freepik.com | vectorpocket

Por: Portal Aprendiz

Os diversos impactos ambientais, sociais e econômicos das mudanças climáticas continuarão aumentando se nada for feito para mitigar as emissões de carbono.

É a partir deste alerta que o Google lança, em parceria com a aliança internacional Global Covenant of Mayors for Climate & Energy, a ferramenta Environmental Insights Explorer, que calcula a pegada de carbono, isto é, o teor das emissões de carbono das cidades do mundo.

Como funciona a calculadora de pegada de carbono

Para realizar o cálculo da pegada de carbono, a ferramenta utiliza os dados já mapeados pelo Google Maps, dando ênfase às informações ambientais específicas de cada município.

Nesta equação, o Environmental Insights Explorer considera os seguintes aspectos: transportes, construções (casas e edifícios), além do potencial para produção de energia solar a partir dos telhados. No caso do transporte, por exemplo, é possível simular o quanto o inventário de gases do efeito estufa diminuiria com uma nova linha de metrô. Todas as informações são acompanhadas de imagens de satélite e gráficos.

A intenção é que a calculadora de pegada de carbono, aliada a outras tecnologias, incentive ações, pesquisas e investimentos para a redução das taxas do gás na atmosfera, além do planejamento de cidades mais sustentáveis.

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

6 Comentários

3 comentários anteriores
Thumb_sq_img_0914

Marilene

Verdade...salientando que esses gases são emitidos na atmosfera durante o ciclo de vida de um produto, de processo ou de serviço.

3
0
quase 4 anos

Thumb_sq_default

Majore

Verdade

2
0
mais de 3 anos

Thumb_sq_default

Florisbela

Lembrando que o dióxido de carbono é um composto químico gasoso, sendo um dos gases que pode desequilibrar o efeito estufa.

1
0
mais de 3 anos

Filtre por conteúdo

Post em destaque

O passo-a-passo do consumidor consciente

No Dia do Consumidor, comemorado em 15/03, o Akatu indica roteiro com 6 perguntas que orientam o consumo consciente no cotidiano

Arquivo

2012