 05/12, foram anunciados os nomes das três escolas vencedoras do Desafio Energia Todo Dia, promovido pela Elektro e pelo Instituto Akatu, que incentivou que estes locais de ensino realizassem Feiras de Ciências com projetos de consumo consciente de energia elétrica. Uma escola de Tatuí, uma de Registro e uma de Francisco Morato, todas do Estado de São Paulo, mobilizaram uma maior quantidade de pessoas em torno da Feira de Ciências e ganharam prêmios.

Ao todo, durante o período do Desafio, houve o envolvimento, direto ou indireto, de mais de 10 mil pessoas, entre crianças, professores, educadores e comunidade as mais de 30 Feiras de Ciências realizadas nas mais de 200 cidades em que a Elektro é distribuidora de energia elétrica e que participaram do Desafio. “Mais que números, os resultados mais importantes desse projeto são os conhecimentos e as dicas de consumo consciente e o despertar para uma nova consciência sobre o desperdício de energia elétrica que chegaram a todo esse público”, comemora Marilda Rahal, coordenadora do projeto. “Soubemos de vários casos de crianças que aprenderam as dicas e pediram para os pais apagarem luzes, tomarem banhos mais curtos ou desligarem aparelhos em standby, por exemplo”, completa Marilda.

O desafio faz parte do “Projeto Prioritário de Eficiência Energética” realizado pela Elektro em parceria com o Instituto Akatu, que visa promover hábitos de uso consciente para reduzir o desperdício de energia elétrica. Esta ação é realizada por meio do Edukatu (www.edukatu.org.br), plataforma gratuita e aberta de aprendizagem sobre consumo consciente do Instituto Akatu.

Vencedores

Quem conquistou o primeiro lugar foi a professora Renata de Sousa Morais, com o projeto “Salvei o meu planeta e você?”, da EMEF Professora Eunice Pereira de Camargo, localizada na cidade de Tatuí (SP). A professora conta que a ideia do projeto surgiu após uma apresentação do coral dos 3º anos com a música “Gastão”, que se refere ao gasto excessivo. Com esse impulso e junto a outras professoras da escola, Renata afirmou que o objetivo era conscientizar estudantes e a comunidade sobre o uso consciente dos recursos naturais, da energia elétrica e falar sobre desperdícios em geral.

Diversos recursos pedagógicos foram utilizados para mobilizar e sensibilizar as crianças. Os alunos envolveram suas famílias para realizarem as ações em suas residências e, ao mesmo tempo, organizaram a Feira de Ciências para toda a comunidade escolar. A Feira apresentou maquetes e experimentos para consumir energia elétrica com mais consciência. A professora, que nunca tinha participado de uma Feira de Ciências nem como aluna, conta que a experiência “foi muito divertida e as atividades foram muito importantes para todos”.

Assim foi também para o segundo lugar, com a professora Lucimara Muniz Ferreira Ramos, que criou com estudantes do 2º ano o projeto “Se liga e desliga”, da EMEB Prefeito Professor José Mendes, em Registro (SP). No início do Desafio, sua turma explorou diversos assuntos relacionados ao consumo de energia. “Conforme os alunos avançavam nas atividades, as expectativas ficavam cada vez maiores sobre a apresentação da experiência. Todos puderam participar da vivência de forma a compreender como ela foi desenvolvida”, afirma. Com os materiais do Edukatu na tela do computador, mais o apoio de voluntários da escola, criaram a maquete de minigerador eólico e a apresentaram para todas as outras turmas e visitantes da Feira de Ciências, que contou também com atividades de leitura e interpretação de contas de energia elétrica.

Já o terceiro lugar foi conquistado pelo professor Alex Sandro Moura de Campos e seus alunos com o projeto “Quem paga a conta?”, da Escola Jardim Silvia II, na cidade de Francisco Morato (SP). De acordo com o professor, as atividades para a Feira de Ciências incluíram a construção de maquetes de hidroelétrica, energia eólica, um mapa de uma casa mostrando seu consumo, circuito elétrico com lâmpadas halógenas, fluorescentes e LEDs e muitos desenhos criativos.

O professor contou que foram muitas as dificuldades durante o percurso, mas nada que pudesse paralisar ele e sua turma. “Trabalho em uma escola com alto índice de vulnerabilidade social e com uma carência social enorme. Para se ter ideia, muitos nunca tinham tido contato com um computador. Tive que criar todos os e-mails para o cadastro [no Edukatu]”, explica o professor. “A recompensa veio com a aceitação dos estudantes. Tivemos pouco tempo para preparar o projeto, mas criamos multiplicadores, construímos conceitos. O ganho foi enorme! Soube de alunos que falaram para os pais que era errado fazer ‘gato’ e pediram para trocar as lâmpadas ou passar roupa uma vez por semana”, ilustra o professor.

Para Alex Sandro, a melhor parte de toda essa experiência “foi que me diverti muito, aprendi e ensinei, construí valores e mostrei que ser esperto não é se aproveitar de qualquer situação para tirar proveito. O esperto é aquele que pode mudar o mundo com pequenas ações e isso se dá desde cedo”, conclui.

A primeira colocada ganhou uma viagem nacional com acompanhante, uma oficina pedagógica e lousa interativa, o segundo lugar ganhou um tablet e uma lousa interativa e, por fim, o terceiro lugar também levou um tablet e um projetor. Para mais informações sobre o Desafio Energia Todo Dia, acesse o link https://edukatu.org.br/cats/2/posts/3719.

Mais informações:

1º lugar
Escola: EMEF Professora Eunice Pereira de Camargo
Nome: Professora Renata de Sousa Morais
Projeto: “Salvei o meu planeta e você?”
Cidade: Tatuí (SP)

2º lugar
Escola: EMEB Prefeito Professor José Mendes
Nome: Professora Lucimara Muniz Ferreira Ramos
Projeto: “Se liga e desliga”
Cidade:Registro (SP)

3º lugar
Nome: Professor Alex Sandro Moura de Campos
Projeto: “Quem paga a conta”?
Escola: Jardim Silvia II
Cidade: Francisco Morato (SP)

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

7 Comentários

4 comentários anteriores
Thumb_sq_default

clelia regina da silva leite

Parabéns a todos os participantes conscientes !

2
0
mais de 7 anos

Thumb_sq_bruno_mars

ester abgail de paula camargo

achei legal

2
0
mais de 7 anos

Thumb_sq_snapchat-1710736527

Vivian

muito legal

2
0
aprox. 7 anos

Filtre por conteúdo

Post em destaque

O passo-a-passo do consumidor consciente

No Dia do Consumidor, comemorado em 15/03, o Akatu indica roteiro com 6 perguntas que orientam o consumo consciente no cotidiano

Arquivo

2012