Crédito: Maiara Barbosa | Instituto Akatu

De onde vem a energia? Por que ela é tão importante? Como podemos reduzir seu desperdício no dia a dia? Essas foram algumas das descobertas feitas pelos alunos e alunas do Ensino Fundamental I da rede municipal de São Bernardo do Campo (SP) em 2019, durante o desenvolvimento do projeto Energia nas Escolas!

Realizado em parceria com a Secretaria de Educação do município e com o apoio da BASF, por meio do Edital Conectar para Transformar, a iniciativa envolveu 32 escolas e mobilizou mais de 2.600 alunos e 300 professores.

Ao longo de 2019, as escolas participantes desenvolveram as atividades do Percurso Energia Todo Dia e aprenderam um pouco mais sobre as diferentes fontes de energia, práticas de consumo consciente e eficiência energética.

Além das atividades realizadas na plataforma, os participantes também organizaram mostras e feiras de ciências para apresentar os trabalhos desenvolvidos para toda a comunidade escolar, ampliando o alcance das ações para mais de 14 mil pessoas!


Na EMEB Professora Maria Therezinha Besana, por exemplo, as turmas realizaram uma exposição para toda a escola, com experimentos divertidos sobre a condução de energia elétrica no corpo, além de maquetes que exemplificam a geração de energia elétrica a partir dos modelos eólico, solar e hidrelétrico. Combinados, esses modelos formam o sistema de fornecimento de energia do chamado “Bairro dos Sonhos”.

"Os alunos perceberam que a utilização dos recursos naturais, como energia e água, está presente em tudo no nosso dia a dia. O bacana foi que a gente conseguiu mobilizar outras turmas, os pais e a comunidade escolar. Foi motivador para os alunos”, conta a professora Renata Marques. Outra professora que desenvolveu o projeto na mesma escola foi Telma Aparecida Souza, que destacou que “um dos objetivos do projeto foi passar para os alunos que o que se aprende na escola pode ser replicado em casa, para que todos tenham um estilo de vida mais sustentável”.

“A abordagem do Energia nas Escolas tem como foco a construção de valores e a adoção de hábitos que reduzam o desperdício e o uso inadequado de energia por alunos, professores e comunidade escolar. Queremos desenvolver um olhar mais abrangente para a questão, para que cada pessoa reconheça os impactos do seu consumo e quais medidas pode colocar em prática no dia a dia para melhorar o uso da energia”, diz Fernando Martins, do Instituto Akatu.

Gostou da iniciativa? Conheça também o Percurso Energia Todo Dia e mobilize a sua escola! :)

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

0 Comentários

Filtre por conteúdo

Post em destaque

O passo-a-passo do consumidor consciente

No Dia do Consumidor, comemorado em 15/03, o Akatu indica roteiro com 6 perguntas que orientam o consumo consciente no cotidiano

Arquivo

2012