Por Instituto Akatu

Certamente você já sabe que a humanidade está consumindo 50% a mais em recursos naturais renováveis – água, ar, terra agricultável e absorção de resíduos – do que o planeta é capaz de regenerar. E com certeza já se perguntou o que pode fazer a esse respeito. O ato do consumo tem um papel transformador da realidade em que vivemos. Se você e seus amigos se conscientizarem de que suas escolhas cotidianas de consumo – na compra, no uso e no descarte de produtos ou serviços – podem contribuir para criar uma sociedade mais acolhedora e mais saudável, e se fizerem essas escolhas buscando os melhores impactos possíveis, darão uma contribuição para vivermos com respeito à natureza, com boas condições de trabalho, com comunidades bem cuidadas, com relações mais justas entre as pessoas, desde que hajam produtos e serviços projetados e produzidos de modo a respeitar os limites planetários e atender às necessidades sociais.

Para construir essa sociedade do bem-estar – que proporcione o suficiente para todos, para sempre – o Instituto Akatu aponta os 10 caminhos para a Produção e o Consumo Conscientes neste mês, quando se comemora o Dia do Consumo Consciente em 15 de outubro. Ao conhecê-los e valorizá-los, seja ao fazer suas compras no supermercado ou no modo de operar o seu negócio, você pode contribuir desde já para a construção de uma sociedade mais sustentável.

10 Caminhos para a Produção e o Consumo Conscientes
Você contribui para estilos mais sustentáveis de vida ao fazer escolhas diárias que valorizem:

  1. O durável mais que o descartável
  2. A produção local mais que a global
  3. O compartilhado mais do que o individual
  4. O aproveitamento integral e não o desperdício
  5. O saudável nos produtos e na forma de viver e não o prejudicial
  6. O virtual mais que o material
  7. A suficiência e não o excesso
  8. A experiência e a emoção mais do que o tangível
  9. A cooperação para a sustentabilidade* mais do que a competição*
  10. A publicidade não voltada a provocar o consumismo
Publicado por Luciana Vilas Boas
das Equipes 100% do alimento

0 Comentários

Filtre por conteúdo

Post em destaque

O passo-a-passo do consumidor consciente

No Dia do Consumidor, comemorado em 15/03, o Akatu indica roteiro com 6 perguntas que orientam o consumo consciente no cotidiano

Arquivo

2012