O Edukatu ficará temporariamente fora do ar nos dias 27 e 28 de julho de 2019, para a realização de melhorias tecnológicas. O acesso à plataforma voltará ao normal no dia 29 de julho. Em caso de dúvidas, estamos à disposição no e-mail edukatu@akatu.org.br. Contamos com sua compreensão e esperamos vê-lo novamente em breve. Abraços!
Neste momento em que estar em casa afetou completamente a maneira como as aulas são organizadas, a inserção de filmes para discutir diferentes assuntos tende a estar cada vez mais presentes nas dinâmicas de aulas. Quem já passou por todo o catálogo das já conhecidas plataformas, agora pode optar por um novo serviço gratuito de streaming com filmes selecionados para o professor adotar em programas educacionais. Trata-se do Ecofalante Play.
Crédito: Freepik | Freepik
Com curadoria da Mostra Ecofalante de Cinema, os 130 filmes disponíveis abordam questões como mudança climática, questões socioambientais, saúde, trabalho, entre outras.
A plataforma surgiu neste contexto de pandemia e como um reflexo desse aumento de demanda. Para usar a ferramenta é necessário que o educador faça um cadastro na própria Ecofalante Play vinculando a instituição de ensino onde atua. Assim é possível ter acesso ao catálogo e agendar sessões.
Entre os filmes disponíveis estão “Obrigado, Chuva”, de Julia Dahr, que acompanha a história do agricultor Kisilu e como ele usou sua câmera para registrar os impactos das mudanças climáticas na vida de sua família e de sua comunidade. O catálogo também traz o “A Era das Consequências”, documentário que mostra os impactos das mudanças climáticas em conflitos ao redor do mundo, pela ótica da Segurança Nacional norte-americana.
Alguns dos títulos também abordam povos tradicionais, como é o caso do “Amazônia Sociedade Anônima”, de Estevão Ciavatta que aponta como o cacique Juarez Saw Munduruku e índios ribeirinhos enfrentaram máfias no combate ao roubo de terras e desmatamento ilegal.
O projeto está vinculado ao Ecofalante Universidades que visa trazer ao ambiente educacional filmes de teor socioambiental e promover reflexões e debate sobre a realidade brasileira.