Por: Porvir

Neste momento em que estar em casa afetou completamente a maneira como as aulas são organizadas, a inserção de filmes para discutir diferentes assuntos tende a estar cada vez mais presentes nas dinâmicas de aulas. Quem já passou por todo o catálogo das já conhecidas plataformas, agora pode optar por um novo serviço gratuito de streaming com filmes selecionados para o professor adotar em programas educacionais. Trata-se do Ecofalante Play.

Crédito: Freepik | Freepik

Com curadoria da Mostra Ecofalante de Cinema, os 130 filmes disponíveis abordam questões como mudança climática, questões socioambientais, saúde, trabalho, entre outras.

A plataforma surgiu neste contexto de pandemia e como um reflexo desse aumento de demanda. Para usar a ferramenta é necessário que o educador faça um cadastro na própria Ecofalante Play vinculando a instituição de ensino onde atua. Assim é possível ter acesso ao catálogo e agendar sessões.

Entre os filmes disponíveis estão “Obrigado, Chuva”, de Julia Dahr, que acompanha a história do agricultor Kisilu e como ele usou sua câmera para registrar os impactos das mudanças climáticas na vida de sua família e de sua comunidade. O catálogo também traz o “A Era das Consequências”, documentário que mostra os impactos das mudanças climáticas em conflitos ao redor do mundo, pela ótica da Segurança Nacional norte-americana.


Alguns dos títulos também abordam povos tradicionais, como é o caso do “Amazônia Sociedade Anônima”, de Estevão Ciavatta que aponta como o cacique Juarez Saw Munduruku e índios ribeirinhos enfrentaram máfias no combate ao roubo de terras e desmatamento ilegal.

O projeto está vinculado ao Ecofalante Universidades que visa trazer ao ambiente educacional filmes de teor socioambiental e promover reflexões e debate sobre a realidade brasileira.

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

4 Comentários

Thumb_sq_default

ELIS

Já realizei meu cadastro. Obrigada

1
0
quase 3 anos

Thumb_sq_globo_edukatu_best

Moderador

Seja bem-vinda, Elis! Se precisar de ajuda, pode me procurar!

0
0
quase 3 anos

Thumb_sq_20210713_173047

Tyrone

recomendo este filme no netflix Seremos História? (2016)

1
0
mais de 2 anos

Thumb_sq_globo_edukatu_best

Moderador

Boa indicação, Tyrone!! Obrigada por compartilhar :)

0
0
mais de 2 anos

Filtre por conteúdo

Post em destaque

O passo-a-passo do consumidor consciente

No Dia do Consumidor, comemorado em 15/03, o Akatu indica roteiro com 6 perguntas que orientam o consumo consciente no cotidiano

Arquivo

2012