freepik | br.freepik.com

Adaptado de: Porvir

Ao avaliar a aprendizagem, uma das dificuldades que os professores enfrentam aparece quando os alunos criam um produto para um projeto. Nesta situação, eles têm a chance de compartilhar seu trabalho e isso traz vários benefícios: saber como seus colegas interpretaram o conteúdo ou as perguntas do projeto de maneira diferente e refletir sobre seu próprio aprendizado, o que ajuda a melhorar o desenvolvimento de projetos futuros.

Compartilhar os trabalhos dos alunos de maneira mais ampla, com o restante da escola ou com as famílias, por exemplo, também traz benefícios.

Então, como colocamos o trabalho dos alunos diante do maior número de olhos possível para aumentar o impacto de suas ideias? Uma das melhores maneiras para fazer isso é estimular que os alunos criem portfólios digitais, que os ajudam a acompanhar seu crescimento pessoal e compartilhar seu trabalho.

Privacidade do estudante

Antes de criar portfólios digitais com os alunos, o professor deve levar em conta questões de privacidade e ter ciência das políticas da rede de ensino e da escola em relação ao compartilhamento da produção com terceiros.

Compartilhar o trabalho do aluno é algo poderoso, mas também é vital que os alunos e suas famílias concordem com esse compartilhamento, o que inclui postar o trabalho do aluno em plataformas de terceiros – nas quais os alunos devem se registrar fora dos sistemas internos da escola. Você também pode verificar com sua escola e rede de ensino se o aplicativo ou site que você deseja usar é aprovado para uso em sala de aula.

Ferramentas digitais de portfólio

Os portfólios podem atender a diferentes propósitos, que determinam seu conteúdo e como são compartilhados. Para portfólios que serão apresentados ao público, os alunos geralmente criam produtos refinados, eles podem ser uma ferramenta para que os alunos e alunas celebrem seu trabalho com a família, amigos, colegas de escola ou rede. Não importa como eles sejam usados, os portfólios ajudam a criar confiança e entusiasmo em relação ao aprendizado dos alunos.

Às vezes, no entanto, os portfólios são mais restritos e servem para compartilhamento apenas com o professor e a família do aluno. Nesses casos, rascunhos do trabalho do aluno podem ser incluídos para mostrar a evolução da aprendizagem. Se os alunos puderem criar um portfólio que se estende por vários anos, vai ser possível perceber o crescimento ao longo do tempo. Esses portfólios são uma ótima janela que permitem ver o que os alunos estão aprendendo, mostrando o que entendem e o que estão enfrentando dificuldade, de modo que o professor possa fazer intervenções adequadas. As famílias podem ver o progresso de seus filhos em tempo real e comemorar sucessos ou fornecer apoio em casa nos momentos mais difíceis. Os portfólios também ajudam os alunos a refletir sobre seu progresso e estabelecer conexões com seu próprio processo de aprendizado. Partes do portfólio interno podem ser compartilhadas mais amplamente em um portfólio público.

Quando você estiver pronto para oferecer aos alunos a oportunidade de refletir e compartilhar seu trabalho. existem várias ferramentas que você pode usar.

Para compartilhar dentro da sala de aula

Os alunos podem usar o Apresentações Google para criar um portfólio digital que mostre seu progresso em um projeto, publicando seu trabalho e suas reflexões. Você pode começar do zero ou criar um modelo. Os alunos têm a oportunidade de compartilhar o portfólio diretamente com você, incorporá-lo a uma postagem de blog ou publicá-lo em uma pasta do Google Drive compartilhada com a turma.

Em vez disso, você pode usar o Google Classroom para criar portfólios: um aluno consegue adicionar ao portfólio documentos que podem ser vistos tanto por você quanto por ele ao longo do ano.

Benefícios de portfólios digitais

Portfólios digitais – como repositórios de evidências de aprendizado e crescimento – podem ser usados de várias maneiras. Eles são úteis para o professor planejar as aulas e avaliar a aprendizagem, bem como comunicar o progresso dos alunos às famílias e estimular conversas em casa.

Eles também podem ser úteis na criação de uma cultura de aprendizado na sala de aula, na qual os alunos procuram seus colegas para tirar dúvidas e ter uma melhor compreensão. E também são uma ferramenta útil para que os alunos reflitam sobre seu próprio crescimento pessoal ao longo do ano.

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

0 Comentários

Filtre por conteúdo

Post em destaque

O passo-a-passo do consumidor consciente

No Dia do Consumidor, comemorado em 15/03, o Akatu indica roteiro com 6 perguntas que orientam o consumo consciente no cotidiano

Arquivo

2012