Todo mundo merece enxergar o melhor de si mesmo para desenvolver ao máximo seu potencial. Para que isso aconteça, a autoestima é um fator essencial. A confiança sobre a própria aparência pode influenciar aspectos importantes do dia a dia, como a saúde, as amizades e o desempenho escolar das crianças e adolescentes.
Os professores são capazes de exercer um papel relevante para combater a influência negativa dos padrões de beleza incentivados pela mídia profissional e pelas redes sociais. Iniciar essa conversa com os alunos pode ajudá-los a melhorar sua percepção corporal individual, incentivando o amor próprio e o respeito às diferenças.
Para isso, o Edukatu indica a utilização das ferramentas criadas pelo Projeto Dove pela Autoestima, elaboradas com a ajuda de especialistas de psicologia, saúde e mídia para aplicação com crianças e adolescentes em diferentes ambientes. Quinzenalmente, novos kits destes materiais serão publicados no Edukatu para divulgar o tema e facilitar o acesso de todos os interessados.
Veja o primeiro aqui: Eu, confiante: Workshops nas escolas para desenvolver a autoconfiança corporal (sessão única).
Que tal se programar e abrir um espaço para começar a dialogar com seus alunos sobre isso? Não se esqueça de depois contar para a gente como foi!