O momento atual apresenta cada vez mais a necessidade do consumo consciente, principalmente, no que diz respeito à energia. O território brasileiro tem enfrentado uma crise hídrica e energética, agravada pelo menor nível de chuvas e pela consequente baixa vazão dos reservatórios de água para a geração hidrelétrica, nossa maior fonte de energia.

Entretanto, fazer o uso consciente de energia elétrica deve ir além de um cenário de crise, precisamos repensar os nossos comportamentos e adotar hábitos mais conscientes e sustentáveis diariamente.

Para te ajudar, separamos para você algumas dicas de conteúdos sobre Energia para explorar e conhecer:

1) Curso para repensar a Energia e a Sustentabilidade (Nova Escola): A Trilha Tutorada é um processo de aprendizagem com o objetivo de apoiar professores dos anos finais do Ensino Fundamental na construção de um Projeto Interdisciplinar. O Tutor será um grande parceiro nessa jornada, revisando os planejamentos, enviando devolutivas individuais e apoiando o professor em toda sua Trilha. Essa é uma iniciativa gratuita, e as inscrições já estão abertas! Para mais informações acesse aqui.

2) Plano de aula “Energia para viver bem!” (Edukatu): No Edukatu, a atividade traz sugestões de como trabalhar em sala de aula os temas energia, fontes renováveis e não renováveis, geração de energia elétrica, consumo consciente e sustentabilidade. Para saber mais, clique aqui.

3) Percurso Energia Todo Dia (Edukatu): Você sabia que a energia que usamos todos os dias também é gerada a partir de recursos naturais, muitas vezes não renováveis? E que é preciso consumi-la com mais consciência para ter uma vida mais sustentável? Para descobrir como fazer isso, conheça nosso percurso aqui.

4) Série Barrinhas (Canal Futura): É uma animação em stop motion com massa de modelar que dá dicas úteis sobre consumo consciente de energia, segurança e responsabilidade socioambiental. Confira aqui.

5) Infográfico “Energia elétrica é fundamental para o bem-estar de todos” (Edukatu): O infográfico fala em consumo de energia elétrica significa repensar as ações mais normais do cotidiano e verificar possibilidades de mudança inclusive dentro de casa.

6) Seja Mais Consciente (Akatu e Eletropaulo): Série de oito vídeos com linguagem simples e acessível para mobilizar a população para a adoção de práticas de uso consciente de energia elétrica. Assita aos vídeos nesse link aqui.

Você tem algum projeto que envolve Energia? Conta pra gente no Blog da Rede. Assim, você também inspira outros(as) educadores e educadoras! :)

06/10/2021

Publicado por Moderador edukatu
das Equipes Conhecendo o Edukatu

2 Comentários

Thumb_sq_default

DEROCI

Utilizar energia limpa.

1
0
mais de 2 anos

Thumb_sq_a2f11679-d621-4d68-bb18-d58871695f48

Daniela

Recebi, relatos de alunos que andam pela casa apanhando as luzes, para economizar

0
0
mais de 2 anos

Filtre por conteúdo

Post em destaque

O passo-a-passo do consumidor consciente

No Dia do Consumidor, comemorado em 15/03, o Akatu indica roteiro com 6 perguntas que orientam o consumo consciente no cotidiano

Arquivo

2012