O Desafio Redução CO2, promovido pelo Instituto Akatu e a Dow, chega em suas últimas semanas. Ele serve para estimular e engajar jovens brasileiros, estudantes de ensino técnico, a criarem projetos que contribuam para que o Brasil atinja a meta de reduzir suas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), colaborando com a desaceleração do aquecimento global. Até 2025, o Brasil assumiu um compromisso de reduzir sua emissão de gases de efeito estufa em 37% - o ano base é 2005.

Podem participar equipes formadas por professores e alunos (no mínimo 3 e no máximo 6) das escolas técnicas dos cursos de Meio Ambiente e Química das cidades de Salvador (BA), Campinas e São Paulo (SP). Os projetos inscritos pelo professor devem contribuir para reduzir as emissões de GEE nas mais diferentes temáticas, como água, energia, alimentos, resíduos e transportes e logística.

“Reduzir a velocidade do aquecimento global é algo que já não é fundamental apenas para as futuras gerações. Hoje, já estamos sofrendo com secas, processos de desertificação, aumento de temperatura, entre outras graves alterações no clima. Criamos este desafio para que nossos jovens se interessem ainda mais pelo tema e possam contribuir para diminuir a velocidade dessas mudanças. Quanto mais potencial de redução de CO2 e mais mobilização da comunidade o projeto tiver, mais chances tem de ganhar”, explica Denise Conselheiro, coordenadora de Educação do Instituto Akatu.

As inscrições começam em 08 de março e vão até 12 de junho, e devem ser feitas no site www.desafioco2.org.br, onde o interessado encontra todas as regras e informações sobre o desafio, além de notícias sobre consumo consciente, mudanças climáticas e combate às emissões de GEE. Ao todo, serão premiados os 3 melhores projetos, em especial aqueles que usam consumo consciente como ferramenta para isso. São mais de R$ 30 mil em prêmios para apoiar a execução dos projetos vencedores junto à Comunidade Escolar.

Redes de parcerias para potencializar práticas sustentáveis

A participação da Dow no Desafio Redução CO2 está alinhada às metas de sustentabilidade e à estratégia da Dow para a América Latina, assim como a Parceria Oficial de Carbono dos Jogos Rio 2016, por meio da qual a Dow assumiu o compromisso de mitigar 500 mil toneladas de CO² equivalentes (CO²eq) provenientes da organização dos Jogos Olímpicos (transmissão, alimentação, uniformes, decoração, sinalização, energia para os locais de competição, etc.) por meio de reduções verificadas.

“A Dow recentemente divulgou as Metas de Sustentabilidade para 2025, e um de nossos compromissos para a próxima década é a construção de redes e parcerias para potencializar as práticas sustentáveis em diferentes setores. Para que este objetivo ambiental seja atingido, é necessária a mobilização de todos. Isto nos permitirá dar visibilidade a boas ideias que proponham soluções a temas tão importantes quanto mudanças climáticas, conservação e disponibilização de água, bem-estar da população, e circularidade da economia”, comenta Júlio Natalense, líder de Sustentabilidade para a Dow na América Latina.

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

3 Comentários

Thumb_sq_default

João

Legal

4
3
quase 7 anos

Thumb_sq_snapchat-1710736527

Vivian

muito legal

3
3
quase 7 anos

Thumb_sq_fanfiction-minecraft-time-to-survive-5426702-060420161224

Stella

Legal

2
3
quase 7 anos

Filtre por conteúdo

Post em destaque

O passo-a-passo do consumidor consciente

No Dia do Consumidor, comemorado em 15/03, o Akatu indica roteiro com 6 perguntas que orientam o consumo consciente no cotidiano

Arquivo

2012