Em 1993 quatro cabeças resolveram colocar um projeto em prática. E quando animador ainda era aquela pessoa que brinca com as crianças em festas infantis, estreava o Anima Mundi, Festival Internacional de Animação do Brasil. Começou no Rio, cinco anos depois chegou a São Paulo e graças ao Circuito Anima Mundi, o festival foi também a cidades como Belo Horizonte, Curitiba e Brasília. Hoje, 22 anos depois, o Anima Mundi é o segundo maior festival de animação das Américas, segundo maior do mundo. Este ano a festa continua em sua 22ª edição, no Rio e em São Paulo, do fim de julho até meados de agosto. Clique aqui para ver a programação completa.
crédito: Eelke Dekker | Flickr.com
E a dica do Edukatu é o Anima Escola, projeto criado pela equipe do festival, que oferece cursos e oficinas a alunos e professores, para que possam produzir em sala de aula os seus próprios filmes de animação.
De forma lúdica, a metodologia desenvolvida para a produção de filmes animados estimula o desenvolvimento de diversas habilidades e competências fundamentais para o desenvolvimento de crianças e de jovens: criatividade, planejamento, síntese, abstração, concentração e comunicação.
O projeto parte da seguinte opinião: a linguagem da animação deve estar presente na escola como fonte de conhecimento e não apenas como um recurso didático, possibilitando a professores e alunos novas formas de expressão e conhecimentos que os ajudem a viver na sociedade contemporânea, fortemente marcada pela presença do audiovisual.