21
Ago/17

Para engajar e motivar alunos e professores que fazem parte da rede do Edukatu, a plataforma possui elementos e mecânicas típicos dos games. Você já percebeu que recebe uma medalha quando conclui algumas atividades específicas?

No Dia do Folclore, vale a pena reparar em algo que talvez você ainda não tivesse percebido: algumas das medalhas mais poderosas do Edukatu são personagens da mitologia indígena! Quando um professor ou aluno acumula os pontos necessários, pode receber a medalha Curupira, a Iara ou até mesmo a Jaci.

Se você estranhou o nome “Jaci”, não se preocupe. Alguns desses seres folclóricos são pouco conhecidos. Por isso, agora você tem a oportunidade de saber mais sobre eles e levá-los para a escola. Veja com quais medalhas e percursos esses seres mitológicos se relacionam:

Curupira: Figura tradicional, é lembrado pelos cabelos ruivos e os pés virados para trás – estratégia usada para despistar quem tente segui-lo. Diz a lenda que ele é um protetor da floresta. Mesmo sendo um anão, é forte e rápido. Travesso, atormenta quem destrói seu habitat. Quem conclui as atividades do Percurso Terra recebe essa medalha, porque aprende como utilizar melhor os recursos naturais.

Guaraci: Luz e vida são os principais elementos relacionados a ele. O personagem é a representação do sol e carrega o significado de ser o criador de todos seres. Por representar o ciclo da vida, é ligado ao Percurso Turma que Recicla, que utiliza essa mesma ideia para ensinar a importância de repensar, reduzir, reutilizar e recicla tudo o que consumimos.

Iara: Metade mulher, metade peixe. Também é chamada de Mãe d'Água e consideradA a protetora dos rios e mares. A sereia encanta pescadores, que ameaçam as águas, com sua beleza estonteante, longos cabelos e canto hipnotizante. Aqueles que caem em sua graça são atraídos para o fundo das águas, onde morrem afogados. Já os que conseguem escapar, são acometidos pela loucura. Sua medalha é a do Percurso Água, que traz conteúdos sobre a conservação deste recurso, vital para os seres humanos.

Jaci: Representa a Lua e seus aspectos característicos, como suavidade e encanto. Sua figura é a de uma mulher, considerada a rainha da noite, criada por Tupã e, posteriormente, transformada em sua esposa. Também relacionada aos lagos, é a medalha do Percurso SOS Água, cujas atividades ensinam como colocar em prática o consumo consciente dos recursos hídricos em casa e na escola.

Sumá: Com origem na mitologia tupi, é um personagem de conhecimento que teria ensinado sobre fogo, agricultura e a organização da sociedade para os índios antes da chegada dos portugueses. Quem conclui o Percurso Comer Dividir e Brincar e entende a importância da agricultura e da alimentação saudável, recebe essa medalha.

Tupã: Criador do raio, do trovão e dos relâmpagos. Por estar ligado a fenômenos naturais que demonstram tanta força, é considerado muito poderoso. Diferentemente dos raios de Tupã, a eletricidade é um recurso finito que deve ser utilizado sem desperdícios, por isso ele representa a medalha do Percurso Energia Todo Dia.

Yamandú: O mais importante e poderoso Deus da mitologia tupi-guarani, é a energia que existe além do próprio Universo. Por conta disso, não tem a forma de um homem. Considerado o criador da alma, dos demais seres mitológicos e da natureza, é como um protetor. Por isso, as atividades do Percurso Higiene da Palma da Mão, que falam da proteção da saúde por meio de cuidados de higiene, são representadas por essa medalha.

Além de abranger esses e outros personagens culturais, o folclore reúne diferentes histórias e práticas ligadas ao imaginário popular brasileiro. É por isso que algumas lendas são mais fortes em alguns locais do que outras, ou até mesmo sofrem pequenas variações em seus detalhes. Superstições, cantigas e lendas também costumam ser transmitidas entre gerações.

E na sua região, quais são os principais elementos folclóricos? Que tal os alunos da sua escola fazerem uma pesquisa com seus familiares e outras pessoas da comunidade, para descobrir as histórias que conhecem? Depois, vocês podem dividir os aprendizados em um divertido festival!

Publicado por Moderador edukatu

59 Comentários

56 comentários anteriores
Thumb_sq_default

Vinicius

sim

1
0
8 dias

Thumb_sq_default

Bianca

Legal

0
0
5 dias

Thumb_sq_default

Felipe

legal

0
0
aprox. 5 horas

Filtre por Conteudo!

Post em destaque

O passo-a-passo do consumidor consciente

No Dia do Consumidor, comemorado em 15/03, o Akatu indica roteiro com 6 perguntas que orientam o consumo consciente no cotidiano

Arquivo

2012