Por Instituto Akatu

A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo criou o prêmio Educação Além do Prato, com objetivo de melhorar os hábitos alimentares dos alunos.

Para concorrer ao prêmio Educação Além do Prato, as escolas devem elaborar um projeto que consiste em duas partes: mobilização e receita culinária. Na primeira parte, da mobilização, será preciso engajar os merendeiros e a comunidade educativa em torno do tema da alimentação, conforme o regulamento. Na segunda parte, será preciso preparar uma receita culinária, segundo critérios e regras do concurso. Os projetos deverão ser desenvolvidos de maio a setembro. Veja o vídeo do prêmio Educação Além do Prato.

As 20 melhores receitas de cada uma das 13 diretorias regionais de educação (260, no total) serão semifinalistas. Na fase final, vão concorrer 26 escolas, após seleção das duas melhores receitas de cada região.

Seis receitas vão levar o prêmio. Do primeiro ao terceiro lugar de cada categoria, a escola irá ganhar um projeto de renovação de um espaço relacionado a alimentação e saúde, a ser definido pela comissão participante. Os representantes dos projeto vencedores nas escolas (merendeiro e mobilizador) serão premiados também. Os primeiros lugares vão ganhar uma viagem de intercâmbio para um país do continente africano, com passagens, traslado, hospedagem e alimentação inclusos, com data e local a ser definido pelo Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (PMA) das Nações Unidas. Os segundos lugares receberão uma viagem de intercâmbio para um estado brasileiro.

Os representantes das escolas que ficarem em terceiro lugar vão ganhar um workshop de vivência gastronômica e jantar degustação no restaurante Tordesilhas, em São Paulo.

O prêmio conta com o apoio de parceiros institucionais e da sociedade civil, como o Edukatu, que vai fornecer conteúdos base para mobilização de alunos, professores e merendeiras.


0 Comentários

Filtre por conteúdo

Post em destaque

O passo-a-passo do consumidor consciente

No Dia do Consumidor, comemorado em 15/03, o Akatu indica roteiro com 6 perguntas que orientam o consumo consciente no cotidiano

Arquivo

2012