O Edukatu está em festa: no dia 11 de setembro completa quatro anos de funcionamento, levando a temática do consumo consciente para escolas de todo o Brasil. Ao todo, mais de 180 mil pessoas já foram impactadas, entre professores, alunos, familiares e demais integrantes da comunidade.

Higiene, cuidados com a água, geração e descarte de resíduos e alimentação saudável são alguns dos assuntos abordados nos conteúdos da plataforma de forma lúdica, interativa e divertida – tudo isso sem deixar de despertar o senso crítico de estudantes do Ensino Fundamental (entre 5 e 14 anos).

Uma das funções do Edukatu é disseminar conhecimentos e sensibilizar pessoas para que transformem o ambiente em que vivem, seja na escola ou em casa, estimulando que desenvolvam estilos de vida mais sustentáveis.

Denise Conselheiro, coordenadora do projeto, explica: “Quando uma criança é educada para agir de forma consciente, ela não só cresce com essas atitudes incorporadas como também influencia positivamente a própria família”. A quantidade de alunos inscritos na plataforma já superou a marca de 24 mil.

Os professores têm papel fundamental nesse processo, pois desenvolvem projetos de relevância com as crianças e atuam como facilitadores dos conteúdos, além de liderarem a mobilização da comunidade escolar, estimulando a reciclagem e economizando água, por exemplo. Até setembro de 2017, mais de sete mil professores já haviam se cadastrado. Para ser um agente de mudanças por meio do Edukatu, basta realizar um cadastro online e gratuito.

Os resultados positivos só foram possíveis com o apoio de ONGs e de empresas, como Braskem, HP, Elektro, Fundação Cargill, Sabesp e Unilever. Para a mobilização de professores, foi fundamental a articulação com Secretarias de Educação dos estados de São Paulo e Roraima e das cidades de Andradina, Diadema, Francisco Morato, Itanhaém, Limeira, Registro, Rio Claro, Santo André, Suzano, Tatuí e Votuporanga (SP); Belém (PA); Salvador (BA); Vila Velha (ES) e Três Lagoas (MS). Uma das parcerias mais recentes, com a Secretaria Municipal de Educação de São Bernardo do Campo, sensibilizou no final de agosto cerca de 450 professores, orientadores pedagógicos e gestores escolares.

Turma que Recicla

O Edukatu busca incentivar as escolas a trabalharem o conceito de Repensar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar tudo o que consumimos por meio do Desafio Turma que Recicla 2017. O objetivo é premiar os professores que alcançarem melhores resultados no desenvolvimento de projetos que abordem e resultem em melhorias na geração e no descarte de resíduos em suas escolas.

Para participar do desafio, o professor precisa estar inscrito na plataforma on-line e aceitar as condições no formulário disponível na atividade 0 (zero) do percurso "Turma que Recicla". Depois é só mobilizar o maior número de alunos e professores na realização das atividades do percurso até 15 de outubro. Mais informações sobre o desafio em: www.bit.ly/turma-que-recicla.

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

262 Comentários

259 comentários anteriores
Thumb_sq_default

Lucas

HELLO

3
1
mais de 6 anos

Thumb_sq_default

Cristopher

hi

1
0
mais de 6 anos

Thumb_sq_default

Michely

HI FRIENDS AND BESTS

1
0
mais de 6 anos

Filtre por conteúdo

Post em destaque

O passo-a-passo do consumidor consciente

No Dia do Consumidor, comemorado em 15/03, o Akatu indica roteiro com 6 perguntas que orientam o consumo consciente no cotidiano

Arquivo

2012