Por Instituto Akatu

Água é vida. Você já deve ter visto ou ouvido essa expressão por aí. Mas será que já se perguntou como simples ações diárias podem ajudar a economizar esse bem natural finito e tão precioso? No Dia Mundial da Água, 22 de março — e em todos os outros dias do ano — convidamos você a refletir e contribuir para um consumo mais consciente de água. Porque um minutinho economiza de montão!

Não se engane: apesar do planeta ser coberto por 2/3 de água, a maioria absoluta, ou 97,5%, é de mares e oceanos. Isso significa que apenas 2,5% da água na Terra é doce, e mais da metade disso sequer está disponível para o uso imediato, pois concentra-se em geleiras ou subsolos congelados. Para se ter uma ideia, se toda a água da Terra coubesse em uma garrafa PET de 2 litros, somente 3 das mais de 42 mil gotas estariam disponíveis para o nosso consumo.

Além de a água ser um recurso natural limitado, fatores como o consumo inadequado, o desperdício e a poluição de fontes e mananciais representam um risco para a manutenção da vida no planeta. Por isso, um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 é justamente Água Potável e Saneamento (ODS 6), cuja meta é assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável da água e saneamento para todos.

E fazer a nossa parte para ajudar a alcançar esse objetivo pode ser simples. O consumo médio de água de um brasileiro é de 154,1 litros por dia, acima dos 50 a 100 litros recomendados pela OMS. Ainda assim, mais de 35 milhões de brasileiros não têm acesso à água tratada. Então, se cada um de nós fizer um uso mais consciente para evitar desperdícios e economizar água, contribuímos para conservar esse bem tão valioso. Você pode começar poupando 1 minuto da torneira ou do chuveiro abertos em atividades diárias. Confira:

— 1 minuto a menos no uso de água ao escovar os dentes: em 10 anos, você terá economizado água suficiente para uma família (4 pessoas) também escovar os dentes ao longo de 10 meses (25.920 litros) — considerando 3 escovações/dia!
— 1 minuto a menos no uso de água ao lavar a louça do dia: em 10 anos, você terá poupado água suficiente para mais de 500 ciclos completos da máquina de lavar roupas (49.680 litros)!
— 1 minuto a menos no uso de água no banho diário: em 10 anos, você terá economizado água suficiente para uma família (4 pessoas) tomar seu banho diário por 6 meses (21.960 litros)!
— 1 minuto a menos no uso de água ao lavar as mãos 5 vezes em um dia (é só fechar a torneira por 20 segundos ao ensaboá-las): em 10 anos, você terá poupado água suficiente para suprir o consumo diário de uma outra pessoa por mais de 7 meses (34.560 litros)!
— 1 minuto a menos no uso de água ao se barbear: em 10 anos, você terá economizado água suficiente para outras 2 pessoas se barbearem ao longo de 5 anos (19.440 litros) — considerando a frequência de se fazer a barba a cada 2 dias!

Vamos juntos reduzir um minutinho?

Confira o Percurso Água e o Percurso SOS Água e trabalhe esse tema com as suas turmas!

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

4 Comentários

1 comentário anterior
Thumb_sq_globo_edukatu_best

Moderador

Oi, Gevania! Que legal, depois compartilha aqui com a gente o resultado da atividade! :)

0
0
quase 3 anos

Thumb_sq_default

ELIS

Texto maravilhoso!

1
0
quase 3 anos

Thumb_sq_default

Juliana

Muito bom! Usarei em aulas

1
0
quase 3 anos

Filtre por conteúdo

Post em destaque

O passo-a-passo do consumidor consciente

No Dia do Consumidor, comemorado em 15/03, o Akatu indica roteiro com 6 perguntas que orientam o consumo consciente no cotidiano

Arquivo

2012