A V CNIJMA - Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente ocorre no 1º semestre de 2018 e abordará o tema “Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas”, em consonância com a Lei das Águas, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS e o 8º Fórum Mundial da Água.

O principal objetivo da V CNIJMA é contribuir com o processo pedagógico e participativo, reunindo estudantes, professores e comunidade escolar para pesquisar, mapear, dialogar, refletir e propor ações de intervenção sobre as questões socioambientais a partir do seu território, contextualizando a dimensão social e política da questão da água, percebendo as suas múltiplas dimensões, além de incluir e fortalecer a temática no Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola.


Crédito: Divulgação

A Conferência na Escola é o momento mais rico do processo, em que os estudantes irão definir um projeto de ação em prol de uma Escola que cuida das águas. Por isso será importante a participação de todos os segmentos da escola: equipe gestora, professores, funcionários, estudantes, com apoio do Grêmio Estudantil e, se possível, representantes da comunidade para elaborar de maneira participativa, democrática e colaborativa um projeto de ação relacionado à temática Água como bem comum e um recurso finito, a partir da gestão, do currículo, espaço físico e comunidade.

Para apoiar as equipes pedagógicas das redes de ensino e das escolas do estado de São Paulo, a Comissão Organizadora Estadual (COE-SP) indica os seguintes materiais de apoio:

Regulamento Estadual da V CNIJMA – Estado de São Paulo
Manual Orientador “Metodologia de Construção Colaborativa de Projetos”

A Conferência é voltada para as escolas públicas e privadas, urbanas e rurais, de todas as redes, assim como escolas de comunidades indígenas, quilombolas e de assentamento rural, que dispõem de pelo menos uma turma do Ensino Fundamental - Anos Finais.

A V CNIJMA acontece em quatro momentos:

Conferência nas Escolas: envolve toda a comunidade escolar sem restrição de faixa etária e série. No entanto, os delegados e seus suplentes escolhidos deverão estar cursando o ensino fundamental, anos finais, e ter entre 11 e 14 anos no período da etapa final da V CNIJMA.

Conferência Municipal/Regional: trata-se de uma etapa opcional que aprofundará o tema a partir da perspectiva local e regional.

Conferência Estadual: aprofundará os estudos e diálogos sobre a temática propiciando um espaço de intercâmbio e troca de conhecimentos. Nessa etapa, será realizada a escolha da delegação e de um projeto de ação para representar o Estado na Conferência Nacional.

Conferência Nacional: um encontro que reunirá os delegados e delegadas de todos os Estados, que já debateram o tema água em suas escolas. Nessa etapa, os estudantes aprofundarão o tema, socializarão os projetos, participarão de oficinas e de atividades culturais.

Mais informações sobre a V CNIJMA no Estado de São Paulo, podem ser consultadas por meio dos seguintes contatos:

Comissão Organizadora Estadual (COE-SP):

E-mail: vconferenciainfanto.sp@gmail.com
Blog: https://vconferenciainfantosp.wordpress.com
Facebook: https://www.facebook.com/vconferenciainfanto.sp

Matéria adaptada de Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

14 Comentários

11 comentários anteriores
Thumb_sq_default

Lucas

Oi oi

4
1
aprox. 6 anos

Thumb_sq_default

Anna

oi

4
1
aprox. 6 anos

Thumb_sq_fanfiction-minecraft-time-to-survive-5426702-060420161224

Stella

Muito criativo

5
3
aprox. 6 anos

Filtre por conteúdo

Post em destaque

O passo-a-passo do consumidor consciente

No Dia do Consumidor, comemorado em 15/03, o Akatu indica roteiro com 6 perguntas que orientam o consumo consciente no cotidiano

Arquivo

2012