Foto: Irineu Junior/Secop Suzano

Em 06 de maio, cerca de 60 professores da cidade de Suzano (SP) participaram de uma oficina sobre consumo consciente, redução e destinação correta de resíduos, realizada pelo Edukatu (www.edukatu.org.br), plataforma gratuita e aberta de aprendizagem sobre consumo consciente do Instituto Akatu, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Suzano.

A oficina foi realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (Campus Suzano), das 8h às 12h.

Durante o evento, os professores conheceram o Edukatu e seus recursos pedagógicos, além de vivenciar na prática algumas atividades do Percurso Turma que Recicla, que trabalha com um conjunto gamificado de desafios, com jogos, vídeos e infográficos, que podem ser realizados on-line e off-line e permitem a reflexão sobre o tema dos resíduos. Esse material estimula que estudantes criem ações e projetos para reduzir a quantidade de rejeitos gerados na escola e comunidade e, ainda, avancem na destinação adequada dos materiais recicláveis.

“Com a parceria, esperamos ampliar a discussão sobre os resíduos nas escolas e reforçar o conceito dos 4Rs, que significam Repensar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar tudo o que consumimos, de forma a promover mudanças definitivas de comportamento. Resíduo bom é o resíduo não gerado”, explica Denise Conselheiro, coordenadora do Edukatu.

Trabalhar nas escolas a questão da geração e descarte de resíduos é fundamental. Hoje, mais de 40% dos resíduos coletados seguem para lugares inadequados, o que pode contaminar o solo e a água. Além disso, já se estimou que esse descarte pode desperdiçar o equivalente a R$ 8 bilhões, por ano, de materiais que poderiam virar matéria-prima ou energia.

“A Secretaria Municipal de Educação de Suzano tem como prioridade minimizar os impactos no meio ambiente. Sendo assim, promove ações continuadas de incentivo à conscientização ambiental, buscando parcerias como esta com o Instituto Akatu. Colocar em discussão a reciclagem, com esse projeto, favorece o desenvolvimento de ações que estimulem o protagonismo infantil em nossas escolas, e também a atuação e intervenções na comunidade escolar em prol dessa temática”, afirma Nazih Youssef Franciss, Secretário Municipal de Educação de Suzano.

Desafio Turma que Recicla

Para estimular a utilização do Percurso, o Edukatu criou o Desafio Turma que Recicla, que convida professores e estudantes de todo o País para realizarem atividades pedagógicas com o objetivo de reduzir a quantidade de resíduos gerados na comunidade escolar e descartá-los de maneira adequada. Além de transformarem a realidade da escola, professores podem ganhar prêmios. Tanto as atividades quanto a inscrição podem ser feitas até o encerramento do desafio, previsto para 15 de outubro. Detalhes da campanha (Certificado de Autorização CAIXA nº 3-3509/2016) podem ser vistos no regulamento, disponível no link: www.bit.ly/regulamento-tqr.

Para ter acesso ao conteúdo do Edukatu, basta se cadastrar gratuitamente neste link: www.bit.ly/cadastro-edukatu

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

5 Comentários

2 comentários anteriores
Thumb_sq_default

Kelly

Adorei!!!!!

1
1
quase 7 anos

Thumb_sq_default

Ana

Foi muito importante a formação e certamente acrescentará em nosso trabalho

2
0
quase 7 anos

Thumb_sq_globo_edukatu_best

Moderador

Ficamos felizes por terem aproveitado o encontro, Ana!

1
0
quase 7 anos

Filtre por conteúdo

Post em destaque

O passo-a-passo do consumidor consciente

No Dia do Consumidor, comemorado em 15/03, o Akatu indica roteiro com 6 perguntas que orientam o consumo consciente no cotidiano

Arquivo

2012