Conhecer mais sobre o plástico, os seus usos e descarte é essencial para hábitos mais conscientes, pensando na sustentabilidade da vida no planeta. Por isso, a dica de hoje fica em nossa seção “Como era, como ficou, como será”, dentro da seção Na Mochila, onde você encontrará materiais, textos e curiosidades sobre esse tipo de resíduo.
Por lá, é possível aprender também sobre como surgiu o plástico e a importância da reciclagem. Vamos refletir: uma embalagem plástica pode levar até 450 anos para se decompor. Por isso, pense várias vezes antes de descartar uma garrafinha em locais inadequados. Em 2018, geramos um total de 3,4 milhões de toneladas de resíduos plásticos pós-consumo no Brasil. E somente 22,1% foram reciclados.
Lembre-se:
– Use sacolas retornáveis em vez de sacolas plásticas ao fazer as compras;
– Na hora de pedir comida via delivery, escreva nas observações quando não precisar de itens como talheres, pratinhos e temperos;
– Evite plásticos de uso único, como cotonetes, canudos e talheres. Dê preferência a itens reutilizáveis e recicláveis;
– Separe todos os plásticos para a coleta seletiva;
– Lembre-se: a cor da lixeira que recebe plásticos é vermelha!
Para acessar “Como era, como ficou, como será” e aprender mais sobre a temática, clique aqui.
+++ PERCURSO DO PLÁSTICO AO PLÁSTICO
Se você ainda não conhece o nosso percurso Do Plástico ao Plástico, #ficaadica! O percurso reúne infográficos, animações, vídeos e uma série de atividades pedagógicas que trazem um novo olhar sobre o plástico, apresentando os impactos da produção, consumo e descarte desse material, além de informações que permitem escolhas mais conscientes e sustentáveis. Tudo isso de forma lúdica e divertida.
Você pode conferir, acessando aqui.